Pode usar a mesma agulha duas vezes na mesma pessoa?
A higiene das mãos e dos locais de aplicação é fundamental para proporcionar a necessária segurança quanto à reutilização do conjunto seringa/agulha. Com base nessas considerações, consideramos adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pessoa.
Outros autores recomendam(15) a reutilização por até seis vezes, considerando que acima desta freqüência, as agulhas tornaram-se rombudas e as aplicações de insulina dolorosas.
Os serviços que, por algum motivo, não possuam tais dispositivos devem promover o uso da mesma agulha para aspiração e aplicação do medicamento em um mesmo paciente, visto que nestes casos os riscos para os profissionais superam os possíveis benefícios para o paciente.
A SBD alerta, ainda, que as agulhas, assim como seringas, não são mais estéreis após o primeiro uso e trazem risco de contaminação. “Reaproveitadas, as agulhas perdem afiação e sofrem alterações, com risco de quebra e bloqueio do fluxo, por causa da cristalização da insulina.
💉🧊REUTILIZAÇÃO de agulhas para aplicação de Insulina (CUIDADO).
Pode reutilizar a mesma agulha na mesma pessoa?
A higiene das mãos e dos locais de aplicação é fundamental para proporcionar a necessária segurança quanto à reutilização do conjunto seringa/agulha. Com base nessas considerações, consideramos adequada sua reutilização por até 08 aplicações, sempre pela mesma pessoa.
Podemos destacar ainda, conforme a literatura, alguns prejuízos relacionados ao reaproveitamento de agulhas: perda de lubrificação, perda de afiação e alterações no bisel da cânula, podendo causar bloqueio do fluxo na agulha (pela cristalização da insulina), desconforto e dor durante a aplicação, desperdício de ...
Não há um período definido para substituição da agulha, contudo, é necessário observar se esta se mantém alinhada. Costurar com a agulha torta é muito perigoso, pois a agulha pode quebrar durante a costura.
O Manual de Procedimentos de Vacinação do Ministério da Saúde(1) recomenda que dever ser utilizada na administração da vacina a mesma agulha que foi usada na aspiração da dose(Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, pág 76).
Após um acidente com agulha estima-se que o risco de contaminação com o vírus da hepatite B (HBV) é de 6 a 30%, com o vírus da hepatite C (HCV) é de 0,5 a 2%, e com o vírus da AIDS (HIV) é de 0,3 a 0,4%(1).
O que fazer quando se furar com agulha de outra pessoa?
Deve-se realizar uma lavagem exaustiva do local, com água e sabão, sendo o uso de soluções anti-sépticas degermantes uma opção adicional ao sabão. Não há evidência de que a expressão local reduza o risco de transmissão.
É imperativo nunca reutilizar agulhas ou compartilhar a caneta de Ozempic 0,25mg, mesmo entre indivíduos com o mesmo diagnóstico, para prevenir possíveis infecções ou contaminações.
A vida útil da agulha é geralmente de 200-300 horas, pelo que, para manter a qualidade do som, a agulha tem de ser desmontada e substituída frequentemente.
Armazenar em local seco, limpo, livre de raios solares. Não pisar ou apoiar qualquer objeto nas caixas. Advertência/Precaução: Esterilizar a agulha antes do uso, utilizando calor úmido em autoclave, com ajuste de 121°C por 15 minutos no mínimo.
Uma opção é ferver as seringas e agulhas por, pelo menos, 20 minutos. Lembrando, água sempre limpa! Se você optar por isso, não se esqueça: as partes da seringa e agulha devem ser, completamente, desmontadas e enxaguadas antes da fervura para tirar o excesso de material, principalmente, do interior da agulha.
Qual a posição correta da agulha para ser aplicada?
Introduzir a agulha no músculo com movimento firme e suave, em ângulo de 90º ou menos em relação a pele, com a mão dominante. Soltar o músculo. Tracionar o êmbolo com a mão dominante e observar se há retorno de sangue. Injetar o medicamento, empurrando o êmbolo com a mão dominante.
Pode usar a mesma agulha do medidor de glicose em outra pessoa?
Não. Destina-se a ser utilizado apenas por uma pessoa e não deve ser utilizado por múltiplos usuários. Se mais de uma pessoa utilizar o mesmo lancetador, aumenta o risco de infecção cruzada.
Quantas vezes medir: De 4 a 6 vezes por dia. Quando medir: Em jejum e 1h ou 2h após as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Dependendo do caso, alguns profissionais acrescentam uma medida antes do almoço e do jantar, totalizando 6 medidas no dia. Associação Americana de Diabetes (ADA).
O risco de transmissão de infecção, através de uma agulha contaminada, é de um em três para Hepatite B, um em trinta para Hepatite C e um em trezentos para HIV(3).
As agulha, só por si, podem causar dano no tecido, já que algumas são grandes e podem estar tortas e um pouco lascadas após terem sido usadas várias vezes (figura 1). As injecções com agulhas muito usadas criam um risco muito maior de lesões e infecções.
O descarte inadequado de agulhas usadas no tratamento do diabetes e outras doenças pode contaminar o meio ambiente e ferir gravemente quem trabalha com o lixo. Há ainda a possibilidade da transmissão de doenças como hepatites e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).