Não é possível embarcar utilizando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento de identificação. Para isso, será necessário apresentar sua identidade (em destinos do Mercosul) ou o passaporte válido. Agora, se deseja utilizar a CNH para dirigir no exterior, aí a resposta é sim.
Qual documento substitui o RG para viagem internacional?
Muitas pessoas acham que a Carteira Nacional de Habilitação substitui o RG, mas para viajar para os países do Mercosul o único documento aceito, além do Passaporte, é a Carteira de Identidade.
DOCUMENTOS PARA VIAJAR DE AVIÃO ATUALIZADO- VOOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Pode sair do país com CNH?
A CNH é um documento válido para viagens de avião em se tratando de voos domésticos, ou seja, aqueles realizados dentro do território nacional. São válidas para embarcar tanto a Carteira Nacional de Habilitação física com foto, tanto quanto a CNH eletrônica do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
O RG pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação; Passaporte, Carteira de Identidade Militar; Carteira de Identidade de Órgãos de Fiscalização Profissional (exceto Coren) ou Carteira de Trabalho. Importante: Não são aceitos protocolos de documentos.
Veja alguns desses países – a lista completa está disponível no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). É possível usar a CNH brasileira na Argentina (foto) e também na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, na Guiana, no Paraguai, no Peru, no Uruguai e na Venezuela.
Não, a PID é um documento impresso e padronizado no mundo inteiro; em nenhum país, a PID é emitida no formato digital ou cartão magnético. EM QUANTO TEMPO EU RECEBO A PID EM MINHA RESIDÊNCIA? O tempo de emissão da PID é de até 3 (três) dias úteis após o pagamento ter sido compensado.
Solicite a PID”. Quem preferir pode fazer o pedido presencialmente, na unidade de atendimento do Detran. SP na qual a CNH está registrada ou nos postos Poupatempo. A taxa de emissão do documento é de R$ 259,05.
Documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o passaporte válido ou a Carteira de Trabalho são geralmente reconhecidos como identificações legítimas e suficientes para a maioria das viagens aéreas domésticas.
Embarcando para qualquer destino internacional fora do Mercosul, é obrigatório portar o passaporte dentro do prazo de validade. Ele não é substituível por nenhum outro documento. Verifique também se o país que você irá visitar exige um período mínimo de validade do passaporte para aceitar sua entrada no país.
A CNH pode ser utilizada como documento de identificação dentro do Brasil, mas não é reconhecida pelas autoridades argentinas para fins de imigração. Portanto, ao planejar sua viagem para a Argentina, certifique-se de levar um RG em bom estado e emitido há menos de 10 anos ou um passaporte válido.
Cédula de identidade original ou passaporte dentro do prazo de validade (se você é cidadão de algum país membro pleno ou estado associado do Mercosul). Se você é um estrangeiro de um país fora do Mercosul (e também não é de um Estado Associado), você precisa obrigatoriamente apresentar o passaporte.
A validade do RG digital para viagens internacionais ainda é um tema delicado. Embora seja amplamente aceito dentro do Brasil como substituto do documento físico, nem todos os países reconhecem essa versão digital. Para viagens internacionais, a aceitação do RG digital depende das regras específicas de cada destino.
O passaporte é o documento mais importante ao viajar para a Europa. Garanta que seu passaporte esteja válido por pelo menos seis meses além da data de retorno planejada. Verifique também se há páginas em branco suficientes para os carimbos de imigração.
Com a emissão da PID, você pode dirigir legalmente na Austrália, Canadá, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, Indonésia, México e Nova Zelândia. A obtenção da Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode ser realizada pelo Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado e até mesmo pela internet.
A PID emitida no Brasil é válida nos territórios das Partes Contratantes da Convenção sobre Trânsito Viário, desde que seja apresentada junto com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida. O Detran-SP só emite PID para habilitação registrada no Estado de São Paulo.
Nas cores verde e amarelo e com identificação das categorias com equivalência internacional, a nova versão apresenta, ainda, tradução em português, inglês e espanhol, facilitando a identificação dos condutores brasileiros em solo estrangeiro. VEJA TAMBÉM: CNH: versão digital, renovação e consulta de pontos.
Para que o brasileiro possa dirigir em outros países, a CNH, unicamente, pode não ser suficiente. É preciso ter um passaporte válido ou outro documento de viagem aceito pelas autoridades dos países visitados. Alguns países podem exigir, ainda, a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Sim, você pode dirigir nos EUA com uma carteira de motorista brasileira por até 180 dias. Mas lembre-se de emitir uma PID, pois ela pode ser útil em diversas situações.
A idade mínima para dirigir na Espanha é de 18 anos e você deve ter uma Permissão Internacional para Dirigir (PID), bem como sua carteira de motorista válida do Brasil com você o tempo todo.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita no momento da matrícula, mas não substitui a apresentação do Documento de Identidade Civil (RG) e CPF.
O RG é o mais comum, mas não é o único: são válidos também passaporte, carteira de trabalho e Documento Nacional de Identidade (DNI). Documentos emitidos por algum ministério do governo federal ou pelo Poder Legislativo, Judiciário também são aceitos para viagens nacionais.
Qual é o valor do novo RG? O novo RG é gratuito. A troca do RG antigo pela nova carteira de identidade, bem como a emissão da primeira via desse documento, será gratuita. Porém, para emitir a segunda via, será cobrada uma taxa que varia de estado para estado e pode variar entre 26 e 96 reais.