Depende por exemplo se o colesterol está muito ou pouco alto, se o uso da medicação vai ser acompanhado de mudança na alimentação e exercício físico ou se você já teve problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC. Dependendo desses fatores, a medicação pode ser utilizada por alguns meses ou pelo resto da vida.
O uso da sinvastatina na maioria absoluta das vezes não traz nenhum tipo de prejuízo, mesmo se usada por longos períodos. Os efeitos colaterais mais comuns, mas ainda raros, são mialgias (dores musculares), miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa.
O tratamento com a sinvastatina geralmente é feito por longo prazo, e não se deve interromper o tratamento por conta própria, devendo sempre ser orientado pelo médico.
Em pacientes em que o uso de ácido fusídico sistêmico é considerado essencial, a Sinvastatina deve ser descontinuada durante todo o tratamento com ácido fusídico.
ESTATINAS: por que tantas pessoas continuam infartando?
Pode tomar sinvastatina por anos?
Depende por exemplo se o colesterol está muito ou pouco alto, se o uso da medicação vai ser acompanhado de mudança na alimentação e exercício físico ou se você já teve problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC. Dependendo desses fatores, a medicação pode ser utilizada por alguns meses ou pelo resto da vida.
POSOLOGIA: A variação posológica de sinvastatina é de 5-80 mg/dia, administrados em dose única, à noite. Ajustes posológicos, se necessários, devem ser feitos a intervalos não inferiores a 4 semanas, até o máximo de 80 mg/dia. Uma vez estabelecido o tratamento, este deverá ser seguido por tempo indeterminado.
Quais os males que a sinvastatina pode causar no organismo?
Depressão; Inflamação dos pulmões, causando problemas respiratórios, incluindo tosse persistente e/ou falta de ar ou febre; Problemas de tendão, algumas vezes complicado pela ruptura do tendão; Dor, sensibilidade ou fraqueza muscular que em casos muito raros podem não passar depois de parar com sinvastatina.
Frequentemente as pessoas que tomam medicamentos para reduzir o colesterol (exemplo a sinvastatina), sentem dores musculares. As dores musculares acontecem porque esses remédios bloqueam a produção, não só do colesterol, mas também da coenzima Q10. Ambos são produzidos no fígado.
Como a Sinvastatina funciona? O medicamento funciona reduzindo a produção de colesterol no fígado, considerado assim como muito eficaz para a diminuição das concentrações plasmáticas de colesterol completo. Sendo assim, a Sinvastatina é da classe dos inibidores da hidroximetilglutaril-coenzima A (HMG-CoA) redutase.
O colesterol é produzido pelo fígado principalmente no período noturno. A sinvastatina, por ser uma medicação que tem um efeito no organismo relativamente curto, deve ser tomada à noite para que seu pico de ação coincida com o momento em que a produção de colesterol no organismo é maior.
A sinvastatina emagrece?” A sinvastatina não emagrece e este efeito provavelmente se deve a outros fatores, como dieta ou prática de atividades físicas. Este medicamento é indicado para reduzir os riscos à saúde por doenças cardiovasculares e controlar os níveis de colesterol no sangue.
Mostrar especialistas Como funciona? Olá, não é necessário desmame da sinvastatina. Mas é raro paciente que iniciado o tratamento com estatina irá ter a medicação suspensa.
Mas a principal contraindicação da sinvastatina é para pacientes que já tenham apresentado forte dor muscular relacionada a ela. Pode indicar um quadro chamado rabdomiólise, que é a destruição dos músculos por um processo de inflamação dos músculos.
Quanto tempo tem que tomar remédio para colesterol?
Para os pacientes com baixo risco cardiovascular, mesmo que eles tenham um colesterol LDL elevado, a prescrição de uma estatina oferece pouco benefício a curto-médio prazo (5 a 10 anos).
A medicação deve ser suspensa em caso de aumento progressivo de CPK ou piora dos sintomas. Todos os pacientes devem ser orientados a procurar atendimento em caso de desconforto muscular ou alteração da cor da urina. Se o paciente se queixar de dor, desconforto ou fraqueza muscular, a CPK deve ser dosada.
Olá! As medicações para colesterol são de uso contínuo, a não ser que você consiga um bom controle com alimentação adequada e atividade física. Se os níveis de colesterol estão controlados devido uso da medicação, se você suspender a tendência a volta a subir.
Quanto tempo leva para sinvastatina sair do corpo?
É difícil determinar com precisão por quanto tempo a Sinvastatina permanece agindo após a suspensão. Consta em bula que, após ingesta de uma dose oral, sua eliminação permanece por pelo menos 96h.
Não quero tomar remédio. É possível abaixar o colesterol com dieta? Sim. Dieta, perda de peso e atividade física regular podem reduzir a taxa de colesterol.
Quanto tempo leva para o colesterol voltar ao normal?
Em media, reavaliamos os níveis de colesterol em 3 meses. Juntamente com a medicação de colesterol, precisa mudar os hábitos de vida, como fazer atividade física regular, diminuir a ingesta de gorduras, frituras, açúcares, arroz e farinha.