É através da percepção visual que somos capazes de reconhecer e interpretar objetos, formas, cores e padrões ao nosso redor. É um processo complexo que envolve a interação entre os olhos, o cérebro e o ambiente em que estamos inseridos.
Qual a importância de trabalhar a percepção visual?
Por que a percepção visual é importante? Boas habilidades perceptivas visuais são importantes para muitas atividades diárias, como ler, escrever, completar quebra-cabeças, cortar, desenhar, solucionar problemas de matemática, vestir-se, encontrar sua meia na gaveta, entre outras.
A percepção visual serve para identificar, classificar, organizar, armazenar e lembrar a informação apresentada visualmente. Através da percepção visual analisamos as diferentes características de um estímulo visual como a forma, a cor, o tamanho, a textura ou o peso, e lhe damos um significado ao que vemos.
A habilidade EF15AR01 consiste em: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
O cérebro e as conexões neurais, como um músculo, podem ser fortalecidos e desenvolvidos através da prática e do treinamento. Por isso, é possível melhorar a capacidade de percepção visual de uma pessoa ao treinar e exercitar com frequência as conexões neurais corretas.
Como a percepção visual auxilia a compreensão [Clarissa Pereira Pedagoga e Camila Oliveira]
Como estimular a percepção visual?
Jogos de memória: além de exercitar a memória, os jogos de memória também trabalham a percepção visual. As crianças devem identificar as imagens iguais e memorizar sua localização; Pintura e desenho: incentivar as crianças a desenhar e pintar ajuda a desenvolver a percepção visual e a coordenação motora.
O fundamental para melhorar a percepção é realizar um treinamento adequado e consistente. CogniFit conta com avaliações e ferramentas de treinamento profissionais para ajudar a particulares e profissionais a melhorar essa função. Apenas são necessários 15 minutos por dia, de duas a três vezes por semana.
A Estimulação Visual é uma ação pedagógica que visa promover o desenvolvimento funcional da visão da pessoa com baixa visão, por meio de um processo sequencial, sistemático e gradativo.
As habilidades visuais sobre as quais a linguagem se constrói são a recepção visual, contato ocular, olhar recíproco, atenção visual, localização visual e referente ocular (olhar referencial) (Kumin, 1994).
Estimular a percepção sensorial das crianças é colaborar para desenvolver variados tipos de inteligência, facilitando aprendizados, habilidades cognitivas e afetivas, além da forma como elas vão interpretar o mundo.
A percepção visual é composta pelas seguintes habilidades: Discriminação visual: capacidade de perceber diferenças ou semelhanças em objetos com base no tamanho, cor, forma, direção. Memória visual: capacidade de recordar estímulos visuais, seja a longo ou curto prazo.
Percepção visual, no sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico.
Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
A percepção está estreitamente relacionada com as demais funções psicológicas. Seu desenvolvimento ocorre partindo de estruturas biológicas para uma progressiva diferenciação e aperfeiçoamento por meio da mediação do meio social.
Torne as atividades de estimulação visual mais lúdicas! Associe música, conte histórias, faça sons, descreva-os, ensine sobre as formas, as cores e relacione com a vivência da criança (até mesmo nos momentos de alimentação, de higiene, ao vestir-se e outras tarefas de vida diária.
A percepção viso-motora é composta por funções com componentes visuais (percepção visual: posição no espaço; figura-fundo, closura visual e constância de forma) e por funções com componentes motores integrados (integração viso-motora: coordenação viso-motora, cópia, relação espacial e velocidade viso-motora), ...