A Bíblia nos conta que Ló e suas filhas deixaram Zoar e passaram a habitar uma caverna nas montanhas. Devido à falta de homens na região, a filha mais velha de Ló tem um plano para preservar a linhagem de sua família: embriagar seu pai e deitar-se com ele, convencendo a irmã mais nova a também fazer isso.
Está ali para uma finalidade revelando a relação dos moabitas e dos amonitas com os descendentes de Abraão, que ficaram conhecidos como israelitas. Visto que Ló era sobrinho de Abraão, os israelitas estavam aparentados com os moabitas e os amonitas, que descendiam dos dois filhos gerados por Ló por meio de suas filhas.
A esposa de Ló se transforma em uma estátua de sal, mas Ló e suas filhas fogem para Zoar, e acabam vivendo em uma caverna nas montanhas. Em Gênesis 19:30-38, as filhas de Ló embebedaram o pai e, em duas noites consecutivas, o estupraram.
Os amonitas eram povos considerados cruéis formado por descendentes de um relacionamento entre Ló e sua filha mais nova. Na época das civilizações vigentes antes de Jesus Cristo, o incesto era uma prática comum, e não criminosa como é hoje.
As FILHAS de LÓ se DEITARAM com o próprio PAI. Por quê?
Porque os moabitas eram amaldiçoados?
Isso porque o povo de Amom e o de Moabe não haviam dado comida nem água aos israelitas na sua viagem quando saíram do Egito. Em vez disso, esses dois povos haviam pago a Balaão para amaldiçoar o povo de Israel.
O que aconteceu com Ló depois que suas filhas engravidaram?
Assim, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai. A mais velha teve um filho e deu‑lhe o nome de Moabe; este é o pai dos moabitas de hoje. A mais nova também teve um filho e deu‑lhe o nome de Ben-Ami; este é o pai dos amonitas de hoje.
36Assim, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai. 37A primogênita teve um filho, e deu-lhe o nome de Moabe; este foi o pai dos moabitas de hoje.… Então, outra vez deram muito vinho ao pai naquela noite, e a filha mais nova foi e se deitou com ele.
Então, disse Amnom a Tamar: Traze a comida à câmara e comerei da tua mão. E tomou Tamar os bolos que fizera e os trouxe a Amnom, seu irmão, à câmara. E, chegando-lhos, para que comesse, pegou dela e disse-lhe: Vem, deita-te comigo, irmã minha.
Não havia ninguém mais em casa. Mas o bebê dela morreu durante a noite quando ela, dormindo, se deitou sobre ele. Então ela se levantou de noite e tirou o meu filho do meu lado enquanto eu, sua serva, dormia, e o colocou do lado dela. Em seguida colocou o filho dela, que estava morto, ao meu lado.
O que aconteceu com os filhos de Ló com suas filhas?
Assim, as duas filhas de Ló ficaram grávidas do próprio pai. A mais velha teve um filho, a quem deu o nome de Moabe. Ele foi o pai dos moabitas de hoje. A mais nova também teve um filho e pôs nele o nome de Ben-Ami.
(Jó 1:18-19) Depois que as provações de Jó terminaram, Deus o abençoou na segunda metade de sua vida com mais sete filhos e mais três filhas. (Jó 42:13) Ao todo Jó teve um total de 20 filhos. Ao longo de sua vida, ele teve 14 filhos e 6 filhas.
O fato de as filhas de Ló terem se deitado com o próprio pai não significa que Deus concordou ou aprovou tal ato. A Bíblia muitas vezes descreve Deus permitindo as coisas que Ele não impede de acontecer, pois Ele não interfere na liberdade de escolha do ser humano.
A Bíblia nos conta que Ló e suas filhas deixaram Zoar e passaram a habitar uma caverna nas montanhas. Devido à falta de homens na região, a filha mais velha de Ló tem um plano para preservar a linhagem de sua família: embriagar seu pai e deitar-se com ele, convencendo a irmã mais nova a também fazer isso.
Absalão, filho de Davi, tinha uma irmã muito bonita, que se chamava Tamar. Outro filho de Davi, chamado Amnom, apaixonou-se por ela. Ele estava tão apaixonado, que até ficou doente.
Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva.
Como ele hesitava, os homens agarraram Ló, a sua mulher e as duas filhas pela mão; tiraram‑nos dali e os deixaram fora da cidade, porque o SENHOR teve misericórdia deles. Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: ― Fuja por amor à sua vida! Não olhe para trás nem pare em lugar nenhum da planície!
28 E olhou para Sodoma e Gomorra, e para toda a terra da campina; e viu, e eis que a fumaça da terra subia, como a fumaça de uma fornalha. 29 E aconteceu que, quando destruiu Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, quando derrubou aquelas cidades em que Ló habitara.
Como resultado, as duas filhas de Ló engravidaram do próprio pai. Quando a filha mais velha deu à luz um menino, chamou-o de Moabe. Ele se tornou o antepassado do povo conhecido até hoje como moabitas. Quando a filha mais nova deu à luz um menino, chamou-o de Ben-Ami.
E, enquanto Terá ainda vivia, Harã faleceu em Ur dos Caldeus. Quando Terá decidiu deixar Ur, Ló acompanhou-o junto a sua irmã e tios e se estabeleceram em Harã, onde Terá faleceria aos 205 anos.