“Bacalhau não é especificamente um peixe, mas sim o nome comum dado a várias espécies do gênero Gadus, além de peixes de outros grupos, principalmente quando salgados", explica Amanda Alves Gomes, bióloga e doutoranda em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP.
Isso porque o bacalhau, em si, não é um peixe, mas, na verdade, um conjunto de vários pescados de diferentes gêneros, em particular o gadus. Dessa forma, não existe nenhum peixe chamado bacalhau. A família dos gadus é chamada de gadídeos e é comumente pescada nos mares frios do Hemisfério Norte.
O Gadus Morhua é conhecido como Bacalhau do Atlântico e é considerado o mais nobre para a gastronomia. Possui cor palha e uniforme quando salgado e seco; quando cozido, desfaz-se facilmente em macias lascas de sabor inconfundível.
Gadus morhua - O mais nobre, de posta alta que se desmancha em lascas. É untuoso e suculento. Também pode ser chamado de bacalhau do Porto. Pescado no Atlântico Norte, é o bacalhau "real oficial".
Porém, outros peixes como o Saithe, Zarbo e Ling, que são menores e podem ser pescados o ano todo, também chegam ao Brasil e são chamados de “tipo bacalhau”.
Qual é o nome do peixe considerado o bacalhau brasileiro?
Termo é nome popular de diversas espécies do gênero Gadus, especialmente quando preparados na forma de salga; pirarucu é considerado 'bacalhau brasileiro'.
Ferva os filés por 10 minutos na água com sal. Escorra e arrume os filés em uma assadeira de modo que os filés não fiquem um em cima do outro. Coloque a assadeira descoberta na geladeira e deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, desfie e aplique em qualquer receita de bacalhau.
Segundo Fábio Pizzamiglio, consultor da Efficienza Negócios Internacionais, a alta dos preços do bacalhau se deu por conta de escassez do produto, o aumento do dólar e a pandemia que afetou o setor de pesca e a logística de importação, principalmente o bacalhau da Noruega e países vizinhos.
O atum bluefin, ou atum azul, leva o título de "rei dos atuns", não apenas pelo seu tamanho, mas também por seu status como o peixe mais caro do mundo. Para você ter uma ideia, em um leilão no Japão, ele já chegou a ser vendido a US$ 3 milhões por quilo.
Dentro destas características, existem 5 tipos diferentes de peixes salgados secos no mercado brasileiro ( que também podem ser vistos em Fotografias ) : Cod Gadus Morhua, Cod Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo.
Descoberto pelos Vikings, que o pescavam em abundância nos mares frios dos países nórdicos, em Portugal o bacalhau já foi considerado o “pão das marés” e é hoje conhecido como o “fiel amigo”.
O Saithe (Pollachius virens) tem sabor mais forte e preço mais baixo se comparado ao verdadeiro bacalhau . O Ling (Molva molva) tem o corpo mais alongado e estreito que os demais, a carne é mais clara e permite um bom corte.
Outro motivo é o fato de a cabeça ter muito osso, o que dificulta o processo de secagem da carne, que permite armazená-la por mais tempo sem comprometer o sabor e a qualidade. "Se ficar um pedacinho de carne sem sal, ela estraga e compromete todo o resto do bacalhau", afirma.
Bacalhau Gadus Imperial Macrocephalus em filé salgado, qualidade confiável e com a cor e textura inconfundível. Características: Bacalhau filetado sem espinha central e sem pele.
Gadus morhua: podem ser chamados de Bacalhau, Bacalhau do Porto ou Cod. São normalmente maiores, mais largos, gerando postas de maior grossura e de coloração levemente amarelada quando salgada.
O bacalhau tem sua origem em um peixe nobre que vive nos mares limpos e frios do Atlântico Norte cuja carne, seca e salgada, é muito apreciada na culinária internacional. Os maiores produtores de bacalhau do mundo são Noruega, Islândia, Portugal, Espanha, Itália, França e Canadá.
Qual a diferença entre bacalhau do porto e da Noruega?
“A cura e a forma de salgar dos portugueses é diferente da dos noruegueses, porque são mais rápidas. O bacalhau cod gadus morhua, preparado em Portugal, é o tradicionalmente conhecido como bacalhau do Porto”, afirma. Nesta época do ano, Ohara costuma vender cerca de 5 toneladas de bacalhau.
Se você busca um peixe com sabor próximo ao bacalhau (ou seja, bem salgadinhos!) vale apostar nos tipos com textura semelhantes, como merluza, piraúna, apirapema e peixes de água doce, como o pintado surubim e o pirarucu, considerado o bacalhau da Amazônia.
“Os peixes comercializados como 'legítimo' ou 'verdadeiro' bacalhau, são das variações Gadus Morhua, que é pescada somente no Oceano Atlântico Nordeste, e a Gadus Macrocephalus, pescada somente no Oceano Pacífico”, conta Almeida.
Considerado o mais nobre bacalhau do mundo o sabor e o valor nutritivo do bacalhau são mantidos graças ao processo especial de salga e secagem, que tem o objetivo de retirar apenas a água do peixe, preservando suas proteínas, vitaminas e minerais. Esse é o método mais antigo para preservação de peixes e carnes.
Ophiodon elongatus: deve ser chamado de Ling; Brosmius brosme: deve ser chamado de Zarbo. O Gadus macrocephalus é conhecido como Bacalhau do Pacífico, devido o oceano que tem seu nome.
Qual a diferença entre bacalhau e peixe tipo bacalhau?
Afinal, Bacalhau é um peixe? Não, bacalhau não é um peixe! Bacalhau é o nome típico português dado ao peixe tratado/processado por meio da salga seguida da secagem (perda de água pela carne) e que tradicionalmente é aplicado em pelos menos 5 espécies de peixes diferentes.