Por que a dentadura tem que ficar no copo com água?
Pode parecer clichê, mas o melhor lugar para colocar suas próteses durante a noite é em um copo com água limpa. Isso impede que a dentadura fique empenada e perca seu formato original, o que pode causar desconforto na hora de usar.
Isso porque ela pode perder seu formato caso não esteja sempre úmida. Mas lembre-se, nunca utilize água quente, para que o material não sofra com deformações.
No período que a prótese está fora da boca é importante que ela fica armazenada em um recipiente com água pura ou água com bicarbonato ou vinagre, mas fique atento, pois próteses com metais não utilize produtos que possam corroer o metal. Tanto o vinagra como o bicarbonato ajudam a eliminar os microrganismos.
Porque não se pode dormir com a dentadura na boca?
CUIDE DA SUA PRÓTESE DENTÁRIA
A não retirada das próteses durante a noite regularmente pode levar ao acúmulo de bactérias e resultar em mau hálito ou, na pior das hipóteses, infecção.
Um copo com água limpa é o melhor lugar para guardar a prótese, o que impede que ela perca o formato original e cause desconforto. Quer saber como guardar a prótese dentária à noite? É só fazer o mesmo procedimento em um recipiente com água.
Onde deixar a prótese então? Na verdade, o recomendado é que se deixem as próteses dentárias em um copo com água limpa, sem produtos químicos. Desta forma, os componentes acrílicos não danificam, e os tecidos dos pacientes podem descansar para se recompor.
Deixar de molho Uma parte fundamental do cuidado com suas próteses é deixá-las de molho com uma pastilha de limpeza de Corega Tabs em água morna – não quente, pois isso poderia causar dano às suas próteses dentárias² – e deixe-as de molho pelo tempo especificado na embalagem do produto.
O tempo de adaptação é relativo e varia de uma pessoa para outra, mas podem ser necessárias desde duas semanas até, em alguns casos, alguns meses. Mas uma coisa é fato: a colaboração do paciente é fundamental para o sucesso das próteses removíveis.
As próteses fixas devem ser higienizadas como se dentes naturais fossem, ou seja, limpas (escovadas) com escova e fio ou fita dental. A escovação deverá ser com escova dental de cerdas macias, cabeça pequena e creme dental fluoretado.
O que fazer quando a dentadura está folgada na boca?
Além disso, existem alguns exercícios que podem ajudar a apertar a dentadura folgada. Um deles é pressionar a língua contra o céu da boca por alguns segundos, repetindo o exercício algumas vezes ao dia. Outra opção é fazer movimentos de abertura e fechamento da boca, movimentando a mandíbula para frente e para trás.
Quatro anos: tempo ideal para trocar dentaduras e pontes dentárias móveis. Estabelecer um tempo ideal para trocar dentaduras e próteses dentárias removíveis (PPR) é motivo de diversas pesquisas científicas.
Existem duas razões principais para as dentaduras ficarem mais soltas ou tortas na sua boca. A primeira é o desgaste gerado pelo uso das próteses 1. A segunda vem da reabsorção óssea: um processo natural do corpo que vai mudando a estrutura dos ossos da mandíbula ao longo dos anos 1,2.
Mesmo que pareça clichê, o local ideal para manter a sua peça quando estiver fora da boca é em um copo com água limpa. Isso impedirá que a dentadura fique empenada e perca o seu formato original, o que pode causar desconforto na hora de usar.
Mergulhe a dentadura em vinagre branco e deixe-a agir por 30 minutos a uma hora – o ácido acético presente no vinagre ajuda a dissolver o tártaro. Após o mergulho, escove a dentadura com bicarbonato de sódio para remover resíduos restantes. Enxágue bem logo em seguida.
O descanso diário no uso de próteses dentárias, de pelo menos 8 horas, diminui o risco para o aparecimento de gengivas machucadas por prótese dentária. Gengivas e mucosas em contato com bases de dentaduras e pontes necessitam de descanso descompressivo.
Pode parecer clichê, mas o melhor lugar para colocar suas próteses durante a noite é em um copo com água limpa. Isso impede que a dentadura fique empenada e perca seu formato original, o que pode causar desconforto na hora de usar.
Os tecidos devem descansar para se recomporem. Tirar a prótese para dormir evita compressões desnecessárias durante o sono, caso comum das pessoas que têm bruxismo e apertamento. Sem contar que esse período é importante para a recuperação dos pequenos vasos sanguíneos.
Um copo com água limpa é o ideal para manter a prótese durante a noite. O ressecamento pode causar sua distorção, além de manchas e perda do seu brilho.
A prótese removível ainda é muito utilizada e pode trazer mais autoestima e confiança para quem sofreu com a perda dentária. Afinal de contas, ela substitui os dentes ausentes e possibilita que o paciente possa falar, mastigar e sorrir com tranquilidade e sem constrangimentos.
As suas próteses dentárias podem ficar frouxas por vários motivos, muitos dos quais são perfeitamente normais. O motivo mais comum para próteses dentárias frouxas é um processo conhecido como reabsorção óssea, em que as gengivas começam a encolher porque não precisam mais segurar os dentes no lugar.
Uma maneira eficaz de limpar as próteses é dar-lhes uma limpeza profunda imergindo-as em água com uma pastilha de limpeza de próteses especializada, tal como Corega.
Veja como limpar a Prótese Removível: Devem ser utilizada escovas próprias para próteses, sabão neutro, e removidas durante a noite e deixadas em um recipiente com água e uma solução de limpeza.