O nome próprio “médico” recebe acentuação gráfica por ser uma palavra proparoxítona e, segundo as convenções da língua, toda proparoxítona é acentuada.
As palavras proparoxítonas têm como sílaba tônica a antepenúltima sílaba. São as palavras menos comuns na língua portuguesa. Recebem acento gráfico (agudo ou circunflexo) para indicar sua sílaba tônica. Além delas, há palavras paroxítonas (sílaba tônica na penúltima sílaba) e oxítonas (sílaba tônica na última sílaba).
As palavras proparoxítonas são as que têm sílaba tônica na antepenúltima sílaba. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas na língua portuguesa. Proparoxítonas têm como tônica a antepenúltima sílaba da palavra.
SÍLABA TÔNICA: Oxítona, Paroxítona e Proparoxítona (MUITO FÁCIL)
Como explicar oxítona, paroxítona e proparoxítona?
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
As palavras proparoxítonas são as que possuem a antepenúltima (terceira de trás para frente) sílaba tônica, ou seja, pronunciada com mais força. Elas possuem um acento agudo ou circunflexo que indicam a sílaba tônica. Veja alguns exemplos: Abóbora.
Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".
A palavra origina-se de 'Medicina', do Latim, que tem o significado de "arte de curar". Associa-se ao verbo 'mederi', que corresponde a "curar" ("tratar", "cui- dar"). Encontramo-la em textos espanhóis e italianos do século ΧΠ.
Deste modo, considerando que no caso da palavra médico teremos a seguinte divisão silábica: mé-di-co, fica claro que a sílaba tônica é a antepenúltima, atendendo à regra que conceitua as palavras proparoxítonas.
A palavra rainha não é acentuada. A quebra do ditongo nem sempre se faz através do acento gráfico: essa quebra pode dar-se naturalmente na palavra, por força das letras que se encontram junto a um potencial ditongo, fazendo com que os seus elementos passem a fazer parte de sílabas diferentes.
As palavras proparoxítonas são as que apresentam tonicidade na antepenúltima sílaba. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. A palavra “proparoxítona” também é uma proparoxítona. Palavras proparoxítonas são aquelas que possuem a antepenúltima sílaba tônica.
Como as vogais tônicas “e” e “o” estão estão no final da sílaba e são seguidas de consoantes nasais “m” ou “n”, o Acordo Ortográfico aceita tanto o acento circunflexo como o acento agudo em palavras como sêmen/sémen, fêmur/fémur, vômer/vómer, Fênix/Fênix, ônix/ónix.
Palavras que vêm de outros idiomas como “performance”, por exemplo, são pronunciadas como proparoxítona, mas não têm acento porque não são provenientes do português.
Sílaba tônica: antepenúltima. As proparoxítonas são todas acentuadas graficamente: trágico, patético, árvore. As palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral crescente (semivogal + vo- gal) podem ser consideradas proparoxítonas eventuaisou relativasou acidentais.