Assim, o aspecto verde das semijoias, especialmente na transferência para a pele, surge dessa perda de componentes da liga por conta do contato direto com o suor.
#DICAC&C Já se perguntou porque as bijuterias deixam sua pele verde? 🤔 Isso é comum acontecer nos dedos, porque nossas mãos ficam em contato com água, sujeira, suam, o que acaba liberando componentes das bijuterias que mancham a pele ao redor dos anéis.
Alguns tipos de bijuteria, ao passar algum tempo em contato com a pele e o suor, acabam adquirindo uma cor esverdeada. Para fazer a limpeza, esprema o suco de um limão em um pouco de água quente, molhe uma flanela com essa solução e use-a para limpar as semijoias, até que desapareçam as manchas.
A mancha verde em seu pescoço não é causada por alguma magia maligna do seu colar (embora possa parecer assim depois de uma noitada). Tudo graças a um processo científico chamado oxidação. Quando certos metais nas joias encontram a oleosidade natural, o suor e outras substâncias da pele, eles sofrem uma reação química.
A prata 950 ao entrar em contato com a nossa pele, pode reagir causando uma coloração esverdeada no dedo. Isso não significa que a qualidade da peça seja ruim.
Por que algumas joias deixam a PELE VERDE? - Manual de Curiosidades 🧠
Por que meu dedo fica verde quando uso anel?
A marca esverdeada nos dedos é normal, principalmente nas primeiras semanas de uso. Isso é um sinal de que a prata está se acostumando com o contato com sua pele ou então algo em sua pele (como suor, água ou creme hidratante) reagiu com a prata.
Essa combinação de metais oferece resistência e durabilidade para a joia, mas também estão suscetíveis a desgastes naturais, de fricção com a pele e de exposição ao meio ambiente, sendo o principal motivo do porquê a semijoia fica verde.
Porque as bijuterias escurecem em algumas pessoas?
As semijoias escurecem, também, por motivos biológicos. Algumas pessoas eliminam mais ácido úrico pela pele e isso causa oxidação na peça. Em si, o ácido úrico não apresenta riscos aos indivíduos, desde que em níveis controlados. Mas, quando ele é secretado juntamente com o suor, promove um processo básico de corrosão.
Felizmente, é muito simples aprender como limpar semijoias com detergente. Prefira as versões sem perfume e aplique o produto sobre a mancha, com uma escova macia. Enxágue e seque com uma flanela. Outra dica é utilizar pasta de dente.
Chamamos de icterícia essa tonalidade esverdeada da pele. Doenças como hepatite, cirrose alcoólica, câncer de fígado e câncer de pâncreas podem cursar com acúmulo de um pigmento chamado bilirrubina, o qual fica impregnado em nossa pele, dando esta coloração esverdeada.
Este processo é completamente inofensivo, mas ainda assim estas manchas podem ser muito difíceis de remover. Mas o site She Finds revela um truque rápido e fácil para resolver o problema: basta esfregar a pele com álcool ou demaquilante.
Verdigris é um pigmento ou pátina azul esverdeado que se forma na superfície do cobre, latão ou bronze quando exposto ao ar ou umidade ao longo do tempo.
Por isso, dizemos que é normal e quase inevitável que peças de ouro escureçam. O suor humano contém ácido úrico, que é considerado um agente químico. E, quando as moléculas do metal entram em contato com a luz ou com agentes químicos, junto ao oxigênio, se dá a oxidação (ou escurecimento) da peça!
A mistura de 2 colheres de sopa de detergente, meio copo de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, é uma boa aliada nesse caso. Para limpar a bijuteria, você deve preparar a solução e deixar o acessório de molho por aproximadamente quinze minutos nela.
Para prevenir o escurecimento, você pode passar uma ou duas camadas de base de unha na bijuteria. Só tome cuidado com o excesso, para não ficar melada ou até com uma camada mais grossa aparente e feia.
Nesse caso, recorra à água sanitária. Se for uma mancha pequena, você pode umedecer um pano multiuso ou um papel-toalha com um pouco de alvejante e aplicar. Coloque sob água corrente para remover a ferrugem. Nessa lavagem você também pode usar detergente neutro para finalizar a limpeza.
E muita gente quando usa o anel, até mesmo a aliança, fica com o dedo verde. Para evitar essa mancha na pele a dica é simples. Basta passar esmalte transparente no interior dos anéis.
Isto ocorre devido à reação química dos produtos com uma peça mais barata. Normalmente, para torná-la mais acessível, a bijuteria ou semijóia são feitas com ligas e finalizada com uma fina camada de ouro. Isto se chama banhar. Esse tipo de peça pode deixar sua pele esverdeada, ainda que isso não ocorra imediatamente.
Em vez disso, colocar os brincos em uma pequena xícara com peróxido (água oxigenada) pode ser a melhor estratégia, pois isso vai matar todos os germes e bactérias. Se o fizer, irá limpar também de forma bastante eficaz. Mergulhar os brincos no peróxido por cerca de dez minutos.
Frequentemente, as joias de prata vêm com aplicações de pedras – como é o caso da zircônia. Se você não sabe como limpar zircônia, é muito simples: use água e sabão neutro (de preferência o de coco, líquido) e esfregue gentilmente com uma escovinha de cerdas macias.
Limpar prata com bicarbonato de sódio é uma das formas mais populares de manter sua peça sempre com brilho. Misture uma colher de sopa de bicarbonato com água quente em uma tigela. Mergulhe suas peças na solução e deixe-as de molho por cerca de 10 minutos.
Para preservar as peças, principalmente durante o uso, é preciso criar uma camada de proteção. Esqueça a base incolor e invista no spray de verniz, que ajuda a bijuteria durar mais tempo e oxidar menos. Então já salva a dica do verniz.