Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.
Bentinho não tem provas suficientes para afirmar que Capitu o traiu. As coisas que diziam a respeito dela eram apenas suposições. O ciúme excessivo de Bentinho o fazia pensar desta forma. Criava situações para justificar o sentimento de posse que tinha em relação a Capitu.
Dentre esses homens, ressalta a figura de Escobar: Era um rapaz esbelto, olhos claros, um pouco fugitivos, como as mãos, como os pés, como a fala, como tudo. Quem não estivesse acostumado com ele podia acaso sentir-se mal, não sabendo por onde lhe pegasse […].
Um dos motivos mais fortes que levaram Bentinho a se afastar de Capitu foi o fato de ele achar que seu filho, Ezequiel, fosse, na verdade, filho de seu amigo, Escobar, em virtude de uma semelhança na aparência e nos modos de agir.
Capitu: Embargos de Terceiros (Bentinho desconfia de Escobar e Capitu)
Qual o principal motivo pelo qual Bento Santiago desconfia de ter sido traído por Capitu?
Qual o principal motivo pelo qual Bento Santiago desconfia de ter sido traído por Capitu? Por conta do distanciamento que sua mãe, Dona Glória, faz de Ezequiel.
Mas, Caldwell nos lembra, apesar de encontrar a morte pelas mãos de seu amado, Desdêmona era inocente. O lenço achado por Otelo entre as coisas de Cássio é a prova cabal da infidelidade da esposa; em Dom Casmurro o lenço é a semelhança física entre Ezequiel e Escobar, filho e pai.
De qualquer modo, foram separados pelo seminário, Bentinho tornou-se amigo de Escobar, outro seminarista sem vocação. Posteriormente, com a ajuda do mesmo José Dias e de Escobar, Bentinho conseguiu fazer a mãe desistir da promessa de torná-lo padre. Foi para São Paulo e formou-se em direito.
O ciumento Bento Santiago, o Bentinho e mais tarde Casmurro, seu esposo, conjecturava o caráter dela. Em suas palavras: “criatura de quatorze anos, alta, forte e cheia, apertada em um vestido de chita, meio desbotado.
Dois argumentos para defender a tese de que Capitu traiu Bentinho, de que Ezequiel era filho de Escobar. O primeiro argumento é literário; o segundo, do próprio narrador. O argumento literário me diz que, se Capitu não traiu Bentinho, o romance deixa de ser sobre o adultério para ser uma obra sobre o ciúme.
Escobar: o melhor amigo de Bentinho, a quem conheceu quando estudaram juntos no seminário. Dona Sancha: mulher de Escobar, ex-colega de colégio de Capitu. Dona Glória: mãe de Bentinho, adora o filho e é também muito religiosa. Quer que o garoto se ordene padre como cumprimento de uma promessa que fez.
Qual o melhor amigo de Bentinho que foi testemunha de acusação para o adultério de Capitu?
Tudo ia bem para esses personagens, até que Bentinho, louco de ciúmes, começa a acreditar que Capitu estava cometendo adultério com seu amigo Escobar. Ele quase não se comunica com a própria esposa e somente os olhares e gestos da moça, não suas palavras, é que o fazem desconfiar da possível traição.
Folha de S. Paulo - Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O amante de Capitu - 04/08/99. Rio de Janeiro - Tornou-se um lugar-comum crítico: Machado de Assis jamais colocou em seus romances qualquer elemento autobiográfico.
O narrador é o próprio Bentinho, já transmudado na velhice como o Dom Casmurro, alcunha que marcou uma personalidade amarga, triste, abatida, deprimida. Bentinho terminou a vida massacrado pelo fantasma da traição da esposa, cuja descoberta (imaginária) lhe tirou o contentamento de viver. É um drama de realismo ferino.
Capitu terá um desfecho feliz, no Leblon, ao lado de Fred. No último capítulo da novela, haverá uma passagem de tempo de três anos, e a ex-garota de programa aparecerá grávida do personagem de Luigi Baricelli.
Qual o principal conflito vivido por Bentinho e Capitu?
Nos dois principais conflitos enfrentados por Bentinho, o primeiro de lidar com a promessa da mãe em torná-lo padre mesmo apaixonado por Capitu e o segundo de conviver sob suspeitas de adultério por parte de sua esposa com seu melhor amigo, há a busca por possíveis e necessário, entretanto, no primeiro, a personagem ...
Qual a diferença de idade entre Capitu e Bentinho?
Assim, com o objetivo de “atar as duas pontas da vida, e restaurar na velhice a adolescência”, Bentinho, o narrador, conta a sua história. Volta aos seus quinze anos, quando é vizinho de Capitu, uma menina de catorze anos.
Dom Casmurro fala da inveja de ter sido traído, mas também da de ser inferior a um ser humano que, na sua visão, era inferior a ele: uma mulher pobre por quem se apaixona. Vemos o mesmo na política nacional. A inveja pelos acertos do atual governo leva a um delírio quando os erros dele aparecem.
Em seu recém-lançado “Código Machado de Assis: Migalhas jurídicas”, Matos aponta uma “prova cabal” que não teria sido levada em consideração pelos estudiosos. Trata-se de uma suposta “senha” jurídica que Machado de Assis deixou em um capítulo de “Dom Casmurro”, trazendo a confirmação tácita de que, sim, Capitu traiu.
A dúvida sobre a suposta traição de Capitu é proposital, convidando o leitor a refletir sobre a natureza da paranoia de Bentinho e a incerteza das relações humanas; é portanto um mistério que permanece intencionalmente sem solução.
Escobar foi colega de seminário e amigo íntimo de Bentinho, e sua morte causa uma reviravolta na vida do protagonista. Quando somos apresentados ao personagem, notamos um ar misterioso. Também sem vocação para o sacerdócio, sai do seminário e, com a ajuda financeira de Dona Glória, abre seu próprio negócio.