Fato social e educação O intuito da educação formal não é somente ensinar ao aluno as ciências, mas também a cultura e as normas sociais esperadas de um indivíduo que vive em determinada sociedade, a fim de que ele consiga integrar-se ao grupo social. A educação é um fato social.
Por que a educação é um fato social para Durkheim?
É assim que a educação é entendida como um fato social, visto que é exterior, coercitiva e geral. Deste modo, a escola é um elemento fundamental constituinte da sociedade, pois visa adequar o ser humano ao meio em que vive, de forma a manter um equilíbrio entre o que se espera da criança e a sociedade.
A escola é uma instituição social disciplinar. A escola prepara o corpo do indivíduo para o trabalho via imposição de horários, de comandos e de normas, algo que era comum no trabalho fabril das sociedades industriais comuns no século XIX e na primeira metade do século XX.
No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.
O compromisso social da escola também implica em promover a participação dos pais, responsáveis e da comunidade local na vida escolar, estabelecendo parcerias que fortaleçam o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
Fato social é um conceito sociológico que diz respeito às maneiras de agir dos indivíduos de um determinado grupo e da humanidade em geral. Segundo Émile Durkheim, pensador francês considerado clássico da sociologia, os fatos sociais moldam a maneira de agir das pessoas pela influência que eles exercem sobre elas.
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas; A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de idéias pré-concebidas; O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base da coesão da sociedade; Destaca o estudo da moral dos indivíduos; e.
Fato social é um conceito sociológico desenvolvido por Émile Durkheim, um sociólogo, antropólogo e cientista político francês. De acordo com Durkheim, o fato social diz respeito aos modos de agir e interagir dos indivíduos de um determinado grupo ou sociedade em geral.
A escola é um espaço social por excelência, é nela que as crianças e jovens tem contato com as regras de convívio social de maneira mais intensa e dinâmica. Entretanto estes espaços são pouco aproveitados por este continuar na maior parte do tempo ser desenvolvido por aulas expositivas ( Rosa,2010).
A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do individuo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno ...
Na educação social, seriam sistematizadas as práticas pedagógicas que acontecem em diferentes espaços e ambientes e que não seguem a didática escolar, no sentido de apenas transmitir conteúdo.
Para Durkheim, a educação teria como função substancial transmitir o legado sociocultural de um determinado contexto, tendo como resultado um processo de socialização que possibilitaria a constituição do que ele denomina de “ser social”.
Resposta: Trata-se de uma ferramenta capaz de promover ordem e a coesão social. Como instrumento de socialização a educação pode ser entendida como o conjunto de normas e regras morais passadas das gerações adultas para as gerações mais jovens, de modo a promover a manutenção da ordem social.
Um "fato social" é um conceito central na sociologia, introduzido pelo sociólogo francês Émile Durkheim. Ele descreveu os fatos sociais como padrões de comportamento, crenças e instituições que exercem controle sobre os indivíduos em uma sociedade, independentemente de suas vontades individuais.
O fato social é reconhecido como domínio próprio da sociologia, sendo exterior, coletivo e coercitivo. Exterior porque ele existe independentemente do indivíduo e coercitivo porque existe sanções. O debate é longo, então é mister começar pelas ressalvas. O fato de ele ser geral, por si só não o faz fenômeno social.
É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou, ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais (Durkheim, 2007, p. 13).
Emile Durkheim é conhecido por sua teoria funcionalista, que argumenta que a sociedade é um sistema complexo composto por diferentes partes que trabalham juntas para garantir a ordem social e a continuidade ao longo do tempo.
A função social da escola é fornecer educação e instrução formal para os alunos, permitindo que eles desenvolvam habilidades e conhecimentos que serão úteis para suas vidas pessoais e profissionais.
A escola é uma instituição social com finalidade de perpetuar conhecimento para contribuições sociais, promovendo a aprendizagem e desenvolvendo o cognitivo; ou seja; é nela que aprendemos a ler, escrever, conhecer e respeitar pessoas.
O papel da escola na sociedade é socializar o conhecimento, seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o indivíduo como cidadão.