Os jovens da geração Z não querem seguir protocolos que nortearam o trabalho como as gerações anteriores conheceram. Eles priorizam saúde mental, são comprometidos com sua própria independência, flexibilidade e têm aversão a propósitos, planos de carreiras e horários definidos.
Por que as empresas não querem contratar a geração Z?
Atrasos, dependência dos pais e tecnologia: por que empresas têm evitado contratar jovens da geração Z. A geração Z, que é geralmente definida como o grupo de nascidos entre os anos de 1995 e 2010, têm sofrido na hora de ingressar no mercado de trabalho.
Porque profissionais da geração Z não querem ser chefes?
Geração Z evita cargos de chefia
Estudo da Robert Walters revela que a 'Geração Z' evita cargos de chefia por conta do estresse e pouca recompensa. Jovens preferem progredir como funcionários ou ser seus próprios chefes, dedicando-se a projetos e evitando liderança.
Uma das razões para o desinteresse em assumir cargos de liderança está na falta de proximidade. Quando os líderes no topo da hierarquia são inacessíveis e os colaboradores têm pouca compreensão sobre o que acontece nesse nível, a vontade de ocupar essas posições diminui.
Quais as dificuldades da geração Z no mercado de trabalho?
Alguns dos desafios da Geração Z estão relacionados com a exigência crescente de qualificação, instabilidade econômica e um ambiente corporativo cada vez mais competitivo.
Entre os principais motivos, os profissionais relatam sentirem que existe uma falta de habilidades de comunicação, de motivação e de esforço desses jovens.
A Geração Z está relatando taxas mais altas de ansiedade, depressão e angústia do que qualquer outra faixa etária, de acordo com um estudo da McKinsey de 2022.
A constante exposição às mídias sociais, a busca por validação online e a comparação incessante com padrões inatingíveis, por exemplo, podem agravar a angústia emocional, gerando um terreno propício a depressão. Analogamente, em relação aos millennials, essa geração parece enfrentar desafios distintos.
A empresa ainda descobriu que a geração Z prefere “ser seu próprio chefe”, mas isso não significa que não queiram alcançar sucesso profissional. Segundo os entrevistados, eles apenas não querem assumir a responsabilidade de gerenciar ou liderar outros por diversos motivos. “Muito estresse e pouca recompensa.
Geração Z quer trabalhar com propósito e pertencimento, e não só pelo salário, dizem especialistas. Expoentes da Geração Z — nascidos entre 1996 e 2010 — estão ingressando no mercado de trabalho, e assim como anteriormente, a estreia dessas caras novas não está sendo nada sutil.
Resumindo, a geração Z valoriza o consumo sustentável e sua identidade. Isso faz com que eles sejam consumidores mais exigentes. Eles não querem apenas um produto, mas uma experiência e querem sentir que o valor pago é justo e valeu a pena.
Existem várias razões pelas quais alguns membros das gerações mais jovens podem resistir à ideia de assumir papéis de liderança: A desconfiança nas estruturas de poder tradicionais: Muitos jovens cresceram em um mundo onde viram exemplos de corrupção, abuso de poder e desigualdade em instituições de liderança.
Os jovens da geração Z não querem seguir protocolos que nortearam o trabalho como as gerações anteriores conheceram. Eles priorizam saúde mental, são comprometidos com sua própria independência, flexibilidade e têm aversão a propósitos, planos de carreiras e horários definidos.
Uma característica muito presente na geração Z é a valorização de seu trabalho. Por isso, procure oferecer apoio aos jovens, com auxílio ao desenvolvimento de suas carreiras, os fazendo se sentir parte do time. Ajude-os a compreender o seu papel dentro da empresa e como seu trabalho é importante.
Eles valorizam trabalhar em empresas socialmente responsáveis e com um bom ambiente de trabalho", explica Colet. A Geração Z também busca priorizar o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal, remuneração e valores pessoais. Isso pode influenciar no tempo que ficará em uma mesma organização.
Enquanto os profissionais da geração Z são criticados por colegas e chefes por serem “rebeldes”, se recusarem a seguir as exigências corporativas e apresentarem problemas de comportamento, esses jovens argumentam que possuem perspectivas e habilidades únicas que podem ser vistas como mais saudáveis, criativas e ...
Porque a Geração Z é considerada a geração do silêncio?
É a geração que inventa desculpas aos amigos pra não ir em programações e interagir pelas redes sociais no conforto da sua casa. Mas essa mudança de comportamento está ligada ao uso de novas tecnologias, e não a uma mentalidade conservadora.
São considerados nativos digitais e estão familiarizados com dispositivos móveis, redes sociais e outras plataformas online. A geração Z também é caracterizada por ser multicultural, globalmente conectada e ter uma mentalidade mais inclusiva e progressista em relação a questões sociais.
Por que a Geração Z tem dificuldade para se adaptar ao mercado de trabalho atual?
A Geração Z enfrenta críticas por comportamentos no ambiente de trabalho, como dress code inadequado, dificuldade em cumprir horários e falta de habilidades de comunicação. Treinamentos e orientações são essenciais para ajudar essa geração a se adaptar às normas corporativas.
Uma pesquisa recente revela que cerca de 27% dos membros da Geração Z percebem a tecnologia e as redes sociais como fatores que afetam negativamente sua saúde mental. O uso constante de smartphones e a exposição frequente às redes sociais podem estar contribuindo para este cenário.
Eles usam aplicativos financeiros, bancos e carteiras digitais como parte do dia a dia, permitindo um controle financeiro mais eficiente e tecnológico. Essa geração confia na tecnologia para gerenciar as finanças, realizar todas as transações bancárias e investir.
Nascida entre o final da década de 1990 e o início da década de 2000, essa geração é conhecida por ter a mente aberta, ser motivada e ter conhecimento de tecnologia. Nos ambientes de trabalho, a Geração Z tem vontade de aprender e se desenvolver profissionalmente.