Saber como ajustar o retrovisor da moto é fundamental para garantir mais segurança no trânsito. Muitos motociclistas não dão a devida importância a esse detalhe, mas um retrovisor mal regulado pode comprometer a visibilidade e aumentar os riscos de acidentes.
Sendo assim, a função de ajustar o ângulo de visão do retrovisor pode ser extremamente útil. Dessa maneira o motorista evita avarias à roda, cortes os ralados nos pneus, avarias à lataria do carro, e ainda pode poupar tempo durante o processo de estacionamento.
Primeiramente. lembrando que espelhos são itens obrigatórios na moto. Sobre a posição em que eles devem estar, ser para cima ou para baixo. não consta nada na lei, somente as especificações técnicas do próprio espelho.
Trata-se de uma questão de aerodinâmica. Como os motores dos veículos vendidos no Brasil sempre tem potência menor que as versões vendidas no exterior, qualquer superfície a mais já é o bastante para reduzir a velocidade do veículo. Sem os espelhos, podemos aproveitar algumas cilindradas a mais.
MUITA DECEPÇÃO E DOR DE CABEÇA COM MEU PRIMEIRO CARRO (bomba)…
É crime tirar o retrovisor da moto?
Isso é infração de trânsito. previsto pelo artigo duzentos e trinta, inciso dez, do código de trânsito brasileiro, que prevê uma infração natureza grave, mais retenção do veículo, que é conduzir veículo. com equipamento em desacordo com as.
De acordo A Resolução nº 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito, que estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação, DETERMINA que deve haver espelhos retrovisores de ambos os lados nas motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.
Ajustar o retrovisor interno é bem simples, basta mexer até encontrar a melhor visão, aquela que mostra todo o vidro traseiro. A posição ideal também deve considerar que o motorista movimente apenas os olhos para enxergar o que está atrás.
O CTB não estabelece especificamente a multa por andar sem retrovisor, tampouco diz que os espelhos são itens obrigatórios. Apenas no caso das bicicletas; para elas, o espelho retrovisor é obrigatório (do lado esquerdo), conforme expõe o art. 105, inciso IV.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os retrovisores são itens obrigatórios e dirigir sem os equipamentos é infração grave. A multa é de R$ 195,23 e o motorista pode perder cinco pontos na carteira de habilitação.
Ajustes nos retrovisores externos podem ser necessários para facilitar a manobra de estacionar. Durante as balizas, por exemplo, o ideal é posicionar o retrovisor externo para baixo, permitindo uma melhor visualização do meio-fio.
Esse sistema abaixa o espelho do lado direito assim que o motorista engata a ré. Ele serve para que o condutor enxergue o meio-fio em balizas e evite que a roda seja ralada durante a manobra. O carro obrigatoriamente precisa ter retrovisores elétricos para receber o recurso, mas seu funcionamento pode variar.
Além disso, a Resolução nº 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito, determina que nos veículos em circulação devem conter espelhos retrovisores. De acordo com o artigo 230, do CTB, guiar moto com falta de retrovisor acarreta em multa no valor de R$ 195,23.
De acordo com o Art. 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nenhum proprietário de veículo pode realizar alterações no automóvel sem autorização prévia. Porém, a customização de motos não é proibida, desde que seja feita dentro da lei.
Apesar de ser mais confortável, não é permitido usar chinelos de dedo para andar de moto. Além de receber uma multa, você não terá segurança ao pilotar.
A principal regra para ajustar o retrovisor do carro é a de que ele precisa cobrir o máximo possível do campo visual do motorista. O retrovisor interno, ou seja, aquele que fica na mesma altura da visão do motorista, deve ser ajustado de forma que cubra o máximo do vidro traseiro.
Com o carro parado, é hora de aplicar o truque do retrovisor: verifique se é possível enxergar o farol direito ou esquerdo do veículo de trás com o seu retrovisor. Caso positivo, você estará perto de finalizar a manobra com sucesso.
Sente-se no carro e acomode-se confortavelmente. O ideal é ter braços e as pernas ligeiramente dobrados, apoiar bem o corpo no assento com o encosto o mais próximo de 90° possível.
É proibida, segundo a resolução 292/2008 do Contran, a modificação de rodas e pneus que ultrapassem os limites do pára-lamas da motocicleta. A modificação do tamanho dos pneus também é ilegal.
De forma simples, modificações na moto são permitidas contanto que não sejam alterados a cor, estrutura dos chassis e dimensões deste e das rodas, suspensões e escapamentos (estes permitidos desde que respeitem a legislação).
Seta e farol LED é permitido desde que seja original do veículo. Dito isso, a lei específica que, é proibido alterar o sistema original de iluminação e sinalização do veículo, isso se aplica a toda iluminação dele, até a interna, se formos seguir a lei ao pé da letra.