Quem é obrigado a ter o SIF?
Todos os produtos de origem animal sob responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento devem ser registrados e aprovados pelo SIF, visando garantir produtos com certificação sanitária e tecnológica para o consumidor brasileiro e respeitando as legislações nacionais e internacionais vigentes.Pode vender mel sem rótulo?
Desta forma produtos sem rotulagem são inseguros para o consumo, além de sua comercialização ser uma infração passível de multa e apreensão do produto. Quadro 2 - Análise da conformidade dos rótulos de embalagens de mel em porcentagem.Qual selo o mel precisa ter?
O selo ARTE e os produtos de abelhasO selo ARTE permite que o criador ou criadora de abelhas, comercialize com segurança seu mel de jataí, de jandaíra ou mandaçaia fora do seu estado. Ou seu pólen, própolis e mel de Apis sendo comercializados em todo o país.
Quais produtos devem ter o SIF?
Quais produtos devem ter os selos SIF SIE e SIM? Todo produto de origem animal (carnes, laticínios, ovos, pescados, mel) tem a obrigatoriedade de serem certificados.COMO TIRAR S.I.F/S.I.E/S.I.M (CASA DO MEL)
Como tirar SIF de mel?
Dúvidas gerais. O pedido de obtenção do selo SIF deve ser feito diretamente ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento. É necessário primeiramente a elaboração de um projeto de construção e instalação do estabelecimento. Esse projeto é essencial para constituir um processo para aprovação prévia.O que substitui o SIF?
SISTEMA BRASILEIRO DE INSPEÇÃO (SISB): equivalência dos serviços de inspeção estadual e municipal ao serviço federal (S.I.F.), em que os produtos podem ser produzidos e comercializados em todo país, mas não exportados.Como legalizar a venda do mel?
Isso quer dizer que para comercializar e registrar mel no MAPA, o produto deve passar pela inspeção e receber o selo de aprovação do SIF em seu rótulo. Se algum estabelecimento for flagrado comercializando seu mel sem o selo do SIF, ele poderá ser autuado. Portanto, sem sua aprovação não é permitido comercializar mel!Como certificar o mel?
Para se adquirir a certificação do mel como orgânico é necessário que uma certifica- dora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), assegure que o produto está apto a ...Qual a validade do mel puro?
Normalmente, o prazo de validade do mel vendido nos mercados é de dois anos, pois após esse período pode haver, por exemplo, alterações em sua consistência, coloração, aroma e sabor. No entanto, o produto pode durar muito mais do que dois anos se bem conservado.Qual a legislação do mel?
Lei cria plano nacional para incentivar criação de abelhas e produção de mel. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.639, de 2023, que cria a política nacional de incentivo ao desenvolvimento de produtos e serviços em apicultura.Como obter SIF para mel?
Para obtenção do SIF é necessária a elaboração de um projeto de construção/instalação do estabelecimento para constituir um processo para aprovação prévia. Para tanto, devem ser consideradas as normativas específicas, observando-se aspectos sanitários e tecnológicos necessários.Como o mel pode ser comercializado?
O produto e o rótulo, para estarem aptos à comercialização, deverão estar devidamente registrados no Ministério da Agricultura. Seja em vidros ou em plásticos, o mel pode ser embalado manualmente, direto no registro de saída de mel, embalagem por embalagem.Quem fiscaliza o SIF?
Atualmente, o SIF tem atuação em mais de 5 mil estabelecimentos brasileiros, todos sob a supervisão do DIPOA. O selo surgiu quando foi editado o primeiro regulamento para a criação do serviço de inspeção dentro dos estabelecimentos processadores.Qual a importância do selo SIF?
O selo SIF é símbolo fundamental na garantia da segurança e qualidade dos produtos de origem animal no Brasil. Ele não apenas assegura que os produtos atendam aos rigorosos padrões sanitários, mas também aumenta a confiabilidade nas marcas e abre portas para o mercado internacional.Qual a diferença entre SIF e SIE?
Dessa forma, são eles SIM (quando comercializado no próprio município), SIE (no próprio Estado) e SIF (válido em todo o Brasil e para exportação).Como registrar meu mel?
Cadastro de apicultor e/ou meliponicultor na Defesa Agropecuária
- Para o Pré Cadastro, acesse o site do sistema GEDAVE: https:// gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br; ...
- Cadastro do produtor: - Preencha os dados básicos da pessoa física, endereço residencial, endereço de correspondência e contato.