Lenços umedecidos e géis, ambos específicos para a limpeza dos olhos, também são indicados para fazer essa higienização. Não há necessidade de limpar os olhos em si, a não ser em alguma patologia, mas neste caso haverá indicação específica do médico que está realizando o tratamento.
Lenços umedecidos e géis específicos para a higiene ocular também são indicados, mas é importante conversar com o seu oftalmologista. No geral, não é preciso lavar os olhos em si, apenas em volta. Caso seja necessário, seu oftalmologista irá prescrever o produto adequado.
Além disso, é preciso que essa lavagem interna seja feita com bastante cuidado… Coloque um pouco de água no canto do olho (com a ponta dos dedos) e deixe que ela entre devagar nos olhos. Dependendo do caso, o melhor é procurar um médico oftalmologista.
Para lavar o olho com muitas secreções, molhe uma gaze com soro fisiológico armazenado previamente em geladeira e passe no sentido do canto do olho para fora. Não se esqueça de usar uma gaze para cada olho, para evitar contaminações. O mesmo processo deve ser realizado após uma cirurgia ocular.
A limpeza deve ser feita com solução específica para higiene ocular ou com sabonete/xampu neutro, pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. O produto pode ser aplicado com um algodão ou com as mãos limpas, e enxaguado com água corrente.
Sempre recomendamos lavar os cílios com shampoo de bebê diluído em água filtrada, no mínimo três vezes por semana; Já a escovação dos cílios manterá suas extensões sempre alinhadas e exuberantes, além do atrito estimular o crescimento dos cílios naturais.
Qualquer que seja o caso, porém, é fundamental lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde.
Tudo o que você vai precisar são: um rolo de papel toalha extra macio e alguns ingredientes simples de sua cozinha. Depois de preparada a solução, você pode deixá-la numa tigela e usá-la com lenços de pano ou com uma toalha macia.
Os lenços umedecidos são mais suaves, macios, espessos e resistentes, promovendo uma limpeza mais eficiente, comparado ao papel higiênico tradicional. Além disso, possuem extratos naturais que ajudam a manter a hidratação e proteção da pele.
Para quem evacua muito fora de casa e não consegue lavar com água e sabão, o uso do lenço umedecido se torna uma opção melhor do que o papel higiênico seco, mas não deve ser usado sempre, segundo Vinícius Lacerda, cirurgião do aparelho digestivo e médico assistente voluntário do ambulatório de doenças infecciosas do ...
O que fazer ao ter sensação de areia no olho? Na maioria dos casos — quando se trata de algo simples — apenas lavar o olho com água mineral gelada já resolve o problema. Além disso, o seu próprio organismo pode identificar a presença de um corpo estranho e produzir mais lágrima para remover a partícula.
Se você precisar lavar os olhos, utilize uma solução de soro fisiológico estéril, disponível em farmácias e drogarias. Aplique a solução suavemente nos olhos, inclinando a cabeça para trás e deixando a solução fluir suavemente sobre os olhos.
Há ainda quem nos pergunte se o soro fisiológico pode ser usado nos olhos, se faz mal ou não e como deve ser usado. A verdade é que, por vezes, isso depende de pessoa para pessoa e de problema para problema, mas, por norma, o soro fisiológico não faz mal nenhum e até é aconselhado por médicos e farmaceutas.
A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas e os mais comuns são os erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). A sensação de “turvamento” ou “enevoamento” também pode ocorrer como um sintoma secundário de outros problemas, como a enxaqueca e a diabetes.
Para realizar a higiene ocular, o ideal é usar água fria e algum sabonete ou adstringente neutros, que pode ser um xampu neutro de bebê, por exemplo, na região externa dos olhos. Lenços umedecidos e géis, ambos específicos para a limpeza dos olhos, também são indicados para fazer essa higienização.
Se os cílios postiços não forem higienizados adequadamente antes da aplicação, bactérias e germes podem se acumular, o que pode levar a infecções oculares, incluindo conjuntivite alérgica.
Por conta de sua importância para a saúde ocular, os cílios exigem alguns cuidados necessários no dia a dia. Um deles é a limpeza, deve-se utilizar sabonete neutro diariamente para lavar tanto os cílios quanto as pálpebras.