O que acontece se usar duas memórias RAM diferentes?
Respostas (1) Sim, ter memórias de frequências diferentes pode afetar o desempenho do sistema. O ideal é ter memórias com a mesma frequência para evitar problemas de compatibilidade e desempenho.
Entendendo as ESPECIFICAÇÕES de um MEMÓRIA RAM! - MHz, Latência, DIMM/SODIMM e etc! #ishiiresponde
Tem problema misturar memória RAM?
Outro ponto importante é que o conjunto de memórias RAM precisa ter especificações idênticas — de preferência da mesma marca e modelo. Ou seja: nada de misturar pentes diferentes de memória RAM para evitar problemas de desempenho, incompatibilidade e afins.
Por exemplo, os processadores Intel® Xeon® Silver suportam a memória DDR4 com uma velocidade máxima de 2400 MHz. A memória DDR4-2666 pode ser usada com esses processadores, mas será usada a uma velocidade máxima de 2400 MHz, se suportada pela memória e placa-mãe.
A velocidade do seu processador e a velocidade do barramento da placa-mãe do computador são os fatores limitantes na velocidade da RAM instalada no seu computador.
Pode colocar dois pentes de memória RAM diferentes?
Então, embora seja possível, o uso de pentes de memória RAM com especificações e marcas diferentes, numa mesma máquina não é recomendável, principalmente se forem características muito distintas entre si. A melhor opção é usar pentes idênticos; se não for possível, busque pentes com características parecidas.
Posso usar Memórias RAM DDR3 e DDR4 juntas no mesmo computador? Não, as Memórias RAM DDR3 e DDR4 não são compatíveis entre si e não podem ser utilizadas juntas no mesmo computador. Além disso, as placas-mãe geralmente suportam apenas um dos dois tipos.
Procure pela quantidade máxima de RAM ou “Memória do Sistema” suportados. Será possível também saber o número máximo de pentes de memória suportados. As memórias RAM devem ser instaladas em pares.
Pode colocar uma memória RAM de 4GB e outra de 16GB?
Mas sim o tipo de memória RAM, se é compatível com a placa mãe e se possui o mesmo tipo de conexão, normalmente DIMM. O recomendado é comprar uma memória com a mesma frequência da que você já possui. Até pode funcionar com frequências diferentes, mas também há a possibilidade do computador nem ligar.
Pode, sem problema. O pior que pode acontecer é o computador simplesmente não ligar, ou ligar e apresentar instabilidades e/ou travamentos. Se isso acontecer, significa que os pentes "não se deram bem" um com o outro.
@Kayque Cruz Poder até pode, mas pode tmb afetar o desempenho do sistema. Suponhamos que se você usar os dois pentes de 8GB e um dos pentes de 4GB, o sistema funcionará em modo de canal simples e, portanto, pode haver uma redução no desempenho geral da memória.
Não é possível trabalhar com uma frequência maior do que a suportada pela placa mãe e pelo outro pente de memória. Em ambos os casos de memória RAM com frequência diferente, a máquina vai nivelar pela menor frequência, o que leva a uma redução do desempenho.
O que acontece se colocar duas memórias RAM diferentes?
elas vão funcionar na frequência mais baixa que no seu caso seria 2400mhz e não vai estragar seu PC. lembrando que para dual tem que pular um slot de memória. exemplo "A B A B" você colocaria as memória nos slot A ou nos B para funcionar a dual channel.
pode ser problema na Placa Mãe também. Há um regulador de tensão proximo aos slotss de memória que as veses esquenta de mais, ou simplesmente dá pau! Neste caso vc poderá tirar a dúvida testando com outro módulo de Memória, se os sintomas persistirem, pode ser sim a placa mãe!
É extremamente desaconselhável trocar qualquer componente de um computador com ele ligado, e este artigo vai explicar por quê. A fonte de um computador fornece eletricidade para todos os componentes.