Pode Colocar Downpipe Sem Remap? Embora seja possível instalar um downpipe sem fazer uma reprogramação (remap) do software do motor, é altamente recomendável realizar essa adaptação.
É necessário fazer remap após instalar o Downpipe? A realização da substituição de partes do sistema de exaustão não necessariamente deve ser acompanhada por um remap. No entanto, como estamos falando de ganhos de potência, a reprogramação da ECU aliada a esta customização permite ganhos maiores.
A melhor razão para comprar um downpipe é que o ganho de desempenho é perceptível em uma ampla gama de RPMs. Embora seja geralmente aceito que a instalação dele adicione “apenas” 10 a 20 cavalos de potência. No entanto, esse ganho é perceptível sempre que o turbo estiver engatado.
O downpipe é uma peça que substitui a seção do escapamento do carro entre o turbo e o sistema de escape principal. Ele é projetado para melhorar o fluxo de gases de escape, o que pode resultar em um aumento na potência e eficiência do motor.
O downpipe substitui o primeiro cano que sai após o turbocompressor, ele é usado para retirar a restrição que o catalisador impõe. Diminuindo a restrição, agilizamos um dos ciclos do funcionamento do motor, trazendo mais potência. A instalação deste produto pode alterar o som do veículo e pode gerar mais potência.
DOWNPIPE SEM REMAP ESTRAGA O CARRO? - Performance by Rafa
Qual ganho de potência com downpipe?
Além disso, enquanto o downpipe consegue garantir um ganho de potência entre 5 a 6 cavalos, o Remap consegue melhorar o desempenho do seu veículo em até 30%. Por isso, se você quiser elevar ainda mais a potência do seu carro, fazer o Remap mesmo depois do downpipe pode ser uma boa ideia.
Para regularizar essa modificação, basta procurar o Detran do seu estado e iniciar a solicitação de mudanças nas características de seu veículo. Em alguns lugares, pode ser necessário obter certificações e aprovações específicas para modificações no sistema de escapamento.
Downpipe é O Sistema De Ligação Entre A Turbina E O Restante Do Escapamento (Catback), Eliminando Do Conversor Catalítico E Redimensionamento Do Diâmetro Da Tubulação, Visando Melhorar A Vazão Dos Gases Do Escapamento, Diminuindo A Restrição E Promovendo Assim Aumento De Potência E Torque.
Para que Serve Downpipe? O principal papel do downpipe é otimizar o fluxo de gases do escapamento, reduzindo o backpressure. Isso resulta em benefícios como aumento de potência, melhoria na resposta do turbo e um som mais esportivo.
Embora muitos afirmem que instalar um downpipe acrescenta “apenas” 10 a 20 cavalos de potência, é crucial ressaltar que esse ganho é perceptível sempre que o turbo entra em ação, resultando em um aumento no desempenho do veículo.
Na verdade, a tubulação comum que leva os gases do sistema coletor até o catalisador e até a saída, já é chamada de downpipe. Ou seja, o termo é mais abrangente. É que no Brasil o termo acabou virando sinônimo da alteração, que consiste em um procedimento diferenciado.
Sobrecarga do motor: O aumento da potência pode sobrecarregar os componentes mecânicos do motor, como pistões e bielas, causando danos graves. Redução da vida útil do motor: O aumento da potência também pode levar à redução da vida útil do motor, pois os componentes são submetidos a maiores esforços e desgaste.
Vale ressaltar, também, que o REMAP é legalizado e pode ser feito sem comprometer a garantia do veículo, desde que realizado por uma empresa especializada e com experiência no ramo.
Os valores de um remap no mercado podem variar de R$900,00 a até algo em torno de R$7.500,00 reais dependendo do veículo, do modelo, da categoria, etc. O que varia também na precificação é o tipo de stage, que pode ser: stage 1 e stage 2.
Donald Arthur "Don" Piper (Peoria (Illinois), 5 de março de 1911 — Temple City, 25 de março de 1963) foi um basquetebolista estadunidense que fez parte da Seleção Estadunidense na disputa da modalidade basquetebol nos XI Jogos Olímpicos de Verão em 1936 realizados em Berlim na Alemanha Nazista.
O que é um Stage 2? O stage 2 de um remapeamento, por sua vez, é aquele responsável por buscar torque e potência superiores aos conquistados durante o stage 1. Para isso, um poderoso software, de alta performance, é utilizado, justamente para que se conquistem os benefícios desse remapeamento.
Os ganhos de potência variam de acordo com o tipo de veículo, mas em geral, motores aspirados podem alcançar cerca de 10%, enquanto os sobrealimentados podem atingir até 30%. O aumento notável em potência e torque torna o “Stage 2” uma escolha irresistível para entusiastas automotivos.
Stage 4. O stage 4, o maior de todos, é realizado por poucas empresas devido à especificidade, inteligência exigida, equipamentos e equipe qualificada envolvidas no processo. É o mais alto grau de remap, levando o carro a outras possibilidades de performance, motorização, potência e velocidade.
R: Para stage 1 os ganhos obtidos variam de acordo com a capacidade mecânica de cada. Em regras gerais os ganhos ficam entre 10% para os motores aspirados e 30% para os motores sobrealimentados (turbo).
Na prática, o CTB não tem nenhuma regra que proíbe modificar o escapamento original do carro. Sendo assim, apenas usar escapamento esportivo jamais é um motivo para infração de trânsito.
O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece que o nível de ruído emitido pelo escapamento do veículo não deve ultrapassar 99 decibéis a uma distância de 7 metros. Além disso, é proibido o uso de escapamentos que não tenham o catalisador ou que as saídas de ar estejam direcionadas para cima.
não original e um equipamento proibido por lei. o que é também uma infração de natureza grave. portanto se você quiser ficar dentro da lei. não coloque o difusor. se para você não tem problema.