Complexo b pode ser utilizado juntamente com o sulfato ferroso, mas não por conta própria sem saber a dosagem recomendada pra você e suas necessidades.
Os suplementos de ferro devem ser ingeridos de preferência 1 hora antes ou 2 horas após as refeições, porque os fosfatos, fitatos e taninos presentes em alguns alimentos atrapalham a absorção do ferro.
Ferro e cálcio não combinam (um tem pH alcalino, o outro, ácido), portanto consuma-os em horários diferentes – deixe para tomar o cálcio antes de dormir: além de ser melhor absorvido à noite, ele deve ser ingerido longe das refeições, pois precisa de um ambiente ácido no estômago para ser assimilado.
Pode tomar vários suplementos juntos? | Dr Juliano Teles
Que vitaminas tem que tomar junto com a B12?
Essas vitaminas desempenham papéis importantes no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, bem como no funcionamento do sistema nervoso. Tomar suplementos de vitamina B12 e complexo B juntos é geralmente seguro, especialmente porque muitas vezes são combinados em um único suplemento de complexo B.
Ambos podem ser ingeridos em caso de deficiências de vitamina D e ferro. Para isso você deve consultar um nutricionista. Pode tomar, um não anula o efeito do outro. No entanto, é necessário consultar um médico ou nutricionista para que prescrevam a quantidade exata que vc necessita.
Ela começa fazer efeito no mesmo dia da aplicação e é perdurado por semanas. Se formos falar em tratamento de doenças específicas, demorada semanas para ter o efeito esperado, por isso as aplicações são semanas, e regulares.
Comer alimentos ricos em vitamina C durante as refeições, como caju, acerola, laranja, limão, brócolis e pimentão, ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo. Isso acontece porque a vitamina C favorece a biodisponibilidade do ferro heme, um tipo de ferro presente em alimentos de origem vegetal.
A reposição de B12 (cobalamina) e B9 (ácido fólico) não interferem nos valores de ferritina (que é o marcador da reserva de ferro no organismo), entretanto, na presença de anemia é comum a suplementação dos 3 nutrientes (B12, B9 e ferro).
Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.
Quanto tempo leva para uma vitamina B12 começar a fazer efeito?
A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução. Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.
FERRON B12, Auxilia na prevenção e cura dos processos anêmicos, contém em sua formulação ferro dextrano associado a vitamina B 12, ideal para tratamento de tristeza parasitária bovina e no tratamento de erliquiose e babesiose em cães.
Fonte:TelessaúdeRS-UFRGS (2022), adaptado de Anvisa (2022) [17]. Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal).
As pessoas que sofrem de anemia por deficiência de vitamina B12 podem ter que tomar suplementos vitamínicos que contenham vitamina B12 durante toda a vida. O ácido fólico pode ser tomado em forma de comprimido, uma vez por dia.
Os antiácidos e suplementos de cálcio também podem reduzir a absorção de ferro. Consumir vitamina C em sucos ou ingeri-la em forma de suplemento aumenta a absorção do ferro, assim como comer pequenas quantidades de carne, que contém a forma de ferro mais facilmente absorvida (ferro heme).
O que impede o organismo de absorver a vitamina B12?
Algumas interações que prejudicam a absorção da vitamina B12 são tabaco e álcool, por exemplo. Além disso, as principais fontes desse nutriente são de origem animal e, portanto, quem é vegetariano ou vegano provavelmente necessitará de suplementação.
Os alimentos ricos em ferro são divididos em dois tipos: o heme, presente nas carnes vermelhas e que tem melhor absorção no organismo, e o ferro não heme, obtido dos vegetais, sendo mais bem absorvido com a ingestão de vitamina C, encontrada também nos alimentos.
A vitamina B12 auxilia no processo de divisão celular. O ferro auxilia na formação das células vermelhas do sangue. O ferro auxilia no metabolismo energético. O ferro auxilia no transporte do oxigênio no organismo.
Qual é o melhor horário para tomar a vitamina B12?
O melhor horário para tomar a vitamina B12 é durante uma refeição, pois alguns alimentos ajudam no processo de absorção da suplementação. Converse com o(a) nutricionista para escolher a refeição ideal da sua dieta.
A posologia para adultos assintomáticos é de 1000 mcg de vitamina B12, intramuscular, 1 vez por semana, até que a deficiência seja corrigida (em geral 6 a 8 semanas). Após, para casos com indicação de reposição por toda a vida, 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).
Eles podem ser ingeridas juntas pois uma não interfere na absorção da outra. Porém, a vitamina D3 deve ser preferencialmente consumida em cápsula ou gota oleosa e junto das refeições. Já a vitamina B12 pode ser em comprimido ou injetável.