A maior parte da diversidade das espécies humanas é resultante das culturas que cada grupo humano criou e passou de geração para geração. A descrição cultural, a tarefa central da etnografia, é o primeiro passo para entender as espécies humanas.
O estudo etnográfico possibilita ao pesquisador adentrar no contexto sóciocultural de seus informantes e conhecer seus valores, comportamentos, crenças e visões de mundo5.
Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.
O trabalho de campo etnográfico propicia ao pesquisador o conhecimento direto e experiencial de outras culturas. Para descrever o sistema de significados culturais em seus termos próprios, o etnógrafo realiza uma análise cultural dos dados.
Este estudo visa estabelecer linhas gerais e de desenvolvimento das sociedades. O etnólogo observa as diferenças entre as sociedades, desde o modo de andar e usar o corpo (técnicas corporais) até a celebração do casamento e dos funerais.
Qual é o objetivo principal da pesquisa etnográfica?
A Etnografia propõe a observação e análise de grupos humanos, com o objetivo de tornar evidentes os significados das ações cotidiana dos sujeitos, portanto, é necessário que o pesquisador conheça e siga alguns critérios para o desenvolvimento da pesquisa.
Quais são as contribuições da etnografia para a sociedade?
A etnografia pode proporcionar uma objetivação escrita desse saber para a reflexão do professor e para uma aproximação conceitual da prática pedagógica cotidiana ao saber docente. Cabe ao etnógrafo o papel de inventariante das práticas realizando um esforço de análise da cultura de um determinado grupo social.
A Etnografia (pesquisa etnográfica) é uma metodologia das ciências sociais, principalmente da disciplina de Antropologia, em que o principal foco é o estudo da cultura e o comportamento de determinados grupos sociais.
Quais são os benefícios de uma pesquisa etnográfica?
A pesquisa etnográfica é adequada para obter informações comportamentais, tais como: rituais, mitos, modelos culturais, estilo de vida, ambientes de consumo, comportamentos rotineiros de compra e consumo, assim como outros problemas de pesquisa em marketing, que necessitam de interações com o consumidor no dia-a- dia ( ...
A etnografia estuda preponderantemente os padrões mais previsíveis das percepções e comportamento manifestos em sua rotina diária dos sujeitos estudados. Estuda ainda os fatos e eventos menos previsíveis ou manifestados particularmente em determinado contexto interativo entre as pessoas ou grupos.
Conclusões: A etnografia é um método que pode ser aplicado para diferentes ambientes virtuais e para entender processos culturais. Esses espaços são ambientes de interação social, que permitem desenvolver novas pesquisas para conhecer formas de colaboração e compartilhamento do conhecimento e da informação.
Deste modo, a fonte principal do conhecimento obtido por métodos etnográficos são os dados provenientes de situações naturais e não experimentais. Há dois tipos de etnografia: passiva e ativa.
Uma etnografia é um tipo específico de ciência observacional escrita que fornece um relato de uma determinada cultura, sociedade ou comunidade. O trabalho de campo geralmente envolve passar um ano ou mais em outra sociedade, conviver com a população local e aprender sobre seus modos de vida.
Como a etnografia pode ser importante é aplicada a prática pedagógica?
Refletir sobre a diversidade das práticas cotidianas de sala de aula pelo olhar da etnografia e das vozes de seus sujeitos possibilita configurar novas dimensões para a educação pública, contribuindo, sobremaneira, para o enfretamento do fracasso escolar.
Como classificação, o valor etnográfico está relacionado fortemente com o uso cultural ao qual a coisa material faz referência e com o qual apresenta uma dinâmica diferenciada.
Uma teoria etnográfica procede um pouco à moda do pensamento selvagem: emprega os elementos muito concretos coletados no trabalho de campo – e por outros meios –a fim de articulá-los em proposições um pouco mais abstratas, capazes de conferir inteligibilidade aos acontecimentos e ao mundo.
A autoetnografia reflete essa construção de saber por buscar descrever e analisar, por meio de uma produção escrita (grafia), as experiências pessoais (auto) inseridas nas relações de poder de uma determinada cultura (etno) 32.
Qual a importância da etnografia no estudo da Antropologia?
Resumo: A etnografia é uma metodologia emprestada da Antropologia Cultural que tem ajudado pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento a entender outras culturas. Dando voz aos habitantes do local da pesquisa ela busca compreender, através da visão de mundo deles e de suas experiências.
Qual é o principal objetivo da etnografia escolar?
Compreender a sala de aula, numa perspectiva etnográfica é visualizar e analisar sua rotina, as relações, as tensões, e os significados que os sujeitos, que a compõem, atribuem às situações, objetos e atores do cotidiano pedagógico observado.
Quais são as contribuições da abordagem etnográfica na educação?
Como veremos, a abordagem etnográfica se constitui como uma opção metodológica que oferece subsídios importantes ao desenvolvimento de pesquisas que focalizam práticas de letramento no âmbito dos estudos da linguagem nesse contexto educativo.
Qual é o foco principal da etnografia nesse contexto?
Na verdade, a palavra etnografia significa a "escrita da cultura". O principal objetivo dessa metodologia é ver o mundo através dos olhos dos membros da cultura que se está pesquisando, além de explicar as atividades em que estes se engajam por períodos de tempo significativos.
O chamado pai-fundador da etnografia, Malinowski, a partir dos anos vinte, preconizou que apenas pela "observação participante" seria possível ao pesquisador conhecer o outro em profundidade e, por meio de tal conhecimento, superar os pressupostos evolutivos e o etnocentrismo (visão pela qual o homem branco europeu ...
Quais são os principais objetivos do uso da pesquisa etnográfica no setor público?
A utilização do design etnográfico no setor público vem possibilitando avanços na compreensão de questões relacionadas à vivência do cidadão em serviços, a fim de identificar erros e oportunidades para melhorias incrementais ou disruptivas nas políticas públicas num tempo relativamente curto.