Sucre, capital constitucional, foi a primeira sede do governo boliviano e abriga hoje o poder Judiciário, enquanto a cidade de La Paz concentra a sede dos poderes Executivo e Legislativo, correspondendo, portanto, à capital administrativa do país.
Sucre foi a primeira sede do governo boliviano. Atualmente, a cidade abriga o poder Judiciário. La Paz é considerada a capital administrativa da Bolívia. Ela concentra a sede dos poderes Executivo e Legislativo.
A cidade de Nuestra Señora de La Paz (ou simplesmente "La Paz") foi fundada em 20 de outubro de 1548, pelo capitão espanhol Alonso de Mendoza, no local em que, atualmente, se situa a comunidade de Laja.
AS CAPITAIS: A África do Sul possui 3 capitais: Executiva (Pretória), Legislativa (Cidade do Cabo) e Judiciária (Bloemfontein). POVO: A África do Sul é conhecida como a “nação arco-íris”, pela diversidade de raças.
Em 1910, durante a formação da União da África do Sul, as autoridades decidiram que deveria haver uma descentralização do poder e um equilíbrio da influência e interesse das diferentes regiões da nação recém-unificada. Por esse motivo, essas três cidades ganharam o status de capital.
Isso porque temos duas capitais aniversariantes: São Luís e Vitória! A capital do Maranhão completa 411 anos e a capital do Espírito Santo comemora 472 aninhos!
Também na América do Sul, outro país que tem duas capitais é o Chile. Apesar de Santiago ser a sua capital oficial, além de sua maior cidade, a legislatura nacional foi transferida para Valparaíso em 1990. Nessa época, o país estava se recuperando do regime de Pinochet e procurando descentralizar o poder político.
PANAMÁ País e capital compartilham o mesmo nome, que tem várias interpretações. A palavra Panamá viria dos povos que habitavam essa região na América Central.
Bolívia tem sua origem no nome do militar e político Simón Bolivar, um dos pais da independência da América do Sul no século 19. A história é bem conhecida: o nome do país vem do nome de uma árvore de cor intensa, avermelhada, parecida com brasas acesas.
Capital da Bolívia, La Paz situa-se num vale do sopé do monte Illimani, pico da cordilheira dos Andes, abrigada dos ventos que sopram do altiplano que a circunda. É banhada pelo rio Choqueyapu, sendo a mais alta capital do mundo, com os seus 3600 metros de altitude.
A Bolívia fazia parte do Império Inca até à colonização espanhola no século XVI. Os espanhóis ocuparam o território, apoderaram-se das terras dos índios pela força e obrigaram-nos a trabalhar como escravos nas minas de prata.
O país já teve uma costa marítima, mas a perdeu durante a Guerra do Pacífico, em 1879, em uma disputa territorial com o Chile pela região de Antofagasta. Com suas tropas derrotadas, o governo boliviano reconheceu a posse da região ao país vizinho e, com isso, ficou sem acesso ao Pacífico.
A fronteira do Brasil com a Bolívia tem extensão de 3.423,2 km, dos quais 2.609,3 km são por rios e canais, 63,0 km por lagoas e 750,9 km por linhas convencionais. Estados brasileiros que fazem fronteira com a Bolívia: Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Politicamente, a África do Sul é divida em 9 províncias, que são como os Estados brasileiros, mas têm autonomia e independência em relação ao governo nacional. O país, que adota o modelo de república parlamentar, tem 3 capitais, uma para cada um dos Três Poderes.
A capital da República do Peru é Lima, fundada em 1535. Uma das teorias sobre a origem do nome é que ele provém da palavra indígena quechua Limaq. O significado da palavra é: "aquele que fala" ou "aquele que tem a capacidade de falar".
- Bolívia: tem duas capitais desde a Guerra Civil de 1825. Sucre é a oficial, onde está o Judiciário, e La Paz é sede do Executivo e Legislativo (veja a imagem ao lado)
Qual era a capital do Brasil antes de ser Brasília?
Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador, até 1763, quando houve a mudança da capital.
Macapá (AP) – é a capital do estado Amapá que encontra-se às margens do Rio Amazonas, e está localizada na região Norte do país. Possui área territorial de 6.407 km² e população de 503.327 habitantes. Tornou-se capital somente em 1988, quando Amapá foi declarado definitivamente um estado.
Os dados mostram ainda que o estado mais velho é o Rio Grande do Sul. Os novos dados apontam que a idade no Brasil cresceu de 29 anos em 2010 para 35 em 2022 — um aumento de seis anos entre um Censo e outro.
Porque Salvador deixou de ser a capital do Brasil?
Salvador era considerada uma cidade mais moderna e equipada, mas a descoberta do ouro e o consequente risco de contrabando “exigia” uma capital mais perto da mina. No caso, das minas gerais, que ficavam em Minas Gerais. E aí foi isso.
Apesar desse contexto de hegemonia econômica e política, curiosamente, São Paulo nunca foi uma capital federal, tal como foram Salvador (1549-1763) e Rio de Janeiro (1763-1960), e como é Brasília, atualmente.