Estudos associaram a exposição a longo prazo a um risco aumentado de câncer e doenças cardíacas (24, 25). Vários estudos em ratos e camundongos mostraram que as folhas e sementes de Moringa oleifera podem proteger contra alguns dos efeitos da toxicidade por arsênio (26, 27, 28).
O consumo da moringa pode resultar em alguns efeitos colaterais, como por exemplo náuseas, vômitos e diarreia. É recomendado evitar o consumo da casca raiz e de seus extratos pois contêm substâncias tóxicas que podem causar paralisia e, inclusive, pode levar a pessoa a óbito.
Entre esses componentes estão o chapéu-de-couro, cavalinha, douradinha, salsaparrilha, carobinha, sene, dente-de-leão, pau-ferro e centella asiática. Essas espécies vegetais têm autorização para uso somente em medicamentos, como fitoterápicos, e não em suplementos alimentares.
NÃO USE ESSA ERVA. A Anvisa proibiu | Dr Dayan Siebra
Quem tem gordura no fígado pode tomar o chá da moringa?
Os extratos da Moringa servem como um remédio eficaz para a manutenção com graus saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da Moringa , que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.
Quem tem pressão alta pode tomar o chá da moringa?
Rica em cálcio, ferro e zinco, a moringa também combate os radicais livres e ajuda a prevenir o envelhecimento, de acordo com o pesquisador. Lisita afirma também que ela atua no combate à hipertensão, diabetes, osteoporose, obesidade e aumenta a imunidade.
Inspeção identificou problemas na fábrica da empresa, em Monte Alto (SP). A Anvisa suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os alimentos da marca Fugini, produzidos pela empresa Fugini Alimentos Ltda.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda da lipotramina e da lipozepina, dois suplementos alimentares comercializados como emagrecedores. A decisão foi motivada pelo fato de não haver no órgão registros dos produtos como medicamentos #LiveCNNBrasil.
A moringa, também chamada de árvore da vida ou acácia branca, é uma planta medicinal que possui grande quantidade de vitaminas e minerais, como ferro, carotenoides, quercetina, vitamina C, entre outros, que proporcionam maior efeito antioxidante e anti-inflamatório.
A moringa oleífera é uma rica fonte de alimento. Este pode ser considerado o seu principal uso devido sua condição de hortaliça e seus altos valores nutricionais. As folhas da moringa são muito ricas em proteínas, vitaminas A e B, e em minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo.
A moringa é chamada de “árvore da vida”, pois nela é encontrada mais de 90 nutrientes e 46 antioxidantes. Ela é uma das fontes naturais mais ricas de vitaminas e minerais. Apesar de não ser muito conhecida, a Moringa Oleífera é uma árvore originaria da Índia e de certas zonas do norte da África.
Alguns estudos, demonstraram que a Moringa Oleífera é capaz de manifestar efeitos antidiabéticos e antioxidantes contra os danos prejudiciais do estresse oxidativo e complicações diabéticas (GUTIÉRREZ et al., 2018).
Outro produto barrado pela Anvisa foi o Sal Moído Refinado Iodado União, da empresa Maranata Salineira do Brasil Ltda. A Anvisa emitiu uma medida cautelar através da Resolução-RE Nº 1.689, publicada em 06/05/2024, após detectar que o produto apresentava níveis insatisfatórios de iodo.
De acordo com informações da Anvisa divulgadas ao G1, os lotes afetados começavam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo as letras K8, SH ou Z2, com data de validade a partir de 1º de abril de 2022.
Algumas plantas, como crotalária, erva cavalinha, kava-kava, cáscara sagrada e chaparral são potencialmente prejudiciais ao fígado. No entanto, o chá verde merece atenção especial, pois possui uma substância chamada catequina que, em grandes concentrações, causa a morte de células do fígado.
O uso contínuo de alguns deles como noz-da-índia, chá verde, hibisco, pholia negra, entre outros chás para perda de peso, pode causar sérios danos ao órgão, entre eles hepatite fulminante, hepatite crônica e cirrose.
Estão incluídos na proibição os medicamentos Alcachofra, Cáscara Sagrada, Castanha da Índia, Espinheira Santa, Cavalinha, Centelha Asiática, Ginkgo Biloba, Ginseng, Guaraná, Isoflavona de Soja, Marapuama, Maracujá, Sene e Unha de Gato do Laboratório Yaten.
Elas contém um potente antibiótico e fungicida, Terygospermin. As flores são tradicionalmente usadas como tónico, diurético e abortivo. Serve também para curar inflamações, doenças musculares, tumores, alargamento do baço. Na Índia o extrato tirado das flores serve para aliviar problemas de garganta e de cartaro.
No máximo uma xícara do chá por dia. Consumir as folhas na salada, mas, no máximo, duas vezes ao dia, porque ainda não sabemos de todos efeitos que ela pode gerar no organismo”, alerta Priscila. Renata ressalta que, “sem que a moringa esteja inserida no contexto de uma alimentação saudável, não há efeito algum”.