🐝Você sabia que existem enzimas vivas no mel? 🐝Você sabia que em contato com colher de metal essas enzimas morrem? 🐝A melhor forma de comer mel é com colher de pau; se não encontrar, use de plástico.
As enzimas e ácidos naturais do mel podem reagir com o metal e resultar em oxidação. Essa reação química pode alterar o sabor, textura e qualidade do composto. Sempre que possível, opte por colher de pau, plástico, silicone ou de papel. E claro, nunca mergulhe um utensílio sujo dentro do frasco.
Utilize sempre a colher meleira de acrílico ou a colher meleira de vidro ou madeira para servir o mel. Nunca mergulhe uma colher suja dentro do frasco ou pote. Esse tipo de procedimento favorece a deterioração acelerada do alimento, além de torná-lo impróprio para consumo.
Porque não pode usar colher de metal na hidratação?
😉 Não esqueça de sempre pegar o produto com uma espátula de madeira ou plástico ou até mesmo com a ponta do pente. E nunca use uma colher: o metal pode tirar a propriedade hidratante da máscara.
A colheita do mel deve ocorrer de forma seletiva, ou seja, ao efetuarmos a abertura das melgueiras, o apicultor deve inspecionar cada quadro, priorizando a retirada apenas dos quadros que apresentarem no mínimo 80% de seus alvéolos operculados, sendo indicativo da maturidade do del em relação ao porcentual de umidade.
A colher de mel de madeira artesanal é um acessório de servir mel cuja extremidade é projetada em formato arrendondado e espaçado. As frestas ou aberturas na extremidade das colheres meleiras são desenhadas para garantir a retenção e dosagem adequada do mel na hora de servir.
Geralmente, a colheita do mel é realizada, em dia de sol, das 9 às 16 horas. Entretanto, deve-se evitar expor as melgueiras ao sol, pois temperaturas altas aumentam o teor de HMF (hidroximetilfurfural) no mel, o que impacta negativamente na qualidade do produto.
O apicultor Ricardo Pedroso, de Arapoti (PR), orienta que o mel não deve ser colocado na geladeira, porque cristaliza. O ideal é guardar em um pote bem fechado, dentro do armário. 🍯Dica para recuperar o mel cristalizado: coloque em banho-maria até que o alimento volte ao estado líquido.
O ideal é reduzir o consumo para 25 g/dia. Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado, cerca de uma colher (de sopa) cheia por dia já é o suficiente.
Por conta de sua composição – rica em açúcar e pobre em água, que impede a proliferação de microrganismos –, o mel tem mesmo um prazo de validade longo, mas não indefinido: ele precisa ser consumido em até dois anos, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
🐝Quando em contacto com uma colher de metal, estas enzimas morrem. 🐝A melhor maneira de comer mel é com colher de madeira ou plástico. 🐝O mel contém uma substância que ajuda o seu cérebro a funcionar melhor.
Por isso a ingestão de mel adulterado ou malconservado pode causar problemas para a saúde. Se mantido ou aquecido a temperaturas acima de 40º, o mel libera uma substância tóxica para os seres humanos. O produto sem controle de qualidade também pode chegar ao mercado contaminado por metais, cinzas ou bactérias.
Aquecer o mel pode mudar sua composição química, destruindo enzimas e micronutrientes importantes e diminuindo seus benefícios naturais. O mel cru e não pasteurizado é o mais recomendado pelo Ministério da Agricultura brasileiro porque mantém todas as suas propriedades intactas.
A cristalização é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e, contrariando o senso comum, é um bom sinal de que o mel é legítimo, 100% puro, e que não passou por nenhum procedimento que fizesse com que ele perdesse suas propriedades e nutrientes só para não cristalizar.
Teste da Água: Misture uma colher de mel em um copo de água. O mel puro deve se depositar no fundo, enquanto o mel adulterado pode se dissolver na água ou formar uma mistura turva.
Outra forma de testar se o mel é puro é usando o vinagre. Para fazer esse teste, misture uma colher (de sopa) de mel em um copo de água com algumas gotas de vinagre. Dica: se o mel for puro, ele não vai reagir, já se o mel for falsificado, a mistura pode gerar até uma espécie de espuma.
Como dito anteriormente, os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro, mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais, como local do apiário próximo à flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação ...
Porque não pode usar colher de metal na descoloração?
Esta recomendação é dada porque a amônia contida na formulação de algumas tinturas pode oxidar em contato com o metal, causando reações indesejadas aos cabelos, como o ressecamento dos fios.
Porque não pode pôr a mão no pote de creme de cabelo?
“Pode ter variação de pH, de temperatura. Por encostar na pele você pode ir mudando a característica física do produto. Por exemplo, colocar metal dentro do creme pode gerar essas mudanças”, conta. A orientação da dermatologista é usar sempre uma espátula limpa feita de madeira ou plástico.