Isso se deve principalmente pelo acúmulo de líquido provocado pelo hormônio progestágeno que causa a sensação de inchaço no corpo. Portanto, é possível que haja um ganho de peso por edema, mas isso não significa que a gordura corporal tenha aumentado.
Injeção anticoncepcional engorda? Tanto a injeção anticoncepcional mensal quanto a trimestral podem favorecer a retenção de líquido. Mas, no caso de quem utiliza o anticoncepcional injetável trimestral, também é possível que haja um pequeno ganho de peso (em média, cerca de 1 kg em um ano).
Normalmente quanto maior a concentração de hormônios na pílula, maior é a retenção hídrica. No caso da injeção anticoncepcional, que se toma a cada 3 meses, o aumento de peso em função da retenção hídrica pode ser maior, levando ao inchaço, sensibilidade mamária e sangramentos irregulares.
A injeção trimestral contém apenas progestogênio cuja composição age impedindo a ovulação, dificultando a passagem de espermatozoides, já que aumenta a viscosidade do muco cervical (uma secreção natural produzida pelo colo do útero que pode ser expelida pela vagina).
O contraceptivo injetável trimestral é indicado para as mulheres que não podem ou não desejam receber estrogênio, pois são compostos apenas de progestágeno. A injeção anticoncepcional também pode causar dor de cabeça, acne, alterações do humor, redução da densidade mineral óssea, vertigens e aumento de peso.
A injeção contraceptiva trimestral dependendo do tempo de uso pode sim reter líquido e até aumentar o peso. Para ajudar com o processo de reversão dos efeitos associe um programa de reeducação alimentar, atividade física e ingesta de muita água.
Não há relato de que o uso continuado de Acetato de Medroxiprogesterona intra-muscular a cada três meses como método anticoncepcional esteja relacionado à menopausa precoce. No entanto, embora não haja impacto permanente na função endócrina, o retorno à fertilidade pode ser retardado após a parada da medicação.
Como saber se a injeção trimestral está fazendo mal?
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso da injeção trimestral são nervosismo, dor de cabeça, dor e desconforto abdominal, aumento do peso e sensibilidade mamária.
“Anticoncepcional não emagrece. Não existe nenhuma evidência científica que seu uso possa contribuir para a perda de peso.”, afirma Cintia Cercato, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). A especialista ressalta, inclusive, os riscos associados ao método.
Qual o melhor anticoncepcional para a pele e que não engorda?
Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.
Qual o melhor método anticoncepcional para não engordar?
Para a maioria das pessoas pílulas hormonais combinadas, adesivos e o anel não parecem causar aumento de peso e o DIU também não causa aumento de peso.
Como limpar o organismo de anticoncepcional injetável?
O que fazer: o ideal é apostar em uma alimentação saudável, rica em cálcio, vitamina B6 e magnésio, como legumes, frutas, verduras, peixes e cereais integrais, que ajudam o corpo a equilibrar os níveis de hormônios e eliminar toxinas. Essas toxinas pioram a retenção de líquidos e o mau humor.
A injeção Depo-Provera é indicada com anticoncepcional trimestral para prevenir a gravidez, pois age impedindo a ovulação e alterando a espessura do muco cervical. Essa injeção possui ação prolongada, tendo efeito durante, pelo menos, 3 meses, e deve ser usada com indicação do ginecologista.
O que acontece se eu parar de tomar injeção trimestral?
Após a suspensão da injeção trimestral, você pode demorar de 6 a 12 meses para ovular, engravidar e para sua menstruação normalizar. Deseja uma gravidez? Faça os seus exames periódicos e de rotina.
Como fica a barriga de quem toma injeção trimestral?
É usual sangrar nos primeiros meses de injetável trimestral, tende a melhorar. Quanto à barriga inchada, esse hormônio pode deixar os intestinos com mais relaxamento e se a musculatura não é muito firme, o abdomen fica mais distendido.
Porque a injeção anticoncepcional incha a barriga?
Isso se deve principalmente pelo acúmulo de líquido provocado pelo hormônio progestágeno que causa a sensação de inchaço no corpo. Portanto, é possível que haja um ganho de peso por edema, mas isso não significa que a gordura corporal tenha aumentado.
O esperado é que, depois de cerca de três meses do uso da pílula, a mulher consiga eliminar a retenção de líquidos e volte a apresentar o mesmo peso de antes. Se isso não acontecer e a balança continuar subindo, é preciso primeiro observar os próprios hábitos de alimentação e prática de exercícios físicos.
Trimestrais: Depoprovera. A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).