Porque as pessoas buscam reconhecimento?
Muitas vezes as pessoas buscam no exterior (no outro) algo que não exercitam ou praticam no interior (consigo mesma). O reconhecimento é vital para o ser humano, já que é ele que nos motiva a evoluir e sentir segurança. Por isso mesmo, é fundamental que pratiquemos o “auto-reconhecimento”.Por que buscamos reconhecimento?
É natural querer reconhecimento e ter a aprovação dos demais. Esta é uma busca natural para obter afeto e aceitação. A questão é quando é excessivo, exagerado! Por exemplo: fazer uma faculdade escolhida por seus pais e deixar pra trás uma outra que gostaria de cursar, quando suas aptidões mostravam outro caminho.Por que o reconhecimento é importante?
O reconhecimento tem um impacto direto na produtividade do colaborador e do time, pois é importante que ele saiba que os resultados do seu trabalho impactaram positivamente os resultados do negócio e se sinta realizado por isso.O que causa a necessidade de aprovação?
Essa necessidade de aprovação pode ser influenciada por vários fatores, como experiências de infância, dinâmicas familiares, pressões sociais e culturais, entre outros. Algumas pessoas podem ter desenvolvido essa necessidade como uma estratégia de adaptação para obter aceitação e evitar rejeição.Esquema: Busca por Aprovação ou Reconhecimento
Qual a raiz da necessidade de aprovação?
Essa necessidade pode ser alimentada por elogios, recompensas ou mesmo pela ausência de críticas e rejeição. A origem dessa necessidade de aprovação muitas vezes está enraizada em experiências passadas, especialmente na infância.Porque tenho necessidade de aceitação?
Essa necessidade se origina da nossa necessidade básica de sobrevivência, uma vez que na maioria das sociedades humanas, a exclusão ou o isolamento social podem significar a morte. Desde a infância, aprendemos a nos comportar de acordo com as expectativas dos outros, a fim de receber aprovação e amor.Porque fazer reconhecimento?
O reconhecimento mostra os comportamentos que tornam a organização bem-sucedida. Por exemplo, reconhecer um funcionário para limpar os sinais da geladeira do breakroom para outros funcionários que sua organização valoriza a responsabilidade da comunidade.O que faz uma pessoa se sentir reconhecida?
Um trabalhador reconhecido profissionalmente sente-se mais autoconfiante e capaz de enfrentar os desafios pessoais e profissionais que encontra.Como lidar com a necessidade de reconhecimento?
Explore memórias e experiências que podem ter contribuído para a necessidade de aprovação. Desse modo, pode ser necessário mergulhar nas raízes emocionais, como experiências de rejeição ou críticas na infância, para entender a origem dessa busca incessante por validação.O que é o conceito de reconhecimento?
O reconhecimento é considerado o ato ou efeito de reconhecer. O termo pode ser aplicado a diferentes contextos, por exemplo, ele é referenciado à identificação (reconhecer alguém), aceitação (reconhecer algo como verdadeiro), confissão (reconhecer o erro) ou até mesmo agradecimento (demonstrar gratidão).O que é reconhecimento na psicologia?
O reconhecimento é a habilidade cognitiva que possibilita a recuperação de informações armazenadas e a comparação com informações que são apresentadas perante você.O que significa ter um reconhecimento?
O reconhecimento configura-se como um meio de prova no qual alguém identifica uma pessoa ou uma coisa que lhe é mostrada, como algo que já se tenha visto, perante a autoridade policial ou judiciária, nos moldes previstos em lei (LIMA, 2016, p. 703).O que gera a falta de reconhecimento?
Falta de feedbacks positivosMesmo que uma tarefa executada tenha destaque e proporcione um resultado acima do esperado, o não reconhecimento, público ou até mesmo privado, abre brecha para o sentimento de falta de mérito, insuficiência e até mesmo indicar que o esforço para alcançar aquele feito foi em vão.
Como se livrar da necessidade de aprovação?
Estabelecendo Limites e Ganhar Independência EmocionalUm passo importante para vencer a necessidade de aprovação dos outros é estabelecer os próprios limites. Isso quer dizer aprender a se posicionar, a dizer 'não' quando é necessário e a respeitar as próprias necessidades e sentimentos.