Repleta de povos e situada no centro da Europa, ao longo do tempo, a Alemanha ganhou várias denominações. Além da designação atribuída pelos romanos, a etimologia de muitas delas está ligada, frequentemente, à tribo com a qual os povos vizinhos se relacionavam ou à forma pela qual os próprios germânicos se chamavam.
O primeiro nome da região Germania foi assim nomeada pelos romanos depois de uma guerra contra uma tribo que vivia no contorno do Rio Reno chamada “Germani”. Apesar de conquistarem uma boa parte da Europa Ocidental, nunca tiveram controle dessa região.
Etimologia. O termo "Alemanha" deriva do francês Allemagne — terra dos alamanos — em referência ao povo germânico de mesmo nome que vivia na atual região fronteiriça entre a França e a Alemanha e que durante o século V cruzou o rio Reno e invadiu a Gália Romana.
Por que a Alemanha tem tantos nomes? Os franceses a chamam de “Allemagne”; os poloneses, de “Niemcy”; os finlandeses, de “Saksa” e os ingleses, de “Germany”. Poucos países têm tantos nomes como a Alemanha. Um motivo disso é a sua localização geográfica, no centro da Europa.
Como todos sabemos, a Alemanha é chamada na língua inglesa: Germany (Germânia em Português) - e não, como se poderia supor, Dutchland. A razão para isso é simples, o "Dutch", a designação da língua holandesa em inglês, tem sido reservado pelos ingleses apenas para os holandeses desde o século XVII.
Como fui tratado na Alemanha após descobrirem que sou Brasileiro!? Me botaram pra correr!
Como Germany virou Alemanha?
Em inglês, quem nasce na Holanda é Dutch. Dutch tem a mesma origem de Deutsch, que é alemão em alemão. A origem desses termos é a palavra diutisc, do alto-alemão antigo, que significava algo como “para o povo”. Daí surgiram também o endônimo alemão, Deutschland, e o exônimo holandês para a Alemanha, Duitsland.
A Origem. Os povos germânicos, pertencentes à linhagem indo-europeia, foram originalmente estabelecidos na área entre o atual norte da Alemanha, as regiões meridionais da Suécia e Dinamarca e as costas do Báltico.
Acredita-se que ele tenha sido criado pelo então primeiro-ministro da Prússia, Otto von Bismarck, que liderou os demais Estados alemães para criar uma nação unificada. Bismarck tornou-se chanceler do novo país e seu primeiro imperador foi o rei da Prússia, Guilherme 1°.
A Alemanha também está comprometida com o fortalecimento da ordem internacional com base na Carta das Nações Unidas. No dia 18 de setembro de 2023 celebramos o 50º aniversário da adesão da República Federal da Alemanha e da República Democrática Alemã à Organização das Nações Unidas (ONU).
Quase 130 milhões de pessoas na Alemanha, Áustria, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Liechtenstein e Tirol do Sul (Itália) falam alemão como língua materna ou utilizam-na regularmente como segunda língua.
O sobrenome mais popular da Alemanha é Müller. Depois vêm Schmidt, Schneider, Fischer e Meyer. O topônimo mais comum na Alemanha é Hausen, que diz respeito a “Haus” (casa), uma moradia fixa.
Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.
Povos germânicos ou germanos são um grupo etnolinguístico indo-europeu originário do norte da Europa e identificado pelo uso das línguas indo-europeias germânicas que se diversificaram do proto-germânico durante a Idade do Ferro pré-românica.
Em número absolutos aproximados, são 30 milhões de protestantes, 28 milhões de católicos, 1,6 milhão de muçulmanos e 200 mil judeus. Um elemento peculiar da ligação religião e Estado, na Alemanha, é o Kirchensteuer, o Imposto da Igreja, a que estão sujeitos católicos e protestantes.
O alemão deriva a maioria de seu vocabulário do ramo germânico da família das línguas indo-europeias. Uma porção de palavras alemãs são derivados do latim e do grego, enquanto uma minoria vem do francês e do inglês.
Significado de alemão. O que é alemão: Para os Morros Cariocas, "ALEMÃO" significava "INIMIGO", dito no sentido de ser uma facção rival ou vinda de algum outro morro vizinho, no contrôle do tráfico local.
Na origem do povo alemão estão as tribos germânicas. Referências literárias a elas aparecem já antes da era cristã. Mas se passaram séculos até que elas formassem uma nação, já que no início não tinham unidade política.
Os nazistas viam os poloneses e outros povos eslavos como inferiores. Os poloneses que fossem considerados ideologicamente perigosos (tais como intelectuais e padres católicos) foram mortos [os nazistas decidiram que os demais eslavos seriam escravos da "raça superior"].
O processo de Unificação Alemã foi liderado pelo primeiro-ministro prussiano Otto von Bismarck, que concretizou a formação da Alemanha depois de três guerras no final do XIX.
Munique, a capital da Baviera, é frequentemente considerada a cidade mais cara da Alemanha. Com sua arquitetura imponente, parques deslumbrantes e uma cena cultural próspera, Munique atrai uma população global, resultando em uma alta demanda por habitação e serviços de alta qualidade.
Enquanto o comércio mundial dominado por multinacionais que representam cerca de 60% de toda a movimentação global, na Alemanha as Mittelstand são responsáveis por 68% das exportações. O setor automotivo, de maquinário, de eletrônicos e medicamentos estão entre seus pontos fortes.