Durante a partida, o jogador pode driblar, quicar, arremessar, passar, rolar ou tapear. A cada toque na bola, só é permitido dar um passo estando com a posse dela. Além disso, um drible acaba quando a bola é tocada com as duas mãos. Caso isso aconteça e ela volte a ser quicada, é considerado infração.
A infração é marcada se você der mais de dois passos sem bater a bola. Para evitar isso, dê apenas dois passos sem driblar antes de passar ou dar um chute. Você tem direito a mais um passo se você já estiver com um pé no chão ao receber um passe.
Passos – O jogador não pode executar mais de dois passos com a bola na mão. Faltas pessoais – É uma falta que envolve contato com o adversário, e que consiste nos seguintes parâmetros: Obstrução, Carregar, Marcar pela retaguarda, Deter, Segurar, Uso ilegal das mãos, Empurrar.
Além de proteger a bola, o behind the back pode ser utilizado ao mesmo tempo para trocar de mão, já que na frente o movimento está impossibilitado pelo marcador. Quando bem executada, essa troca nas costas pode ser o momento para abrir espaço e avançar para o ataque.
No basquete, uma das principais regras é que os atletas só podem se movimentar na quadra driblando, ou seja, quicando a bola pelo chão. Para fazer isso, a dica é trabalhar o posicionamento do corpo, o drible baixo e o controle de bola. Entendendo como driblar os adversários, você pode passar para o arremesso.
Uma "caneta" (ou, no Brasil: túnel, canetinha, janelinha, rolinho, ovinho, tabaca, em Angola: caguero, em Portugal: cueca, rata, ova) é uma habilidade usada principalmente no Futebol, mas também no hóquei em campo, hóquei no gelo e basquete.
O pivô é o jogador que atua mais próximo à cesta, tanto na defesa, quanto no ataque. Sua principal função é brigar pela posição onde possa receber (ataque) ou impedir (defesa) o passe. Lutar pelos rebotes é uma obrigação dos pivôs. Na grande maioria das vezes é o atleta mais alto da equipe.
Pular no lance livre (Não é recomendado pular no lance livre para não correr o risco de queimar a linha de marcação.) Não secar as mãos (pode escapar a bola das mãos).
São casos de violação: 1. Tocar na bola depois de recolocá-la em jogo de fora da quadra, antes que outro jogador a tenha tocado; 2. Ter qualquer parte do seu corpo sobre, as linhas laterais ou de fundo durante o arremesso; 3. Por bola em jogo, depois de um dos árbitros tê-la concedida a outra equipe; 4.
Conforme as regras do basquete, não é permitido o bloqueio de um arremesso quando a bola já se encontra numa trajetória descendente. Se um jogador de defesa interceptar uma bola na descendente, o juiz deve sempre dar o ponto para o time que realizou o arremesso.
A bola é sempre jogada com as mãos. Não é permitido andar com a bola nas mãos ou provocar o contato da bola com os pés ou pernas. Também não é permitido driblar com as duas mãos ao mesmo tempo.
In fantasy basketball, GTD is an acronym that means "Game Time Decision." It refers to a player's potential availability for a given game or contest. If a player is listed as "GTD," it's generally believed that he has about a 50 percent chance to play in the team's next game.
Isto acontece porque pelas novas regras o momento em que o jogador agarra a bola, seja ao receber o passe ou a terminar o drible, é o apelidado "passo zero", podendo então na sequência efetuar ainda os habituais dois passos (1 e 2).
🏀 QUANTAS FALTAS UM JOGADOR PODE SER EXPULSO DA PARTIDA? Durante um jogo da NBA, cada jogador possui um limite de cinco faltas pessoais. Caso o participante da partida cometer a quinta falta, o jogador deve ser excluído, ou falando na linguagem do basquete, ejetado.
Você também não pode: picar a bola, pegá-la com as mão e picá-la novamente; Não pode picar a bola com ambas as mão juntas; Não pode apoiar a bola por baixo, ou seja, conduzir a bola levando a mão sob a bola. Todos estes aspectos são considerados drible ilegal e tem a mesma penalidade da caminhada.
Em qualquer modalidade esportiva, é preciso que o jogador domine seu corpo com alguns movimentos do esporte. Os fundamentos técnicos do basquete são: manejo de bola, controle do corpo, drible, arremesso, passe, bandeja, jump e rebote.
O basquete surgiu no final do século 19, mais precisamente no ano de 1891. O professor canadense James Naismith dava aula numa escola cristã chamada Springfield College.