A casca de maracujá é rica em vitaminas, principalmente a vitamina C, e fibras. Ainda, pode ser usada de diversas maneiras – como chá, farinha, em sucos e mais.
Para que serve a casca do maracujá batido no liquidificador?
A casca do maracujá é rica em fibras, como a pectina, que ajudam a diminuir a velocidade de digestão dos alimentos, diminuindo a fome e facilitando a perda de peso. Conheça outros alimentos ricos em fibra que promovem a perda de peso.
A casca do maracujá é rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo. Em humanos, a niacina atua no crescimento e na produção de hormônios, assim como previne problemas gastrointestinais. Os minerais atuam na prevenção da anemia, no crescimento e fortalecimento dos ossos e na formação celular (Gomes 1968).
Modo de preparo. Lave bem as cascas e corte-as em pedaços menores, da mesma forma com os morangos. Coloque todos os itens no liquidificador e acrescente a água. Deixe bater por aproximadamente 4 minutos.
Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central. Esses compostos estão mais presentes nas folhas do pé de maracujá.
Selecione os maracujás que estejam com a casca lisa e amarela e lave-os em água corrente com o auxílio de uma esponja; Deixe de molho por 10 minutos em água com hipoclorito de sódio (1 (uma) colher de sopa de água sanitária para cada 1 L de água);
Retirar a polpa dos maracujás. Depois, cortar as cascas da fruta, com a parte branca e a pele, em tiras finas. Distribuir as cascas fatiadas em uma forma e levar ao forno a 200 ºC para assar até que fiquem secas e quebradiças.
As cascas mais espessas podem ser armazenadas em potes no congelador e, as mais finas, como a de cebola, da mesma forma que as folhas. A melancia, o maracujá e o melão são frutas que contêm entrecascas - camada entre a casca e a polpa. Essa parte pode ser usada em preparações se armazenada adequadamente.
Sua ingestão potencializa a manutenção do bom humor. A fruta possui propriedades antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias do maracujá. Os flavonoides do maracujá roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma. O maracujá é uma fonte rica de minerais como o ferro, cobre, magnésio e o fósforo.
Quem tem pressão alta pode tomar suco de maracujá?
Controle da pressão sanguínea
O maracujá conta com baixo teor de sódio e um alto teor de potássio. Dessa maneira, a fruta e, consequentemente, seu suco funcionam muito bem no auxílio contra pressão alta.
O maracujá é uma excelente fonte de vitamina C, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de gripes e resfriados. A presença de alcaloides no maracujá confere-lhe propriedades relaxantes e calmantes, sendo um aliado natural contra o estresse e a ansiedade.
Apesar da polpa suculenta, muitos dos benefícios estão na casca ou entrecasca, uma vez que aquela parte branca da fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda no controle da glicemia e do colesterol e no funcionamento do intestino.
A casca do maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra que aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer, além de auxiliar no controle de doenças como diabetes e colesterol alto.
Além de auxiliar na digestão, o chá de casca de maracujá proporciona benefícios para a saúde cardiovascular. As fibras auxiliam na diminuição dos níveis de colesterol no sangue, contribuindo para a prevenção de enfermidades cardíacas.
Para fazer a farinha é preciso desidratar as cascas do maracujá por três dias no sol ou 20 minutos no forno a 150 graus. Depois de desidratar as cascas do maracujá, você deve bater no liquidificador, após bater, você terá um “pó” super nutritivo e funcional.
Com antioxidantes como a vitamina C, flavonoides e betacaroteno, a polpa e a casca do maracujá protegem as células que produzem insulina e ajudam o organismo a absorver os carboidratos lentamente. Essa ação evita picos de glicemia no sangue e auxilia no controle e prevenção da diabetes.
Em uma panela, leve as 2 xícaras de água ao fogo e deixe ferver. Adicione as cascas de maracujá cortadas à panela, reduza o fogo para baixo e deixe as cascas de maracujá cozinharem na água por cerca de 10-15 minutos. Após o tempo de infusão, retire a panela do fogo e deixe o chá esfriar por alguns minutos.
A água ajuda a limpar a boca e reduzir a sensação de amargor. Você já deve ter ouvido falar de receitas de como tirar amargor da boca recomendando chupar limão. Pasme: pode funcionar. Isso porque o limão é ácido, característica que neutraliza o gosto ruim da boca a depender da causa.
A farinha de semente de abóbora, quando consumida como parte de uma dieta saudável, pode ajudar a reduzir os níveis de glicemia no sangue, além de melhorar o perfil lipídico, mostra um novo estudo realizado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Entre os seus possíveis benefícios no diabetes, destacam-se as suas ações hipoglicemiante e na resistência à insulina, além de efeitos anti-inflamatório e antioxidante, discutidos na presente revisão. Diante disso, os estudos demonstram uma ação interessante do maracujá em indivíduos com diabetes.