"Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar". Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito ─ é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
Quanto tempo pode tomar remédio depois de vencido?
Tomar remédio vencido faz mal? A resposta curta é sim! Medicamentos fora de validade por um, dois meses ou até dias podem ter mais prejuízos do que benefícios. Embora seja tentador resgatar aquele remédio de dor de cabeça esquecido no fundo da caixa de remédio (sua farmácia particular), o seu consumo não é recomendado.
Portanto, se a dor de cabeça está tirando sua alegria de viver e você decidiu tomar um analgésico com data de validade vencida há dois ou três dias, talvez a única consequência seja que você vai ter de esperar mais um pouco pelo efeito, uma vez que o medicamento já pode ter perdido parte de sua eficácia.
Ao se dar conta de que algum sintoma diferente apareceu após ter tomado um remédio vencido, procure o pronto-socorro. Leve consigo a embalagem do medicamento para que o profissional possa identificar as possíveis causas do mal-estar.
A caducidade dos medicamentos pode expressar-se na sua embalagem segundo o formato MM/AAAA, em que o MM indica o mês e o AAAA o ano até quando o medicamento tem validade. Quando assim indicado, os medicamentos podem utilizar-se com total segurança até ao último dia do mês que apareça na data de validade da embalagem.
Caso o consumidor compre um produto com prazo de validade vencido, ele tem o direito de exigir a troca por um produto dentro do prazo de validade ou, se preferir, a devolução do valor pago. Importante salientar que o consumidor tem um prazo de 30 dias para reclamar sobre o problema, contados a partir da data da compra.
Para alimentos e produtos que duram até três meses, exige-se que o formato de data de validade e fabricação inclua pelo menos dia e mês. Já alimentos que ultrapassem esse prazo podem informar mês e ano. No entanto, o formato mais utilizado inclui dia, mês e ano.
Remédios vencidos, suas embalagens, frascos e cartelas de comprimidos devem ser separados do lixo comum. Jogar medicamentos em ralos, vasos sanitários ou na lixeira gera risco à saúde pública e ao meio ambiente. Remédios jogados no esgoto contaminam a água dos rios e o solo.
"Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar".
"Passado esse prazo, não deve ser mais utilizado. Como qualquer outro medicamento, passada a data de validade, sua eficácia contraceptiva pode ficar comprometida".
Dessa forma, o uso do medicamento dentro do prazo de validade é uma garantia de que o tratamento será eficaz e seguro. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) caracteriza medicamentos vencidos, ou acondicionados e transportados de forma errada, como medicamentos impróprios para consumo.
Qual a validade de um medicamento depois de aberto?
Todos os medicamentos multidoses terão estabilidade de 28 dias após abertos. Atenção: os 28 dias não podem ser superiores a data de validade descrita na embalagem do fabricante.
Alteradas suas propriedades físico-químicas, o remédio vencido pode se tornar difícil de ser aplicado, além de doloroso, ineficaz e perigoso. A recomendação da acadêmica é para não usar nenhum remédio cuja validade tenha expirado, nem que seja por pouco tempo.
Quanto tempo leva para um medicamento sair do nosso organismo?
Varia em média de horas até3-4dias conforme o metabolismo hepático individual. Depende do medicamento e de questões fisiológicas de cada indivíduo. Por isso trabalhamos com estimativas de tempo. Para definirmos a estimativa de tempo de eliminação é preciso conhecermos o conceito de meia-vida terminal.
Nesse último caso, é especialmente perigoso, porque, ao tomar o medicamento vencido, pode estar agravando a infecção. Além de não matar a bactéria, o fármaco alterado pode torna-la mais forte e resistente, evoluindo naturalmente, e se transformando em uma superbactéria!
EXEMPLO 1: Medicamento aberto em 01/2017, com validade até 01/2020: faltam 36 meses para vencer. Logo, 36/4 (25% do tempo) = 9 meses. Logo, consideraremos 6 meses ,porque é o máximo de tempo que permitido após ruptura do lacre.
É verdade que a eficácia de um medicamento pode diminuir com o tempo, mas grande parte da sua potência original pode permanecer até uma década após a data de validade.
Além disso, medicamentos vencidos podem sofrer alterações em sua composição química após o período de validade, levando o usuário a efeitos colaterais indesejados ou reações alérgicas. Portanto, é importante nunca tomar medicamentos vencidos e descartá-los de maneira adequada.
Geralmente, a validade da receita de antidepressivos é de 30 dias. No entanto, isso depende da classe da substância prescrita – o que fica claro quando se observa a cor do receituário médico. A maioria dos antidepressivos é prescrita por meio do receituário tipo C, sempre na cor branca.
O que acontece se eu tomar um medicamento vencido?
Uso de remédios vencidos pode causar alergias e até morte por intoxicação. Em casa, é preciso ter cuidado para não cometer o mesmo erro que o consórcio LogRio, que deixou medicamentos armazenados passarem da data de validade.
Consumidor que encontrar produto vencido à venda poderá ganhar outro de graça. O Projeto de Lei 1386/19 assegura ao consumidor que constatar produto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber gratuitamente uma unidade de produto idêntico ou similar dentro da validade.
Como funciona o prazo de validade de medicamentos?
A data de validade de um remédio é determinada após estudos e é o tempo em que a fabricante da droga garante que ela conservará sua qualidade, eficácia e segurança.
O prazo de validade de um alimento é a data que indica a sua vida útil, ou seja, o período seguro para o seu consumo. A determinação dessa data depende de uma série de fatores, como o tipo do alimento, a sua conservação e os ingredientes utilizados em sua fabricação.