Lagartixas e aranhas usam a mesma técnica para andar no teto. Suas patas têm milhares de pêlos de queratina, conhecidos como setae. Eles têm um diâmetro finíssimo, equivalente a um décimo de um fio de cabelo. Cada setae, por sua vez, tem centenas de minúsculas terminações.
O ponto central das teias orbiculares, onde as aranhas ficam, geralmente está acima do centro, pois é mais rápido para a aranha ir para baixo do que para cima. Se há um local para a aranha fugir de seus predadores, o ponto central ficará próximo dessa região.
Por que as aranhas fecham as pernas quando morrem?
Para contrair as pernas, as aranhas possuem musculatura nas juntas, e este movimento ocorre de forma semelhante ao dos humanos. Já para esticar os membros, as aranhas não têm musculatura. "Para realizar a extensão as aranhas bombeiam hemolinfa (o "sangue" delas) para dentro das pernas", diz Japyassú.
As aranhas são animais quе passam grandе partе do tеmpo paradas ou movеndo-sе lеntamеntе. Isso acontece por conta de diversas razões, sendo algumas delas a espera por presas, preservar energia e camuflagem.
Ela reparou que, durante a noite, as aranhas-saltadoras se penduravam de ponta cabeça com auxílio de suas teias e repousavam. Em alguns momentos, os animais começavam a se contorcer e realizar movimentos estranhos.
Um estudo de uma bióloga da Universidade de Nottingham revelou que as aranhas não têm más intenções com seres humanos e agem passivamente perante ameaças. As aranhas geralmente agem de forma passiva em resposta aos seres humanos. "As aranhas podem ter mais medo de você do que você delas".
Chocam ovos de áspide e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma víbora. As suas teias não se prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem, as obras deles são obras de iniquidade, obra de violência há nas suas mãos.
A visão também é uma qualidade rara nesses animais: dentre as cerca de 50 mil espécies de aranha no mundo, apenas 5% tem uma boa visão. Muitas só entendem a mudança da luz, o claro e o escuro. Quando a aranha diurna percebe que escureceu, por exemplo, ela se retrai ou foge.
Por serem carnívoras, alimentam-se, principalmente, de baratas, grilos e outros insetos. Com isso, controlam a população desses seres, impedindo que a sua proliferação prejudique o meio ambiente. Há alguns anos, as aranhas têm sido amplamente estudadas e o motivo básico dessas pesquisas é a sua teia.
4– As aranhas não são consideradas insetos, mas sim aracnídeos. Isso ocorre porque elas têm 8 patas, enquanto todos os insetos possuem 6. 5– No Brasil existem apenas 4 mil espécies de aranhas, o que equivale a 10% do total existente.
O rigor mortis causa uma contração generalizada no organismo por causa do acúmulo de cálcio nas células dos músculos. No caso das aranhas, os músculos, que passam por dentro do exoesqueleto, ao se contraírem, provocam o encolhimento das suas oito pernas. “O mesmo ocorre com os demais artrópodes, como o escorpião.
O que atrai aranhas em excesso? O excesso de aranhas pode ocorrer por diversas razões. Entre elas está a excessiva presença de insetos menores, que são presas desse aracnídeo. Além disso, elas podem se multiplicar próximo a áreas com acúmulo de lixo e outras matérias orgânicas em decomposição.
Após o acasalamento entre macho e fêmea, a aranha põe ovos, muitas vezes em grandes quantidades (mais de 1.000 em uma única postura), que ficam protegidos numa bolsa de fios de seda chamada ovisaco.
As aranhas são predadoras, generalistas, que se alimentam principalmente de insetos e outros invertebrados. Têm como inimigos naturais pequenos répteis, anfíbios, outros aracnídeos e insetos.
Ou seja, as aranhas também são controladores de pragas. Elas conseguem comer insetos aí que realmente podem nos causar problemas sérios e até doenças", alertou. "A gente não precisa matar as aranhas quando elas entram na nossa casa.
As aranhas também representam a habilidade de criar algo a partir de pouco. Elas utilizam material simples, como fios de teia, para criar algo complexo e forte. Isso nos lembra que, independentemente de nossos recursos limitados, podemos sempre criar algo incrível a partir do que temos.
Por vezes, em vez de 8, são 10 as aranhas que comemos enquanto dormimos. Em outras, são cerca de 8 aranhas ao longo da nossa vida (que alívio, o primeiro era muito pior).
Várias espécies de aranhas são conhecidas popularmente como viúvas negras, pois como no caso de louva-a-deus, possuem o hábito de devorar os machos após o acasalamento. Esse comportamento lhes garante uma fonte extra de proteínas para a maturação dos ovos.