Resposta. Resposta: Sim, em muitos ambientes hospitalares é permitido o uso de maquiagem e adereços, mas isso pode variar de acordo com as políticas e regulamentos de cada instituição.
Outra recomendação às profissionais que atuam na assistência à saúde é com relação ao uso de maquiagem. As colaboradoras devem optar por um visual leve e evitar o uso de cílios postiços ou outros elementos.
Nesse sentido, é recomendado que a equipe de enfermagem, especialmente as pessoas que fazem uso de maquiagem, evite passar batom, sombra, base e demais cosméticos de coloração forte ou colorida.
O paciente não deve trazer para a internação: Alimentos, objetos de valor (jóias, relógio, cheque, dinheiro, etc.), travesseiro, edredom, cobertor, pijama, camisola, roupa de cama, toalha de banho, fralda e cigarro. Também não deve utilizar esmalte e base nas unhas das mãos ou dos pés.
A NR 32 prevê a proibição do uso de adornos pelos trabalhadores, principalmente aqueles que mantêm contato com agentes biológicos e considera como adornos alianças, anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos, gravatas e crachás pendurados com cordão.
MAQUIAGEM PARA TRABALHO/ENFERMEIRA E PROFISSIONAIS DA SAÚDE | ALINE DUARTE
O que é proibido no hospital?
É proibido fumar e ingerir bebidas alcoólicas em qualquer área do Hospital; Lave sempre as mãos ou utilize gel antes e depois da visita; Não forneça nenhum medicamento ao paciente, apenas a equipe de saúde está apta a isso; Näo manuseie equipamentos em nenhuma hipótese.
– Não use maquiagem no dia do seu procedimento. O uso de maquiagem e cremes faciais com cor podem atrapalhar na monitorização da sua vitalidade durante o procedimento e devem ser evitados. Os pelos faciais podem atrapalhar na fixação de dispositivos (ex: tubos e cateter de oxigênio) durante o procedimento.
Tomem bastante cuidado com as calças jeans, calças mais justas do modelo legging podem ser bastante desconfortáveis. Por isso, prefira as calças mais larguinhas, com tecido plano, pois, além de possuir uma elegância maior, são muito mais confortáveis para um plantão ou para permanecer o dia inteiro no hospital.
Somente é permitido visitar pacientes e circular no ambiente hospitalar com vestimenta adequada. O uso de roupas sumárias, como shorts, saias curtas, roupas transparentes, bermudas, camisetas, trajes de banho, chinelos e calçados abertos, não é apropriado para o acesso ao hospital.
A conclusão foi de que os produtos de beleza dificultam a abertura dos poros da pele, impedindo a liberação do suor e desequilibrando a regulação da oleosidade.
O Manual de recomendações gerais para organização dos serviços de saúde e preparo das equipes de enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) cita: “UNHAS: devem estar curtas, limpas e com esmalte claro, para que possibilite higienização adequada”.
Em um hospital, espera-se que o corpo esteja coberto e que se use sapatos fechados. O uso de cropped, por exemplo, deve ser reservado para momentos de lazer, e não para o ambiente clínico.
O ônus do negócio empresarial cabe ao empregador, sendo deste a obrigação de prover aos funcionários todas as ferramentas necessárias para execução dos serviços, inclusive maquiagem, esmalte e removedor quando estes forem itens laborais obrigatórios.
- Não é permitida a entrada nas dependências do Hospital usando: Minissaia, vestidos e bermudas curtas (acima do meio da coxa), camisas sem mangas, roupas decotadas e/ou transparentes, sapatos abertos, chinelos, boné, chapéu ou capacete.
Em algumas situações, é recomendado o uso de vestimentas descartáveis sobre o pijama hospitalar para garantir uma proteção adicional contra a contaminação cruzada e a disseminação de doenças infectocontagiosas.
A maior parte dos hospitais solicita que os funcionários utilizem calçados que atendam à norma NR 32. O Calçado, para estar de acordo com a NR-32, deve ser totalmente fechados, ou seja, não deixar aparente o Calcanhar, Peito do Pé, Dedos do Pé ou mesmo as laterais.
Por isso, antes de adquirir um calçado ou mesmo outro equipamento de trabalho, confira o que a Norma diz a respeito. De maneira geral, um calçado ideal para se trabalhar em um hospital, consultório ou ambulatório, por exemplo, é um modelo fechado. Ou seja, calcanhar, peito do pé e mesmo dedos devem ficar protegidos.
· Se você estiver menstruada, não existe contraindicação para a realização da cirurgia. É necessário somente um cuidado a mais, portanto avise a equipe médica e a enfermagem. · É importante saber se você está grávida ou não, já que a gravidez impede a realização da cirurgia.
Posso usar maquiagem no dia da cirurgia? Não utilizar maquiagem, esmalte, grampos de cabelo, lentes de contato, jóias e piercings no dia da cirurgia. Esses adornos dificultam a monitorização durante o ato cirúrgico. Além de causar interferência, em consequência podem levar a queimaduras ao utilizar o eletrocautério.
Não há necessidade de depilar a área da cirurgia. Caso tenha esse hábito solicitamos que não faça nos dias que antecedem a cirurgia. A depilação, independente do método utilizado, sempre provoca uma irritação na pele aumentando a flora bacteriana com consequente aumento do risco de uma infecção no local da cirurgia.
Estudos científicos apontam que os adornos usados nos setores assistenciais abrigam agentes patogênicos, aumentando o risco de infecção e comprometendo a segurança do paciente. Isso porque eles dificultam a higienização adequada das mãos e de superfícies corpóreas.
De maneira geral é o ideal - pois para realizar cirurgia colocamos uma película plástica adesiva que segura o cílios para que não contaminem a cirurgia. Ainda, os cílios postiços fio a fio são uma fonte de contaminação no intraoperatório e pós operatório.
Os adornos não devem ser usados durante o trabalho nas áreas assistenciais, visto que facilitam o acúmulo de micro-organismos. Anéis, aliança, relógios e pulseiras, por exemplo, não permitem a lavagem correta das mãos e não secam completamente, acumulando umidade e resíduos.