O consumo de medicamentos vencidos não é aconselhável. Pode ser perigoso ou menos efetivo, pois suas características físico-químicas podem estar alteradas. Tomar medicamentos fora de validade, como antibióticos, pode levar a doenças mais graves e também ao aumento de resistência das bactérias.
As especialistas consultadas afirmam que é sempre arriscado tomar um medicamento vencido porque não é possível saber qual seria o efeito para a pessoa que o utiliza, sobretudo entre aquelas que possuem doenças crônicas e fazem uso contínuo de outros remédios.
"Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar". Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito ─ é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
"Se ele passou da validade, o risco que se corre é de consumir um produto em processo de deterioração ou já deteriorado. Eles podem nos trazer problemas imensuráveis, como intoxicação, infecção e, em casos mais graves, levar o consumidor a óbito", explica a especialista ao Terra.
Além disso, medicamentos vencidos podem sofrer alterações em sua composição química após o período de validade, levando o usuário a efeitos colaterais indesejados ou reações alérgicas. Portanto, é importante nunca tomar medicamentos vencidos e descartá-los de maneira adequada.
Dr Felipe Ades-Podemos tomar medicamentos vencidos?
Quanto tempo depois de vencido posso usar um medicamento manipulado?
Sim, é possível tomar o medicamento desde que ele não tenha passado da data de validade. Ou seja, você pode fazer o uso do remédio até o momento em que ele chegar no seu prazo, depois disso o uso não é recomendado.
Caso o consumidor compre um produto com prazo de validade vencido, ele tem o direito de exigir a troca por um produto dentro do prazo de validade ou, se preferir, a devolução do valor pago. Importante salientar que o consumidor tem um prazo de 30 dias para reclamar sobre o problema, contados a partir da data da compra.
Luz, calor, umidade, ar e microorganismos são alguns dos fatores que aceleram a degradação de medicamentos e cosméticos. Estes fatores podem alterar o medicamento, mesmo que ele esteja dentro do prazo de validade.
É verdade que a eficácia de um medicamento pode diminuir com o tempo, mas grande parte da sua potência original pode permanecer até uma década após a data de validade.
De preferência não tome, pois o prazo de validade é uma garantia da industria que você tem caso tenha algum problema pelo consumo do produto. Caso aconteça alguma coisa pelo uso do produto a empresa não irá se responsabilizar pelo seu caso.
Usar remédios depois que esse prazo expira é um risco à saúde: se, em alguns casos, o fármaco apenas não faz efeito, em outros, ele pode provocar outros problemas, desde alergias até intoxicação, que pode levar à morte. — Se o medicamento vencido for utilizado para aliviar um sintoma, ele não vai passar.
Quanto tempo dura uma receita de remédio manipulado?
Receita Simples: 30 dias (a partir do dia da sua emissão) Receita Antimicrobiana: 10 dias (a partir do dia da sua emissão) Receita de Controle Especial: 30 dias (a partir do dia da sua emissão)
Como entender a data de validade dos medicamentos?
A caducidade dos medicamentos pode expressar-se na sua embalagem segundo o formato MM/AAAA, em que o MM indica o mês e o AAAA o ano até quando o medicamento tem validade. Quando assim indicado, os medicamentos podem utilizar-se com total segurança até ao último dia do mês que apareça na data de validade da embalagem.
Alteradas suas propriedades físico-químicas, o remédio vencido pode se tornar difícil de ser aplicado, além de doloroso, ineficaz e perigoso. A recomendação da acadêmica é para não usar nenhum remédio cuja validade tenha expirado, nem que seja por pouco tempo.
Qual é o prazo de validade de um medicamento manipulado?
O medicamento manipulado é produzido de forma personalizada, ou seja, para atender a uma necessidade particular de um paciente e para uso imediato. Por isso, não se atribui a ele um prazo de validade e sim uma data limite para o uso (prazo de uso), que pode variar de alguns dias até poucos meses.
Na pior das hipóteses, o seu suplemento terá efeitos mais fracos mas não será nocivo para o seu organismo; regra geral, os suplementos (à exceção dos probióticos) podem ser tomados até 3 a 6 meses após a sua DLUO. Isto não quer dizer que não se mantenha vigilante.
Quanto tempo o remédio manipulado pode ficar fora da geladeira?
Ele pode ficar fora da geladeira por algumas horas ou dias? Assim que receber seus medicamentos, retire-os do isopor e coloque-os na geladeira. Os produtos mantêm sua eficácia e estabilidade por um período de até 15 dias antes de abertos. Portanto, podem ficar algumas horas ou dias fora da refrigeração.
Quais as desvantagens de um medicamento manipulado?
Outra desvantagem dos medicamentos manipulados se refere ao prazo de validade. Diferentemente dos industrializados, a janela de vencimento é mais curta. Sendo assim, a depender da duração do tratamento, o paciente pode acabar tendo que desembolsar um valor maior para mandar fazer novas doses.
Para uma farmácia de manipulação funcionar e produzir esses fármacos, é preciso atender mais de 200 exigências da Anvisa, bem como as normas e diretrizes do Ministério da Saúde. Portanto, são seguros e têm eficácia garantida.
Mantenha seu medicamento a salvo de luz, calor e umidade. Procure mantê-lo em sua embalagem original em local fechado e com temperatura ambiente. Afinal, exposição à umidade e à intensa luz do sol podem colaborar para a sua deterioração mesmo dentro do prazo de validade.
"Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar". Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito ─ é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.