Caso você tenha um curativo com gases ou micropore e eles ficarem muito molhados, é melhor retirá-los no banho e refazer o curativo após o banho. Caso tenha curativos com enfaixamento estes não devem ser molhados.
Pode-se ficar com o micropore de 7 a 14 dias. Cada cirurgião tem uma preferência para curativo. O princípio do bom curativo é aquele que mantém um nível de umidade ideal na ferida além de absorver o excesso de secreção.
Posso molhar o curativo? Depende do tipo de curativo. Geralmente é aconselhável que o curativo seja protegido durante o banho, evitando a contaminação do ferimento. Em feridas agudas (de fácil resolução, como cortes e escoriações simples) geralmente não há problema em molhar o curativo.
Os curativos protetores e imobilizadores com fita microporosa devem ser utilizados o mais precocemente possível, e pelo período mínimo de 1 a 3 meses, ou mais, conforme orientação médica.
Clube da Plástica: Posso molhar minha cicatriz no pós-operatório?
Como proteger o curativo no banho?
O tradicional é envolver o curativo com plástico filme, depois enrolar uma toalha, e então colocar sacolas plásticas e fechar com fita adesiva. Um processo trabalhoso e que pode ser falho, pois as sacolas de mercado tendem a serem pouco resistentes e a fita adesiva pode machucar a pele no momento de retirar.
Após a cirurgia é realizado um curativo externo com micropore e uma placa (tala) que permanecerá por sete dias. Esse curativo não pode ser molhado e a limpeza do local pode ser feita com toalha ou lenço umedecido.
O ideal é, antes do banho, proteger a região lesionada com material impermeável, como plástico filme. Feridas de pele deve ser lavadas com soro fisiológico ou soluções específicas para limpeza de lesões.
É perfeita para a fixação de curativos, gazes, cateteres, sondas e curativos de drenos. Cuidamos e protegemos cada centímetro da sua pele! Sem deixar resíduos ou irritações na pele – por sua fácil remoção, ela é ótima para mudanças frequentes dos curativos ou gazes, sendo ideal para peles sensíveis.
Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
· Remova delicadamente a fita de micropore, começando por uma de suas extremidades. Se houver dificuldade para remover o micropore, molhe a fita com água ou soro fisiológico. Se permanecer difícil de sair, aplique óleo Johnson. · Remova delicadamente a gaze.
Se o curativo estiver preso na pele, pode ser necessário mergulhar a área em água morna para soltar o adesivo antes de removê-lo. Além disso, é importante remover o curativo com cuidado e lentamente, puxando-o suavemente na direção oposta à ferida.
Permite que a pele respire, evitando infecções por umidade. Ideal para peles sensíveis, pois geram mínima remoção de pelos. Remoção suave sem dor. Pode ser aplicado diretamente na pele, sem a necessidade de gaze ou curativo adicional.
Os esparadrapos são fitas que possuem uma parte adesiva, que se fixa firmemente na pele, sendo muito utilizados em curativos e primeiros socorros de forma geral. Por outro lado, o micropore é um tipo de fita adesiva mais fina e respirável, que não apresenta tanta fixação quanto os esparadrapos.
Assim que a ferida estiver limpa e a gaze que a cobre for recolocada, lembre-se de usar fitas microporosas para fixar os curativos. Esses tipos de fitas, como Micropore ™, permitem que a pele transpire. Além disso, é hipoalergênico minimizando a possibilidade de surgimento de alergias.
Caso tenha curativos com enfaixamento estes não devem ser molhados. Se necessário, use filme plástico claro e semelhantes ou um saco de lixo para cobrir totalmente o local enfaixado. Após o banho, seque suavemente o corpo com uma toalha, encostando levemente a toalha junto ao corpo.
Tome cuidado ao tomar banho e evite molhar o corte. Todas as vezes que for tossir, espirrar, rir ou vomitar, procure aplicar leve pressão sobre os pontos cirúrgicos. Descrevemos no planejamento as demais recomendações de acordo com a cirurgia. Aliás, incluindo os cuidados ao se deitar e se levantar da cama.
ponto. Após a retirada dos pontos (avaliar se está cicatrizado, sem infecção, normalmente retirada com 7-10 dias) pode ser usado maquiagem sem problemas!
Pode Molhar a Ferida no Banho? Não umedecer o curativo nem a ferida durante o banho, então, durante o banho a ferida sempre deve estar ocluída pra não cair sujeira do corpo, e assim evitar contaminação e um processo de infecção.
Os banhos de sol ajudam na cicatrização de feridas, na redução de pressão arterial e desencadeiam, ainda, benefícios adicionais como a melhoria do humor e a diminuição do estresse – quem está internado na UTI, muitas vezes, enfrenta situações de baixo humor, depressão e ansiedade.
O que é o Curativo Band-Aid à Prova D'água? O Curativo Band-Aid é prático e fácil de usar no dia a dia para proteger ferimentos descobertos. 100% à prova d'água, possui tecnologia AquaBlock, que bloqueia a entrada de água e não deixa o curativo molhado nem abafado, protegendo contra possíveis contaminações.
O que substitui micropore? Algumas opções que podem substituir incluem outros tipos de fita adesiva para curativos, como a fita transpore ou a fita coban.
A orientação normalmente é usar a cinta o dia inteiro no primeiro mês retirando apenas para tomar banho e colocar novamente. Após os primeiros dias o curativo costuma ser apenas com fita de micropore o que permite a lavagem com água e sabonete neutro por cima.
Como usar: Limpe e seque bem e cuidadosamente o ferimento. Retire o curativo do envelope. Retire o papel protetor do curativo e aplique o curativo posicionando a compressa absorvente cuidadosamente sobre o ferimento. Alise o curativo sobre a pele, fazendo ligeira pressão com os dedos.