Pode aguardar perícia do INSS trabalhando?
Sim. Por conta da fila da perícia médica no INSS, devido ao excesso de solicitações junto ao órgão, é possível que o trabalhador aguarde tanto tempo, que seja necessário retornar ao trabalho antes que a perícia aconteça.O que acontece se eu voltar a trabalhar antes da perícia?
É importante o empregado saber ainda, que caso retorne ao trabalho e necessite afastar-se novamente, ainda que por 1 dia apenas, pelo mesmo motivo, no período de 60 dias, será reencaminhado ao INSS.O que fazer enquanto aguardo a perícia do INSS?
“Enquanto aguardo a perícia, o que devo fazer?” Não basta só ficar na dúvida e na preocupação. Você precisa agir para garantir os seus direitos. Avise o seu empregador sobre o seu afastamento e mostre os documentos que comprovam a sua situação, como atestados médicos e documentos do INSS.Quem paga meu salário enquanto aguardo o resultado da perícia?
Empregador deve arcar com salários enquanto empregado afastado aguarda resposta do INSS, mesmo que o Auxílio Doença seja indeferido.Doenças na coluna: como enfrentar a perícia do INSS
Estou em análise no INSS posso voltar a trabalhar?
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estiverem afastados por conta de incapacidade temporária (auxílio-doença) poderão pedir o retorno ao trabalho mesmo antes da data estipulada no atestado médico, desde que ele esteja apto ao retorno ao trabalho.Quanto tempo leva para receber o dinheiro depois que passa pela perícia?
Ou seja, para que o beneficiário receba o pagamento pós-perícia, pode ser necessário que ele espere até 90 dias, a depender da análise, da fila do INSS e outras variáveis.O que acontece se o atestado acaba antes da perícia do INSS?
Neste caso, o trabalhador perderá o direito aos valores que receberia do benefício por incapacidade, pois ele não se encontra mais inapto ao trabalho. Ou seja, se você está capacitado para o trabalho, você pode retornar, sem perder os benefícios que já recebeu.Pode voltar a trabalhar sem o resultado da perícia?
Antigamente era necessária a realização de uma perícia médica no INSS para atestar sua aptidão para retornar ao trabalho, mas isso mudou: Essa perícia não é mais obrigatória para determinar se você está apto ou não para voltar às suas atividades.Pode dar entrada no INSS é continuar trabalhando?
A resposta é: depende. Essa possibilidade será concedida de acordo com o tipo do benefício. Quase todos os tipos de aposentados podem continuar trabalhando normalmente e sem prejuízo no benefício.Quem libera o retorno ao trabalho?
O atestado de retorno é um documento legal, emitido por médico do trabalho devidamente registrado nos respectivos conselhos regional e federal de medicina, e que tem por objetivo comprovar a aptidão do trabalhador ao retorno ao trabalho após período de afastamento.É crime receber auxílio-doença e trabalhar?
Quem recebe auxílio-doença não pode trabalharVerdade: O segurado em prazo de auxílio-doença não pode exercer atividade remunerada. Se o fizer, o benefício será cancelado desde o retorno à atividade (art. 60 da Lei 8.213/91).
O que não dizer na perícia do INSS?
O que devo dizer na perícia do INSS? Não se esqueça, quem conduz a perícia é o perito. Por isso, evite chegar falando muito, mostrando vários documentos ao mesmo tempo, pois parecerá que você está muito ansioso e desconcentrará o perito.Quem paga o tempo de espera da perícia?
Sim, o INSS paga o tempo de espera pela perícia médica.Precisa de laudo para voltar a trabalhar?
Quando constata a capacidade do funcionário de retornar ao trabalho, o médico deve emitir o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) de aptidão; O funcionário deve se apresentar ao RH da empresa com o atestado que regulariza seu retorno em mãos para então reassumir seu cargo.Como se comportar diante da perícia do INSS?
Mantenha uma Postura Respeitosa: Demonstre respeito e cooperação durante todo o processo de perícia médica. Mantenha uma postura calma e respeitosa, mesmo que sinta-se tenso ou frustrado. Lembre-se de que o médico perito está ali para avaliar sua condição de saúde de forma imparcial e objetiva.Estou esperando a perícia do INSS o que fazer?
A situação pode ser resolvida com o agendamento do serviço “Acerto pós-perícia” pelo telefone 135. O Benefício por incapacidade temporária se destina ao segurado do INSS que está incapacitado por para o trabalho por mais de 15 dias corridos, por motivo de doença ou acidente.Precisa de liberação do INSS para voltar a trabalhar?
Sendo assim, pessoas que se considerarem aptas à retornar ao trabalho não necessitam se submeter mais à avaliação do INSS, devendo apenas formalizar por carta o pedido de cessação do benefício em uma unidade do INSS conforme determina a lei 8.213/91.Estou afastado pelo INSS posso sair pra passear?
Viagens, em regra, são permitidas independentemente de receber o auxílio-doença, pois um dos únicos impedimentos ao receber o auxílio doença é justamente o de trabalhar enquanto recebe o benefício. Desde que a viagem não seja a trabalho, ou como tentativa de buscar emprego, não é problema algum viajar.Quantos dias de atestado passa pela perícia?
Caso seja apresentado um atestado de 15 dias e outro de 1 ou mais dias, referentes à mesma patologia, o servidor deverá passar por perícia médica junto ao INSS.Qual o prazo de validade de um laudo para perícia do INSS?
As perícias presenciais sé serão realizadas se o atestado não estiver correto e quando a concessão por análise documental ultrapassar 180 dias. Se o benefício for negado, temos um artigo completo: Auxílio-doença indeferido como recorrer.Quais são os CID que dá direito auxílio-doença?
Abaixo, apresentamos alguns dos CID frequentemente relacionados ao auxílio-doença:
- CID F10-F19: Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa.
- CID M00-M99: Doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo.
- CID N00-N99: Doenças do aparelho geniturinário.