Isso porque o exaustor no topo da chaminé retira o ar de dentro do duto, fazendo uma pressão negativa no local e puxando toda a fumaça liberada para lá. Quando é colocado um exaustor individual, este apenas joga a fumaça para dentro do duto, não eliminando-a de dentro do edifício.
Se houver janelas ou portas abertas próximas à lareira, pode haver um fluxo de ar que interfira na ventilação. Fechar as janelas e verificar se há correntes de ar pode ajudar a resolver o problema. Em alguns casos, o problema pode ser devido ao dimensionamento incorreto da chaminé para o cômodo.
Acúmulo de fuligem e resíduos: Durante o uso normal, os fogões a lenha podem acumular fuligem e resíduos dentro da câmara de combustão e da chaminé. Isso pode comprometer o desempenho do fogão e aumentar o risco de incêndios.
O que causa isso? Quando a gordura da carne entra em contato com o fogo, é certeza: lá vem fumaça. Por isso, vale a pena diminuir esse contato com alguns acessórios, como as grelhas argentinas usadas nas churrasqueiras. Mas muitas vezes a causa está na chaminé que foi mal dimensionada.
Porque a chaminé de uma churrasqueira não expele a fumaça?
Resposta. O que pode estar acontecendo é que a chaminé esteja fria, esfriando o fluxo de ar, que permanece parado, fazendo com que haja o desvio da fumaça que tende a buscar caminhos alternativos para ser eliminada.
Qual a altura ideal de uma chaminé para puxar bem a fumaça da churrasqueira?
A altura ideal depende de diversos fatores, como o tipo de churrasqueira, o ambiente circundante e a regulamentação local. Em geral, a chaminé deve ter uma altura mínima de 2,5 metros, mas é importante verificar as normas específicas de cada região.
Quanto mais alta estiver sua chaminé com a curva, melhor será a exaustão da fumaça. Sendo assim, vale a pena dar uma aumentada nesses pontos para que a fumaça não incomode vocês ou até mesmo os vizinhos. Vale a pena consultar um especialista na área para te ajudar na instalação do equipamento.
O primeiro passo para limpar a chaminé é achar o dumper ou abafador. Limpe-o com uma escovinha e retire-o. Depois, coloque a escova na tubulação – por cima ou por baixo – e esfregue a fuligem. Não faça movimentos muito intensos para não lançar a sujeira longe.
Esses gases quentes sobem pela chaminé devido ao efeito da pressão diferencial, também conhecido como efeito chaminé. A diferença de temperatura entre o interior da chaminé e o ar ambiente externo faz com que os gases se movam em direção ao topo da chaminé, sendo liberados com segurança para a atmosfera.
Se a madeira estiver húmida, o calor que emitirá quando o fogão estiver aceso servirá para vaporizar a humidade e não para aquecer. A madeira com 50% ou 60% de humidade não aquece e queima muito mal, cria muita fuligem e liberta vapor de água excessivo.
Uma solução rápida e econômica para eliminar o problema da fumaça da chaminé é instalar um motor de tiragem forçada. Um extrator de fumaça de chaminé elétrico é uma ferramenta que permite resolver o problema de fumaça da gripe, mesmo que tenha curvas ou seja horizontal.
As finas partículas, sólidas, líquidas os gasosas, que compõem a fumaça, à medida que se elevam no ar, vão contra as camadas atmosféricas e deslizam num caminho sinuoso, perdendo aos poucos a força que possuíam, devido a sua temperatura ser mais elevada do que a do ar ambiente.
- Jogar um pouco de sal ou álcool em gel no carvão: isso ajuda a minimizar a fumaça e também a acender o fogo mais rápido; - Usar sal grosso no carvão: o sal grosso em contato com um carvão de boa qualidade reduz muito a fumaça.
Às vezes, a fumaça excessiva pode ser causada pelo acúmulo de cinzas e resíduos na churrasqueira. Certifique-se de limpar sua churrasqueira regularmente para evitar esse problema.
Coloque pedaços de pão velho embebidos em alcool em vários pontos embaixo do carvão, faça um “palito” de papel tipo canudo e, acenda o fogo! Normalmente eu prego um copo descartável coloco um ou dois dedos de óleo,um pouco de açúcar coloco um guardanapo dentro e acendo. Fica ótimo.
A altura do cano que deve ficar do lado de fora deve ter 50 a 80 centímetros. E quanto mais alto for, melhor! Você vai cortar uma telha pro cano sair por ela.
Os principais contaminantes lançados no ar por chaminés são os óxidos de enxofre, monóxido de carbono, hidrocarbonetos, os óxidos de nitrogênio e materiais particulados (pó, cinzas, etc).
Dutos prolongadores devem ser utilizados para extensão da chaminé até 80cm acima do ponto mais alto do telhado ou construções adjacentes. Esta é a medida adequada para expelição da fumaça gerada durante a utilização de churrasqueiras, lareiras, fogões a lenha e fornos para pizza.
Altura mínima de uma chaminé: Não pode ter uma altura inferior a 10 m, salvo quando: ► Os caudais mássicos de todos os seus poluentes atmosféricos sejam inferiores aos respetivos limiares mássicos médios e a sua cota máxima seja superior, em três metros, à cota máxima do obstáculo próximo mais desfavorável.
Qual o diâmetro ideal para chaminé de churrasqueira?
Chaminé preto de 18 cm de diâmetro, ideal para ser usado em churrasqueiras, lareiras, fornos, etc. Diâmetro do duto: 18 centímetrosAltura do duto: 1 metroMaterial: Galvanizado pintado em pretoPintura especial para dar maior durabilidade ao duto e maior resistência quanto ao calor gerado pela chaminé.
Se seu fogão a lenha é feito de alvenaria, o ideal é que a chaminé siga o mesmo estilo. Assim como o fogão, o duto deve ser construído em tijolo refratário, com espessura mínima de 5 cm, com o objetivo de evitar a alta absorção de calor. Do mesmo modo, preste atenção à coifa, também chamada de garganta.