Através da fala, somos capazes de transmitir nossos pensamentos, ideias e emoções de maneira eficaz para os outros. A linguagem, por sua vez, nos permite organizar e estruturar as informações que queremos compartilhar.
Através da comunicação é possível transmitir várias informações ao mesmo tempo. Além das palavras, expressões, gestos, entonação, humor, velocidade, tudo que envolve esse processo interfere na mensagem a ser enviada.
A linguagem humaniza o homem. Por meio dela, os seres humanos expressam sentimentos, constroem pensamentos, interagem com o ambiente e com outros indivíduos. Dominar o código linguístico é fundamental para a execução de tarefas rotineiras e para ter um bom aproveitamento no mundo acadêmico e profissional.
A habilidade de falar e escrever bem é cada vez mais valorizada em nossa sociedade. Isso porque a comunicação clara e eficaz desempenha um papel crucial em todos os aspectos de nossas vidas, desde o ambiente profissional, como no programa de aprendizagem, estágio ou em um cargo efetivo até as interações pessoais.
Através da fala, somos capazes de transmitir nossos pensamentos, ideias e emoções de maneira eficaz para os outros. A linguagem, por sua vez, nos permite organizar e estruturar as informações que queremos compartilhar.
“Apenas quando verbalizamos é que o cérebro começa a processá-las”, diz Capelett. Florindo completa: “Falar é uma maneira de aliviar a pressão mental causada não só pelos sentimentos, mas também pelos pensamentos que acompanham o que sentimos”.
Portanto, o papel desempenhado pela linguagem não é apenas de instrumento/ferramenta de comunicação. A linguagem é uma atividade sócio-cultural, intersubjetiva, sendo o outro o elemento central na constituição do pensamento. Nessa visão, a linguagem é concebida como atividade compartilhada entre os interlocutores.
O homem depende da linguagem para viver em sociedade, ela é a base de nossa cultura e dificilmente haveria civilização, não fosse o emprego da linguagem e o poder das palavras. É através delas que influenciamos e provocamos as mudanças, quase sempre, necessárias para construir uma vida melhor.
O desenvolvimento adequado da linguagem é um dos fatores fundamentais para que o desenvolvimento infantil ocorra de forma harmônica em todas as esferas, seja do ponto de vista social, relacional ou ao nos referirmos à aprendizagem formal.
As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.
Memória. Um estudo da faculdade mostrou que falar o nome de um objeto em voz alta enquanto o procura ajuda a encontrá-lo mais rapidamente. Segundo os pesquisadores, dizer uma palavra em voz alta ajuda o cérebro a ativar informações relacionadas ao objeto em questão, até mesmo imagens.
Entre os brinquedos que podem ser usados para incentivar a fala, estão aqueles que emitem sons e os que encantam pelas cores, botões e texturas. Bonecos, carrinhos e outros objetos também podem ser incluídos nas brincadeiras de “mentirinha”.
A voz nasce através do ar que vem dos pulmões que quando chega à laringe induz as pregas vocais a vibrarem. Na laringe as pregas vocais ficam na posição horizontal e quando respiramos, elas se afastam, quando falamos, elas se aproximam e vibram.
Finalmente, é tecida a conclusão de que a fala possui três funções básicas, a saber, a fisiológica, a de meio de comunicação e a de meio psicológico. Palavras-chave: Perspectiva histórico-cultural. Funções psíquicas superiores.
São habilidades a serem desenvolvidas: escutar com compreensão diferentes gêneros orais; ouvir e respeitar opiniões alheias, convergentes ou divergentes das próprias convicções; participar das interações orais, em sala de aula e fora dela, com liberdade, desenvoltura e respeito aos interlocutores; reconhecer ...
O ser humano utiliza a linguagem como o principal meio de se comunicar; a comunicação é algo extremamente importante na nossa vida, inclusive no ambiente laboral. A comunicação adequada contribui em diversos aspectos na saúde e segurança, tanto individual como de um grupo.
Os resultados mostraram que manter uma conversa diária pode reduzir os sentimentos de estresse, ansiedade e solidão nas pessoas. Além disso, os pesquisadores observaram que as interações feitas pessoalmente tiveram efeitos mais positivos em comparação com mensagens por WhatsApp ou telefonemas.
Pela fala, podemos enveredar pelas nossas emoções e expressá-las melhor, refletir sobre nossos comportamentos e deixar emergir questões do nosso inconsciente. + Leia também: Como a saúde mental afeta sua vida social e profissional? Hoje em dia, não dá para falar em comunicação sem citar as redes sociais.