O pantoprazol deve ser usado com indicação médica, de acordo com a condição a ser tratada e pode ser usado por adultos ou crianças com mais de 5 anos, por até 8 semanas de tratamento.
Para úlceras gástricas e esofagite por refluxo, em geral um período de tratamento de quatro semanas é adequado. Em casos individuais pode ser necessário estender o tratamento para 4 semanas (úlcera duodenal) ou para 8 semanas (úlcera gástrica e esofagite por refluxo).
Um estudo da Universidade de Hong Kong e da University College London mostrou que o uso prolongado de inibidores de bomba de próton (IBP), como Omeprazol e Pantoprazol, pode aumentar em 2,4 vezes o risco de desenvolver câncer de estômago.
Quais os riscos de tomar pantoprazol todos os dias?
Estudos associam o uso prolongado ao risco de osteoporose, câncer de estômago e demência, mas resultados ainda não são consenso. Pacientes com condições médicas específicas, como câncer ou uso de anti-inflamatórios, podem necessitar de IBPs sob orientação médica contínua.
A dose pode ser reduzida em 50% ao longo de duas a quatro semanas, o número de tomadas diárias pode reduzir de duas vezes ao dia para uma vez ao dia ou pode ser administrada em dias alternados.
Qual o efeito colateral que o pantoprazol pode causar?
Distúrbios do sono, dor de cabeça, boca seca, diarreia, náusea/vômito, inchaço e distensão abdominal, dor e desconforto abdominal, prisão de ventre, aumento nos níveis de enzimas do fígado, tontura, reações alérgicas como coceira e reações de pele (exantema, rash e erupções), fraqueza, cansaço e mal-estar.
O que acontece se tomar esomeprazol por muito tempo?
Além disso, o esomeprazol pode causar efeitos colaterais mais graves que devem ser comunicados ao médico imediatamente, como dor abdominal intensa, diarreia aquosa, sangue nas fezes ou urina, pouca urina, febre, perda do apetite, dor nas articulações ou convulsões.
Se os prazois não fornecerem alívio, é importante buscar uma avaliação médica mais aprofundada para determinar a causa subjacente. Um gastroenterologista pode realizar exames adicionais e orientar o tratamento adequado.
Pantoprazol não deve ser usado por indivíduos que apresentem alergia conhecida aos componentes da fórmula ou a benzimidazois substituídos. Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos de idade.
O omeprazol (ou outros “prazóis” da mesma família) é o melhor medicamento para o tratamento da doença do refluxo. Por causar o bloqueio da produção de ácido, o líquido do estômago que reflui causa menor agressão. Dessa forma, ele controla a inflamação do esôfago. O tratamento precisa ser feito pelo gastroenterologista.
“Além dos propósitos anti-inflamatórios e antioxidantes, a curcumina/cúrcuma pode ser uma opção para o tratamento da dispepsia com eficácia comparável ao omeprazol”, disse o autor principal do estudo, Dr.
O pantoprazol é um medicamento classificado como “inibidor de bomba de prótons” (IBP), isto é, inibe uma estrutura localizada dentro de células específicas do estômago (as células parietais) responsáveis pela produção de ácido clorídrico.
Pacientes idosos: o pantoprazol pode ser utilizado por pessoas com mais de 65 anos, porém a dose de um comprimido de 40mg ao dia só deve ser excedida nos pacientes com infecção por Helicobacter pylori, durante uma semana de tratamento.
O pantoprazol não deve ser usado por indivíduos que apresentem alergia conhecida aos componentes da fórmula. O pantoprazol, assim como outros medicamentos da mesma classe, não deve ser co-administrado com atazanavir.
O pantoprazol pode ser administrado antes, durante ou após o café da manhã, exceto quando associado a antibióticos para erradicação do Helicobacter pylori, quando se recomenda a administração em jejum. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”.
Quanto tempo sem comer depois de tomar pantoprazol?
Não há restrições específicas quanto à ingestão de alimentos juntamente com pantoprazol. O pantoprazol pode ser administrado com ou sem alimentos. Em alguns poucos casos isolados detectaram-se alterações no tempo de coagulação com o uso do produto.
Em casos isolados de esofagite por refluxo, úlcera gástrica ou úlcera duodenal, a dose diária pode ser aumentada para 2 comprimidos ao dia, particularmente nos casos de pacientes refratários a outros medicamentos antiulcerosos.