Para o órgão, a temperatura nas empresas deve ser de 20ºC a 24ºC no verão e entre 23ºC e 26ºC no inverno. Então, no caso de o ambiente não ter ventilação natural, o ar-condicionado no trabalho deve respeitar os parâmetros da NR-17.
Recomendações para manter uma temperatura confortável durante a noite. · Ajuste o ar-condicionado para uma temperatura entre 18°C e 22°C: ela é ideal para o sono de qualidade, proporcionando um ambiente propício para o descanso.
Quando você ajusta a temperatura do ar-condicionado para 17ºC, além de não resfriar o ambiente mais rápido, você também consome mais energia. Isso, porque o aparelho de ar condicionado vai se esforçar mais (mesmo não conseguindo) para atingir a temperatura desejada mais rapidamente.
A agência reguladora brasileira estipula que no verão, o ar-condicionado pode funcionar entre 23 °C a 26 °C. Já no inverno, a temperatura pode oscilar em torno de 20 °C a 23 °C.
A NR17 do Ministério do Trabalho determina que a temperatura do ambiente de trabalho, onde deverão ser executadas atividades que se exige do intelecto, seja efetiva entre 20 e 23 graus celsius, com umidade relativa inferior a 40%.
Para o órgão, a temperatura nas empresas deve ser de 20ºC a 24ºC no verão e entre 23ºC e 26ºC no inverno. Então, no caso de o ambiente não ter ventilação natural, o ar-condicionado no trabalho deve respeitar os parâmetros da NR-17.
A fim de preservar a durabilidade do equipamento, existe uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a temperatura para deixar o ar-condicionado no inverno. No modo de aquecimento ou de resfriamento, o aparelho deve ser ligado entre 22 °C e 26 °C no inverno.
Qual a menor temperatura que um ar-condicionado pode chegar?
Geralmente, o grau mais frio do ar-condicionado é por volta dos 15º a 16º Celsius, mas não caia na tentação de manter seu aparelho funcionando nessa faixa de temperatura. A Leveros vai te ensinar um jeito muito mais eficiente, seguro e econômico de manter seu equipamento funcionando.
Qual é a temperatura ideal para dormir com ar-condicionado?
A temperatura ideal do ar-condicionado para dormir fica entre a faixa de 23 e 25ºC. Com o passar da noite, a temperatura do lado de fora do ambiente cai de forma significativa até a manhã. Isso faz com que o espaço interno com ar-condicionado fique cada vez mais frio com o passar do tempo e a ação do eletrodoméstico.
Para evitar o consumo de energia desnecessário e manter o clima agradável, o ideal é que o ar-condicionado fique entre 20°C e 23°C durante o verão e 23ºC e 26ºC no inverno. Essas são recomendações da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ambientes fechados.
Então, pode deixar o ar no 17? Embora você possa, a resposta é que não é o ideal. Temperaturas muito baixas podem trazer desconforto, aumento no consumo de energia e até danos ao aparelho.
7. O que posso fazer com o cômodo pra ele gelar mais? As cores do seu ambiente e os objetos e aparelhos funcionando interferem diretamente na capacidade de refrigeração do ar-condicionado. Você pode priorizar o uso de luzes frias para a iluminação, por exemplo (lâmpadas incandescentes sempre aquecem mais).
Em comparação com outras funções, o ar-condicionado no modo ventilador gasta menos energia. É considerada uma opção mais eficiente, principalmente em dias mais frescos. Uma dica extra é ligar o ar-condicionado no modo resfriamento por alguns minutos e alterar para o modo ventilação após alcançar a temperatura desejada.
— Se deixarmos o ar-condicionado ligado em 23 graus, por exemplo, será mais fácil de atingir a temperatura local, e o compressor irá se desligar, economizando, assim, mais energia. Essa economia pode chegar a 50% – garante.
Os especialistas em sono recomendam que a melhor temperatura para dormir é de aproximadamente 18,3 ˚C. Quando o quarto está muito mais quente ou frio, pode impedir que adormeça e afetar a qualidade do sono.
Na verdade, o ar que sai do ar-condicionado é mais gelado do que a temperatura escolhida. A partir daí, ele se mistura com o ar do ambiente, o que faz com que ele se resfrie. Conforme explicado acima, a medição de temperatura é feita com o ar que retorna ao aparelho.
Saiba que a temperatura máxima do ar-condicionado fica em torno de 28°C, com alguns modelos alcançando até 32°C. Para que trabalhe naquela temperatura, é necessário que o equipamento esteja no modo “heat”, ou seja, no quente ou no aquecimento.
Em geral é considerado frio temperaturas mais baixas do que 20°C. Entre 20°C e 25°C é considerado temperatura normal. De 25°C a 30°C está quente. De 15°C a 20°C está frio.
De acordo com a norma vigente, os ambientes de trabalho devem atender ao disposto no item 17.8.4.2 da NR 17 em relação à temperatura, velocidade do ar e umidade com a finalidade de proporcionar conforto térmico nas situações de trabalho.
As atualizações da NR-17 introduziram mudanças significativas que impactam diretamente os ambientes de trabalho. Entre os principais pontos revisados, destacam-se os Anexos I e II, que tratam do trabalho dos operadores de checkout e do trabalho em teleatendimento/telemarketing, respectivamente.
Caracterizada como Norma Geral pela Portaria SIT nº 787, de 28 de novembro de 2018, a redação da NR-17 estabelece parâmetros para permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.