🚬✨A fumaça, carregada de axé, é utilizada pelas entidades para aglutinar e dissipar energias negativas, promovendo o equilíbrio espiritual do ambiente.
O fumo é utilizado como meio de descarrego, agindo sobre os chacras dos consulentes. É utilizado como componente para defumação, onde conjuga o fogo e a fumaça para a destruição dos campos magnéticos negativos.
Xangô foi também um personagem histórico conhecido como alafim do Império de Oió. Os filhos de Xangô são conhecidos por terem um afinado senso de justiça. Como oferenda ao orixá, seus fiéis lhe oferecem cerveja preta, fumo, flores, entre outros.
Qual o fundamento da bebida e do cigarro na umbanda?
Assim, os guias espirituais ao manipularem o fumo, a bebida e outros elementos de trabalho, tornam-nos sagrados. Ao mesmo tempo, o uso de tais elementos é somado às energias e aos fluidos oriundos do médium e da própria entidade. Podem, portanto, promover curas, a melhoria e o bem-estar dos assistidos.
Sua vida era viver à noite, a alegria, as cartas, os dadinhos a bebida, a farra, as mulheres e por que não, as brigas. Jogava para ganhar, mas não gostava de enganar os incautos. Bebem de tudo, da cachaça ao uísque, fumam na maioria das vezes cigarros, mas utilizam também o charuto.
A Pomba Gira é representada por uma mulher vaidosa e sexy, geralmente com longos cabelos escuros, que usa vestidos ou saias nas cores vermelho e preto. A entidade gosta de beber e fumar e aprecia presentes como flores, perfumes e champanhe.
O Espiritismo analisa o tabagismo como um “inimigo” do ser humano que precisa ser “eliminado”. Sendo um gerador de doenças e de dependências, merece do Espiritismo uma batalha sem trégua. Contudo, ele atuará sem violentação de consciências, somente ajudando, com sua terapia, a quem quiser ser ajudado.
Qual o significado de sentir cheiro de cigarro na Umbanda?
Indica a presença de desencarnados que usavam cigarros. Algumas teorias apontam que esses espíritos ainda podem estar em sofrimento pelo grande apego ao vício.
Compartilhar da bebida da entidade é uma forma de demonstrar-se crente nela, de selar um acordo; o brinde é como um aperto de mãos dado de igual para igual, sem receios maiores e é um gesto de extrema confiança.
As roupas e acessórios variam, mas Maximón é, em geral, representado por uma efígie de madeira cercada de velas e incensos, enquanto os sacerdotes comandam os rituais. As pessoas chegam, fazem oferendas, realizam pedidos. É dessa forma que Maximón bebe aguardente e fuma.
A água é descrita como Purificadora e por isso assume um papel tão importante nos rituais das mais diversas religiões em todos os tempos e lugares. Acredita-se que ela tem o poder de lavar os pecados e nos prepara para entrarmos em contato com a divindade.
O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.
Fuma charuto. Por ser um Exu ligado às Almas, Tranca Rua das Almas atua protegendo ambientes e pessoas de Eguns. O que o Exu Tranca-rua gosta de fumar? Fuma charuto.
O Tabaco é uma erva de Saturno, poderosa por excelência, que possui uma energia muito forte e marcante. Contudo, as entidades, assim como os antigos Pajés, utilizavam o tabaco de forma sagrada, seguindo toda uma ritualística e nunca profanando seus mistérios.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.
A Maria Mulambo é uma pombagira que, segundo Mariana, dá vida, tira do lixo e leva ao luxo. “Quando falo de luxo, falo de força, de presença, de coragem, de boa comunicação e autoestima. Mesmo sendo um arquétipo feminino, as pombagiras também estão ligadas aos homens e eles devem cultuar.