É correto usar do que?
A expressão "do que" se escreve de modo separado, e não junto. Isto porque o "do" é a formação da preposição de + o, quando faz menção a algo juntasse ao que, que pode ter inúmeras classificações (conjunção, interjeição, dentre outras).Quando usar a palavra doque?
Usa-se para introduzir uma frase ou oração relativa, servindo de complemento directo e relacionado com um antecedente (ex.: o homem que vejo não é o mesmo de ontem).Pode usar vírgula antes do que?
Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.Pode ter vírgula depois do que?
Nesse caso, vai depender da função do "que" na oração. Se "que" tiver função de pronome relativo, a vírgula vai altera o sentido da frase. Para identificar o pronome relativo, você pode substituir "que" por "o qual" ou "a qual".Pode usar PROTETOR SOLAR de CORPO no ROSTO?
Onde não se pode colocar vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula:1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
É doque ou do que?
Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que.O que é do que?
Do que* é uma locução prepositiva interrogativa que significa «de que assunto», «qual a origem [ou tema] do assunto que vais falar». Pode fazer-se a inversão para melhor se entender: «Vais falar do que [de que assunto}».Qual é a função do que?
A palavra “que” é um termo multifuncional na língua, atuando como pronome relativo, conjunção, advérbio e interjeição, dependendo do contexto. Ela desempenha um papel essencial na conexão de ideias, introdução de informações e construção de frases em uma variedade de contextos linguísticos.Como substituir o uso do que?
O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais". Exemplos: O livro que (o qual) eu li refere-se à norma do Novo Acordo Ortográfico.Quais são as classificações do que?
A Classe Gramatical da Palavra QUE – QUÊ
- Pronome (relativo, interrogativo e indefinido)
- a) pronome relativo – QUE = QUAL. “O país precisa de uma força jovem que possa impulsionar o progresso.” ...
- b) pronome interrogativo – frases interrogativas diretas. “Que foi feito daquela obra?”
- c) pronome indefinido – QUE = QUANTO(a)
Onde usar de que?
– Empregamos de que, quando o verbo que antecede este de que exige a preposição de. Aqui vão dois exemplos: a) Quem se lembra, lembra-se de – de alguma coisa: Lembrei-me de ir a casa do João.Pode exemplos?
- Ela pode enviar o e-mail até sexta-feira. - Hoje, você pode sair do estágio mais cedo. - Você pode levar o carro para oficina? - Ela pode jogar futebol.Quando se usa do qual?
“Do qual” é o resultado da junção da preposição “de” com o artigo masculino “o” e o pronome “qual”. Ele é utilizado quando o verbo da oração é transitivo indireto e pede por essa preposição. Exemplo: Este é o filme do qual eu falei. Neste caso, o verbo “falar” pede a preposição “de”: falei de que/quem?Como evitar o uso do que?
A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos.O que substituir por "que"?
Por que relativo
- pelo qual;
- pela qual;
- pelos quais;
- pelas quais;
- por qual;
- por quais.