Como comentei, a principal indicação para o uso da losartana é o tratamento da hipertensão arterial. Porém, o medicamento também pode ser uma alternativa para pacientes com intolerância aos IECA em situações como: Insuficiência cardíaca. AVC em pacientes hipertensos com hipertrofia ventricular esquerda.
A dose usual de losartana potássica para a maioria dos pacientes com pressão alta é de 50 mg uma vez ao dia para controlar a pressão durante um período de 24 horas. A dose usual de losartana potássica para pacientes com pressão alta e hipertrofia do ventrículo esquerdo é de 50 mg uma vez ao dia.
Quando se esquece de tomar a dose do medicamento que é receitado apenas uma vez ao dia, recomenda-se tomar a dose assim que lembrar, desde que seja no mesmo dia que esqueceu, não excedendo a quantidade certa.
Se a pressão estiver boa, mesmo assim devo tomar remédio?
Quando parar de tomar remédio para pressão?
O desmame da medicação anti-hipertensivo so pode ser realizada pelo medico treinado e após ele se certificar que houve uma mudança concreta em sua situação clinica. Tentar retirar sem atender a certos critérios causaria o efeito rebote, e o risco de um AVC ou IAM.
Quanto tempo a losartana leva para baixar a pressão?
A dose máxima diária é de 100mg/dia, e o remédio já começa a fazer efeito de 1 a 4 horas depois de seu consumo. Após alguns meses, seu médico deverá monitorar seu estado geral, além da sua resposta ao medicamento, podendo readequar a dose inicial.
Independente do horário em que a Losartana é tomada, o seu efeito dura em torno de 24 horas. A Losartana causa câncer? Não existe, até o presente momento, nenhum tipo de estudo que comprove que usar a Losartana em tratamentos a curto, médio ou longo prazo cause câncer.
A losartana deve ser tomada por via oral, com um copo de água, antes ou após as refeições. Geralmente, este remédio é ingerido pela manhã, mas pode ser utilizado em qualquer hora do dia, pois mantém sua ação por 24 horas.
A losartana pertence à classe conhecida como “sartanas”, que são medicamentos seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto.
Losartana Potássica é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos componentes do produto. O uso concomitante de Losartana Potássica com produtos contendo alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus e insuficiência renal (TGF < 60 mL/min/1,73m2).
A losartana causa efeitos colaterais? É possível que a losartana provoque alguns efeitos colaterais. Os mais comuns são tontura, dor de cabeça, alteração dos batimentos cardíacos, dificuldade para respirar, cansaço, hipoglicemia e vertigens.
Pode tomar remédio de pressão sem ter pressão alta?
Portanto, o ideal é tomar o medicamento antes que a pressão arterial aumente. Mesmo que a pessoa tome o remédio quando a pressão está normal, isso não a reduzirá ainda mais; a medicação é destinada ao controle quando a pressão arterial está alta ou para prevenir que ela aumente.
A losartana potássica age dilatando os vasos sanguíneos para ajudar o coração a bombear o sangue para todo o corpo com mais facilidade. Essa ação ajuda a reduzir a pressão alta. Em muitos pacientes com insuficiência cardíaca, losartana potássica irá auxiliar no melhor funcionamento do coração.
“Quem toma remédio para hipertensão e tem uma queda de pressão de maneira contínua, com sintomas frequentes de indisposição, mal estar, tontura e fraqueza, deve procurar seu médico, pois pode ser necessário fazer ajustes na dosagem ou retirar temporariamente algum medicamento durante o verão”, recomenda Rocha.
Em geral, os dois comprimidos podem ser tomados de uma única vez ao dia. Um dos fatores para dividir o horário, talvez seja a avaliação de tolerância à medicação, uma vez que se tomou e ocorreu a hipotensão (queda acentuada da pressão arterial) a próxima dose pode ser suspensa.
Apesar de a maioria dos remédios para hipertensão serem usados de manhã isso não é obrigatório. Existe até um trabalho científico espanhol que mostrou melhor resultado com losartan tomado a noite. No seu caso, como você informa sonolência com o medicamento, concordo que seria mais apropriado usa-lo a noite.
Losartana é indicada para pacientes com hipertensão, também conhecida como pressão alta, ou que enfrentam algum caso de insuficiência cardíaca. O medicamento atua reduzindo os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e de ataques cardíacos, oferecendo mais tranquilidade e qualidade de vida para os pacientes.
A pressão 14x8 pode estar sendo causada por ansiedade, pois é comum que crises de ansiedade levem a alterações fisiológicas, com aumento da pressão arterial.
Segundo o Hospital Mayo Clinic, a ansiedade não causa a doença hipertensão, entretanto, episódios de ansiedade podem causar picos temporários de pressão alta. E quando esse aumento da pressão devido a ansiedade é frequente, o corpo é afetado da mesma forma que nos casos de pressão alta crônica.
Sim, os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento, ainda que estejam usando um dos lotes afetados. A ingestão desses lotes do medicamento é prejudicial à saúde? A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante.
A Losartana não apresenta como efeito colateral aumento da frequência cardíaca ou arritmia. É importante avaliar se a pressão arterial está bem controlada com esta medicação pois em alguns casos a pressão elevada pode ser um gatilho para arritmia.
O tratamento possivelmente está insuficiente diante da sua pressão arterial. Na verdade apenas 20-30% das pressões normalizam com apenas uma classe de medicações. Na maior parte dos casos é necessário combinar fármacos para adquirir o controle.
Tem algum problema em tomar a Losartana sozinha.? Na verdade a dupla associação de medicamento (Losartana e Hidroclorotiazida) se faz necessária para o controle adequado de seus níveis de pressão arterial. Logo, é importante a avaliação do seu médico para uma possível suspensão do medicamento referido.