A intenção da rede, com a mudança é tornar o logo e o nome da varejista mais modernos e fáceis de serem absorvidos pelo consumidor. "Para isso, também foi feita uma alteração na grafia que recebe um acento agudo na letra "i" (Assaí), para facilitar a pronúncia", disse a rede em comunicado.
- Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí). Observação: O acento agudo é utilizado em vogais abertas e o circunflexo nas fechadas.
Muitos clientes e colaboradores do Supermercado ASSAÍ ainda falam ASSAI, em função da pronúncia original. Por isso, é natural que - com a abrupta mudança na escrita da palavra - haja ainda resistência daqueles que acompanham a marca há muitos anos, quiçá desde a fundação.
A primeira loja do Assaí Atacadista nasce em São Paulo com foco no abastecimento do pequeno transformador (pastelarias). O nome Assaí foi criado a partir da palavra japonesa ASAHI (pronúncia: assarí), que significa “sol nascente”.
😳A polêmica do ASSAí😱@HardwareRedesBrasil #corteshrbr
Quem é o dono Assaí?
A empresa foi fundada em outubro de 1974 por Rodolfo Jungi Nagai. Em 2007, o GPA comprou 60% das ações do Assaí por R$ 208 milhões. Dois anos depois, o grupo adquiriu o restante, por mais R$ 175 milhões.
Seu nome vem de uma palavra do tupi que significa "fruta que chora". Pessoas com pouca imaginação dizem que é por causa do suco que a fruta produz, mas a lenda diz que é porque, muito antes de o açaí aparecer em mais de 3 milhões de hashtags no Instagram, a fruta nasceu em lágrimas.
O Assaí Atacadista é uma empresa brasileira de atacarejo que atende pequenos(as) e médios comerciantes e consumidores(as) que buscam economia, variedade de produtos e um bom atendimento.
O açaí é um superalimento que tem um sabor entre frutas vermelhas, chocolate amargo e vinho tinto com uma tonalidade roxa deslumbrante - é aí que você pode encontrar o sabor exótico distinto do açaí.
A intenção da rede, com a mudança é tornar o logo e o nome da varejista mais modernos e fáceis de serem absorvidos pelo consumidor. "Para isso, também foi feita uma alteração na grafia que recebe um acento agudo na letra "i" (Assaí), para facilitar a pronúncia", disse a rede em comunicado.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
Entrevistamos algumas pessoas no Atacadista de Benfica para saber qual é a pronúncia correta do Supermercado Assaí. Tá curioso(a)? Então vem conferir! Sextou!
Queridos, dois conselhos, açaí é o correto, não açaí, como muita gente pronuncia, você pode observar que há uma letra i. com um acento agudo. Esta palavra é um hiato, que é quando uma vogal está separada de outra vogal. Agora as pessoas teimam em dizer que é açaí. como se fosse um de tongo.
Com faturamento de R$ 79,1 bilhões em 2023, o Atacadão ocupa o primeiro lugar entre as maiores redes de atacarejo do mercado brasileiro. Na sequência, está o Assaí Atacadista, com R$ 72,8 bilhões. Dono da bandeira Mix Mateus, o Grupo Mateus fecha o top 3 do Ranking Abaas 2024, divulgado em parceria com a NielsenIQ.
Os dicionários registram a forma AÇAÍ (com acento gráfico) para indicar que o Í é tônico, formando assim um hiato com a vogal anterior A - diga-se, regra de acentuação gráfica que exige mais atenção. Concluímos que é então AÇAÍ (com acento gráfico).
O açaí é uma fruta encontrada no Brasil em regiões como Rondônia, Amapá, Amazônia, Acre, Pará, Tocantins, Maranhão e Roraima, mas também em países como Venezuela, Colômbia, Equador e, também, Guianas.