A areia que existe na praia depende de um ciclo natural que se chama balanço sedimentar. As marés levam, mas também trazem areia. Esse sedimento fica "estocado" na praia. No entanto, as construções estão atingindo essas áreas de "estoque", aumentando a erosão.
A areia é formada a partir de rochas do solo maceradas pelo intemperismo dos rios e outros elementos. Nas orlas, o mar em constante agitação também tritura rochas no decorrer de milhares ou milhões de anos.
A explicação é que a areia dali veio de vastos depósitos de sedimentos que se acumularam entre 65 milhões e 2 milhões de anos atrás a alguns quilômetros do litoral. Rios como o Paraíba do Sul e o Doce transportam esses sedimentos até o oceano, onde permanecem longos períodos antes de chegarem às praias.
A areia que você vê na beira do mar nada mais é do que um tipo de "pó de pedra" formado pela erosão de rochas ao longo de milhões de anos, trazido aos poucos para o litoral por córregos e rios. O tipo de rocha que dá origem à areia determina a cor do grão.
A areia é a principal matéria-prima usada para edificar cidades modernas. O concreto usado para construir shoppings, escritórios e blocos de apartamentos, junto com o asfalto que usamos para construir nossas estradas, são basicamente areias e cascalhos colados.
Os grãos que a gente usa para brincar de “milanesa” nascem do desmanche das rochas de alguma serra próxima. É o mesmo processo que forma a areia dos rios, dunas, lagos e lagoas – e que costuma demorar milhões de anos, do desgaste de uma rocha à carona do vento ou da água dos rios até as praias.
Na região atlântica, ao escavar podemos encontrar granito, um tipo de rocha ígnea. Outros locais, como as icônicas praias de Dover, no Reino Unido, são constituídos por giz, um tipo de calcário constituído por restos microscópicos de plâncton marinho.
As areias de praia e dunas não são usadas na construção civil, pois apresentam granulações irregulares e quantidade de sal em sua composição. O sal, por exemplo, prejudica a fabricação de argamassas e diferentes tipos de cimentos, uma vez que impossibilita que a cura (secagem) ocorra de forma correta.
O magma fervente expelido por vulcões atinge a superfície e se solidifica em rochas basálticas, ricas em minerais que conferem à areia sua tonalidade escura.
A areia é um conjunto de partículas de rocha desagregadas – um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício. Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água.
O que, de fato, existe embaixo da areia da praia? A resposta certa é: varia. Ao continuar cavando, agora usando equipamentos de perfuração avançados em vez de uma simples pazinha de brinquedo ou os braços, você atingirá o leito rochoso da área.
Região do Grande Deserto Australiano, no qual estão inseridos outros grandes desertos. O Grande Deserto Australiano é uma área desértica de 2.700.000 km² localizada no interior da Austrália que recobre quase um quinto da área do país.
As praias são um tipo de ambiente deposicional costeiro, ou seja, são ambientes situados em margens continentais formados por sedimentos inconsolidados, como minerais ou fragmentos de rochas que se depositaram nesses locais por meio de agentes de transporte como o vento e a água.
O ruído pode ser gerado pelo atrito entre os grãos ou pela compressão do ar entre eles. A areia cantora é um fenômeno sonoro natural que atinge até 105 decibéis que ocorre em cerca de 35 desertos ao redor do mundo.
The Beach (br / pt: A Praia) é um filme estadunidense e britânico de 2000 dirigido por Danny Boyle, baseado em romance de Alex Garland, que foi adaptado para o filme por John Hodge e estrelado por Leonardo DiCaprio, Tilda Swinton, Virginie Ledoyen, Guillaume Canet, e Robert Carlyle.
Com a ação dos ventos na sua formação, as ondas do mar movem-se em diversas direções e, com o fenômeno da refração, surgem paralelas ao quebrar na praia. A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações.
Vem com a gente… Os grãos de areia que usamos para brincar de construir castelos nas praias são formados pelo desgaste das rochas nas cadeias montanhosas, que podem estar a poucos metros ou a muitos quilômetros de distância. Essas rochas podem demorar milhões de anos até virarem pequenos grãos.
Independente de onde se localizam, as praias arenosas são feitas de todo material sólido e solto que esteja disponível: areia, cascalho, seixos, conchas, grãos de rocha vulcânica, entre outros.
“A areia úmida, contaminada pelo esgoto não tratado, geralmente abriga bactérias que causam diarreia. Esse sintoma pode trazer complicações quando associado à desidratação. Já a areia misturada com fezes de animais pode ser vetor de parasitas e larvas, como o bicho geográfico”, diz a médica.
“Fazer buracos na areia da praia pode matar”, alertou a associação.. Deste modo, é recomendado que nunca se cavem buracos mais fundos do que a altura do joelho da pessoa mais baixa do grupo.
No entanto, é importante esclarecer que a venda de areia da praia não é uma prática legalizada. Principalmente quem lida com esportes, deve conscientizar os atletas e as comunidades, de modo geral, sobre a preservação ambiental e a necessidade de respeitar as leis de proteção dos recursos naturais costeiros.
A água de retorno continua a ser empurrada pela gravidade, e procura o caminho de menor resistência, formando os buracos. Por isso, atenção quando você identificar essa ausência ou menor quantidade de ondas no mar: é sinal de que existe uma corrente de retorno (buraco).
Praia arenosa pode ser definida como a região costeira onde as ondas remexem ativamente o sedimento. Ela abrange desde a faixa entremarés, podendo chegar, em alguns locais, até 20 m de profundidade. No Brasil, nossas praias possuem um sedimento constituído basicamente de areia.
Grande parte do movimento de material de uma praia ocorre entre as barras submarinas, também chamadas de bancos de areia ou cristas, e a berma. Estas barras são produtos de erosão, pois a ação violenta das ondas corta a parte anterior da berma e deposita tal material a certa distância da costa.