Por que a palavra quer não pode ser escrita com C?
Porque a palavra quer não pode ser escrita com C? De facto, quer no início quer no interior da palavra, antes das vogais e ou i, a letra c pronuncia-se como se fosse um s (no início de palavra ou depois de consoante), razão pela qual esta úlltima consoante ocorre frequentemente nessa posição.
Porque as palavras são escritas com qu e não com Ç?
Existem algumas palavras na língua portuguesa que podem ser escritas com qu ou c sem que haja alteração do seu significado. Isso ocorre porque podem manter a grafia com qu do étimo latino ou sofrer uma adequação ortográfica baseada na fonética da sílaba, passando a ter a grafia c.
A CEDILHA é um sinal diacrítico usado debaixo da letra C. Ela apresenta a sonoridade de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C.
Percebeu alguma semelhança? Pois é, esse som do "C" vai ser assim quando ele vier antes de "E" e "I", e esse som do "QU" também vai ser assim quando ele vier antes de "E" e "I".
Carro, caju, cozinha e cupim. É tudo com "C", mas é um som parecido com "QUE" e "QUI", que a gente viu antes, não é? Essa é uma outra regrinha. Quando a gente tem a letra "C", e depois vem "A", "O" ou "U", tem esse som de carro, cozinha e cupim.
O cê acompanhado da cedilha não é uma letra, mas a junção da letra c com o sinal diacrítico (distintivo) cedilha. O ç não aparece no alfabeto pela mesma razão que lá não está o ã. Os sinais diacríticos do português são a cedilha, os acentos gráficos, o til e, até pouco tempo atrás, o hoje extinto trema.
A palavra "bagunça" é escrita com Ç porque a letra C tem som de /k/ quando está antes da vogal "a". Assim, para que isso não ocorra, foi preciso acrescentar a cedilha para indicar o som de /s/. No caso de "bagunceiro", NÃO é necessário usar a cedilha, já que antes da vogal "e", a letra C tem som de /s/ mesmo.
-A LETRA C TEM O SOM DA LETRA K QUANDO VEM ANTES DAS VOGAIS A O U . EXEMPLOS: PICAM,CONTAR,CURIOSO... -A LETRA QU TEM SOM DA LETRA K QUANDO VEM ANTES DAS VOGAIS E I . EXEMPLO: QUE,MOSQUITO,QUEIXO.....
Mas mesmo assim ele é necessário para usarmos a letra Q. Esta é uma regra que é sempre bom lembrar: Q sempre vem acompanhado do U e de mais uma vogal, e é esta última vogal que vai marcar o som da sílaba.
No português, a cedilha é usada apenas no cê cedilhado, que só é usado antes das letras “a”, “o” e “u”. Ele é representado, foneticamente, por /s/. Por sua vez, o “c” (sem cedilha) é foneticamente representado pelo fonema /k/. Daí o aspecto diferencial da cedilha, desnecessária, portanto, diante das vogais “e” e “i”.
É verdade que nenhuma palavra da língua portuguesa termina com a letra N?
Curiosidades da Língua Portuguesa
Em português temos poucas palavras terminadas com n. Entre elas podemos citar hífen, éden, abdômen, cólon, espécimen, glúten, hímen, pólen, sêmen, ânion, cânon, cátion, elétron, nêutron, plâncton, próton, líquen… Elas são acentuadas, como se pode perceber.
► 3º Mistério → De onde veio a cedilha? A cedilha surgiu no idioma castelhano no século XVI a partir da aplicação do sufixo diminutivo -illa (em português -ilha) ao nome da letra z, portanto, zedilla. Essa zedilla era colocada sob a letra c para representar o som de /s/.
Porque a letra U não é pronunciada em algumas palavras?
Segundo as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em /U/ que tem como sílaba tônica a última. não recebem acentos e tem o som de “u” quando pronunciada. Podemos observar esse detalhe nas palavras, urubu, tatu e Aracaju a sílaba mais forte é a última, e todas elas terminam em 'u'.
Durante a aquisição dos sons da fala é normal que surjam algumas trocas de vocábulos, que são chamadas de processos fonológicos. Quando esses processos não são superados na idade esperada, então são chamados de transtornos fonológicos, que se caracterizam pela omissão ou substituição de alguns sons da língua materna.
Perceba que a notação fonética é muito diferente da escrita real que essas palavras ganham na língua portuguesa porque o alfabeto fonético simplifica sons e não se preocupa exatamente com convenções gramaticais. Exatamente por isso, no final de todas as palavras, a vogal E tem som de I.
Lembrem-se de que a letra C pode ter som de /k/ e som de /s/, depende de com qual vogal será usada. O QU pode ter som de /k/ e som de /kw/. Essas sílabas com C ou QU podem estar no começo, no meio e no fim das palavras.
Resposta:A regra é simples: só devemos usar o ç quando depois dela aparecer as letras a, o, u e jamais podemos usá-la antes das letras e ou i, pois o som produzido é o mesmo do Ç quando usamos o C sem cedilha – Ce, Ci.
1. A letra “c” será usada sempre com o som de “k” (oclusiva velar surda), quando formar sílaba com as vogais “a”, “o” e “u”: coitado, cauda, custo, acordo, etc. Antes de “i” e “e”, será empregado, como já o é, o dígrafo “qu”: aquilo, aquele.
O uso do S ou do SS é um assunto que causa bastante dúvida na escrita da língua portuguesa. Escrevemos com apenas um S quando estiver no começo ou no final da palavra, quando tiver som de /S/ após uma consoante e quando tiver com de /Z/ entre duas vogais. Escrevemos com SS quando tiver som de /S/ entre duas vogais.
A palavra ""calça"" tem origem no latim ""calceus"", que significa ""calçado"". No passado, a palavra ""calça"" era utilizada para se referir a uma peça de vestuário que cobria as pernas e os pés, semelhante a uma bota. Feita de tecido jeans, é uma das peças mais populares e versáteis.