As aranhas são animais quе passam grandе partе do tеmpo paradas ou movеndo-sе lеntamеntе. Isso acontece por conta de diversas razões, sendo algumas delas a espera por presas, preservar energia e camuflagem.
Habitat: Florestas tropicais da América Central e do Sul, como na Amazônia. Veneno: Possui um veneno neurotóxico poderoso, podendo causar dor intensa, problemas respiratórios e até mesmo paralisia.
As aranhas são atraídas por poeira, sujeira e pequenos insetos, que são sua fonte de alimento. Portanto, limpe regularmente todos os cantos, frestas e áreas de difícil acesso, como sótãos, porões e armários.
O rigor mortis causa uma contração generalizada no organismo por causa do acúmulo de cálcio nas células dos músculos. No caso das aranhas, os músculos, que passam por dentro do exoesqueleto, ao se contraírem, provocam o encolhimento das suas oito pernas. “O mesmo ocorre com os demais artrópodes, como o escorpião.
Por que isso acontece? A água possui uma tensão de superfície, que faz com que as moléculas dos líquidos resistam a uma força externa. É essa tensão que permite que pequenos insetos, como a aranha- d'água, consigam andar sobre a água.
Uma das estratégias é conhecida como senta-e-espera, em que as aranhas permanecem paradas em um local à espera de presas móveis. Essa forma de captura permite ao predador economizar o máximo de energia entre uma captura e outra, mantendo o metabolismo baixo.
A visão também é uma qualidade rara nesses animais: dentre as cerca de 50 mil espécies de aranha no mundo, apenas 5% tem uma boa visão. Muitas só entendem a mudança da luz, o claro e o escuro. Quando a aranha diurna percebe que escureceu, por exemplo, ela se retrai ou foge.
Embora sejam predadoras generalistas, aptas a comer tudo o que caçam, as aranhas em geral capturam pestes inconvenientes e até insetos que transmitem doenças, como os mosquitos. Inclusive, na África existe uma espécie de uma aranha saltadora que prefere comer mosquitos cheios de sangue.
As aranhas são predadoras, generalistas, que se alimentam principalmente de insetos e outros invertebrados. Têm como inimigos naturais pequenos répteis, anfíbios, outros aracnídeos e insetos.
Ela reparou que, durante a noite, as aranhas-saltadoras se penduravam de ponta cabeça com auxílio de suas teias e repousavam. Em alguns momentos, os animais começavam a se contorcer e realizar movimentos estranhos. Veja abaixo.
Chineladas, vassouradas ou pisões só vão deixar sujeira no chão ou paredes da sua casa. O método mais adequado para se livrar das aranhas em casa é usar um produto adequado para paralisar o animal sem precisar se aproximar dele.
Nos meses de abril e maio, as aranhas estão em período reprodutivo, o que faz com que elas aumentem suas atividades. Confira alguns cuidados para prevenir acidentes com esses aracnídeos. As aranhas estão em período reprodutivo nesta época do ano e, assim, suas atividades aumentam.
Pesquisadores identificaram uma espécie de aranha capaz de "voar". Segundo estudo publicado no periódico científico The Royal Society Interface, as aranhas Selenop banksi podem planar e orientar sua trajetória.
Têm como inimigos naturais os pássaros, lagartixas, sapos, rãs e outras aranhas, entre outros. As aranhas de maior importância médica no Município de São Paulo são a Loxosceles spp (aranha marrom) e a Phoneutria spp (armadeira).
Um estudo de uma bióloga da Universidade de Nottingham revelou que as aranhas não têm más intenções com seres humanos e agem passivamente perante ameaças. As aranhas geralmente agem de forma passiva em resposta aos seres humanos. "As aranhas podem ter mais medo de você do que você delas".
Alguns de seus inimigos naturais são pássaros, lagartixas, sapos, rãs, outras aranhas, insetos, entre outros animais. Aranhas são majoritariamente peçonhentas, e injetam veneno em suas presas por meio do seu par de glândulas, encontrado em suas peças bucais.
É verdade que engolimos aranhas enquanto dormimos?
A resposta, curta e direta é simples: isso é mentira. Em 1999, o “fato” foi apresentado pelo The Guardian em uma matéria com 50 itens de curiosidades. Portanto, a ideia de que engolimos oito aranhas por ano durante nosso sono engana até mesmo jornalistas de grandes empresas.
O biólogo comenta que matar uma aranha é fácil, o que é feito "até por água quente". A grande dificuldade, no entanto, não é matá-la, mas evitar que ela esteja próxima. A saída, então, é a mesma para qualquer tipo de animal: o remanejo ambiental.
Mas não é por que ficam escondidas que essas aranhas são pouco importantes. Elas têm um papel ecológico, ou seja, comem insetos como moscas e mosquitos, que ajudam a limpar as próprias residências onde habitam, explica Brescovit.
Enquanto nós, humanos, temos uma visão tricromática (ou seja, enxergamos as cores vermelho, verde e azul), esses aracnídeos têm uma visão dicromática e percebem apenas verde e ultravioleta.
Todavia, em se tratando especificamente de aranhas, as quais fazem parte do grupo de aracnídeos, apresentam a hemocianina em suas hemácias, o que lhe confere o sangue azulado.
A Sinopoda scurion é a primeira sem visão", disse o cientista ao site do instituto. A nova espécie de aranha mede seis centímetros, com as pernas abertas. Animais como peixes, escorpiões e caranguejos encontrados em cavernas no Laos também apresentam adaptação similar e são cegos, segundo Jäger.