Os três tipos de pilhas possuem elementos químicos em sua composição e não devem ser utilizadas fora do prazo de validade, pois podem estragar o equipamento. Quando sua pilha perder a utilidade, lembre-se que é muito importante descartar de maneira correta para preservar o meio ambiente.
As pilhas têm prazo de validade? Sim, as pilhas também têm prazo de validade. As pilhas comuns duram até 3 anos e as alcalinas até 5 anos. Para que sua durabilidade seja mantida, é preciso armazenar as pilhas em locais secos e com abrigo de luz e calor.
A maioria das pilhas perde energia lentamente ao longo do tempo, mesmo fora de uso. Mas a tecnologia Duralock mantém as pilhas não utilizadas novas e carregadas por até dez anos, se estas forem armazenadas em temperatura ambiente.
Você precisará investir cerca de R$50,00 no carregador, mas a maioria das pilhas recarregáveis disponíveis hoje no mercado já anuncia um tempo de vida entre 800 e 1.000 recargas.
As pilhas recarregáveis Duracell® estão disponíveis nos tamanhos AAA e AA, podem ser recarregadas centenas de vezes e têm duração de até 10 anos. Além de serem pré-carregadas, o que permite o uso imediato, elas permanecem carregadas por até 12 meses* quando não estão em uso.
Os três tipos de pilhas possuem elementos químicos em sua composição e não devem ser utilizadas fora do prazo de validade, pois podem estragar o equipamento. Quando sua pilha perder a utilidade, lembre-se que é muito importante descartar de maneira correta para preservar o meio ambiente.
R: Na embalagem consta a data de fabricação (02/2020), e na pilha onde indica o polo positivo em baixo relevo consta a data de validade (02/2030), logo 10 anos de validade.
Com o passar do tempo as pilhas se esgotam, ou seja, deixam de funcionar. Isto ocorre porque após algum tempo a ddp apresenta um valor insuficiente para sustentar uma corrente elétrica e a pilha é considerada esgotada.
O mais adequado é armazenar os itens dentro de um pote, em casa mesmo, e depois procurar um totem de coleta, como o da Green Eletron (iniciativa nacional de reciclagem de pilhas, baterias e eletroeletrônicos), e despejar os objetos nesses locais.
Segundo o professor de química Marcelo Möller Alves, quando colocamos uma pilha nessas condições na geladeira, a temperatura baixa favorece a solubilidade da amônia na pasta interna, liberando a barra de grafita e permitindo o fluxo de elétrons. Dessa forma, a pilha volta a funcionar.
As pilhas AAA proporcionam energia confiável aos aparelhos do dia a dia, como brinquedos, controles remotos, consoles de jogos portáteis, fechaduras eletrônicas, lanternas, etc. Além disso, a tecnologia de Duracell preserva a energia das pilhas que ainda não foram usadas, por até 10 anos.
As pilhas AA têm tamanho médio e são bem conhecidas, servindo em brinquedos, pequenas lanternas e alguns modelos de controle remoto, viu? As pilhas AA também são conhecidas como pilhas caneta! Já nos equipamentos menores, as pilhas AAA, também chamadas de palito, são as que consomem baixa energia e encaixam certinho!
Por exemplo, se temos uma bateria de 2Ah, alimentando um equipamento com corrente de 0,5A, a duração é calculada dividindo-se a capacidade da bateria pela corrente do equipamento, ou seja: Tempo de duração = 2Ah / 0,5A = 4 horas. Tempo de duração = 2Ah / 4A = 0,5 horas.
Toda pilha e bateria possui uma validade especifica, as Pilhas de Zinco possuem validade de 3 anos e as Pilhas Alcalinas possuem validade de 5 anos, segue abaixo como verificar a validade da pilha.
As pilhas Alcalinas, no entanto, armazenam maior quantidade de energia e duram mais tempo. Isso porque ela conta com hidróxido de potássio ou hidróxido de sódio no lugar do cloreto de amônio em sua composição, o que faz com que ocorra transferência de elétrons de um pólo para o outro com mais facilidade.
Um par de pilhas comuns dura, em situações de uso contínuo, de 5 a 7 dias. Pilhas alcalinas costumam prometer durabilidade até dez vezes maior do que a das pilhas comuns.
Baterias e pilhas contêm substâncias químicas tóxicas, como mercúrio, chumbo e cádmio, que podem contaminar o solo, a água e o ar. Quando essas substâncias entram em contato com o meio ambiente, podem causar danos à saúde humana e ao ecossistema como um todo.
A pilha usada costuma vazar um líquido contido em seu interior, que é rico em metais tóxicos - os mencionados acima. Entre os males provocados pelo contato com metais pesados estão: doenças nos rins, pulmão, ataque ao sistema nervos central e ainda câncer.
Uma alta temperatura aplicada sobre a pilha pode detonar uma explosão. O excesso de calor aumenta a geração de hidrogênio. Quanto mais quente, maiores as chances de o gás entrar em ignição. Os recarregadores invertem as reações químicas das pilhas para tentar restaurar seu estado original.
Além de serem pré-carregadas na fabricação, o que possibilita o uso imediato, elas permanecem carregadas por até 12 meses quando não estão em uso e têm duração de até 10 anos.
Não desmonte, modifique, solde ou mergulhe as pilhas em líquido. Isso pode provocar curtos-circuitos, vazamentos e possíveis ferimentos. Assim, cada carga dura mais e a vida útil de suas pilhas recarregáveis também. Sempre retire o carregador da tomada assim que as pilhas forem completamente carregadas.
No de alcalina, a Duracell domina com 41%, seguida pela Rayovac, com 33,8%. A briga entre as duas marcas não é exclusividade brasileira. A disputa já aconteceu em países onde a campanha foi lançada, como no Chile. Lá, diz a Rayovac, a Duracell questionou a validade dos testes comparativos.