Os confrontos, marcados por uma mescla de brigas e futebol-arte, receberam na década de 1940 o apelido de Choque-Rei dado pelo jornalista Tomaz Mazzoni, do jornal "A Gazeta Esportiva", pela sua importância. O Choque-Rei levou por quatro vezes públicos maiores do que 110 mil pessoas ao Estádio do Morumbi.
Choque Rei é o jogo entre São Paulo e Palmeiras, dois times grandes da capital de São Paulo. O confronto apresenta grande rivalidade. Isso ocorre devido aos inúmeros títulos importantes disputados pelas duas equipes. Os dois times dividiram, entre os anos de 1942 e 1950, nove títulos do Campeonato Paulista.
As equipes, que se destacaram no Paulistão e dividiram nove conquistas entre 1942 e 1950, protagonizavam, à época, verdadeiros embates dentro e fora de campo, com importantes brigas políticas. Por isso o nome de Choque-Rei.
Porque o clássico entre Palmeiras e São Paulo é chamado de Choque-Rei?
Choque-Rei: quem tem mais vitórias na história? Até hoje, as duas equipes já se enfrentaram 348 vezes pelas contas são-paulinas, e há muito equilíbrio entre os rivais: 116 vitórias do Tricolor e 117 triunfos do Verdão, além de 115 empates. O São Paulo já balançou as redes 444 vezes e sofreu 455 gols.
O apelido do clássico entre Palmeiras e Corinthians surgiu ainda na primeira metade do século passado e faz referência ao Derby de Epsom, a mais importante corrida de cavalo do mundo. Isso porque as duas equipes eram as grandes potências (e, portanto, os grandes rivais) da época.
Um clássico é por definição um confronto entre equipes com uma notável rivalidade desportiva. Outros termos adotados como "dérbi" (do inglês: derby) são jogos clássicos considerados locais, envolvendo duas equipes de um mesmo bairro, cidade, região, distrito ou estado.
A palavra derby – ou dérbi, segundo o aportuguesamento da palavra original inglesa, proposto pelos dicionários Houaiss e da Academia das Ciências de Lisboa – aplica-se ao futebol para determinar um jogo entre duas equipas da mesma cidade.
Choque-Rei em decisão do Campeonato Paulista de 2022. É considerada como decisão apenas a partida em que ambos os times entram em campo disputando o título, saindo um campeão sobre o outro.
Majestoso é algo que inspira respeito, admiração ou nobreza. O nome do clássico é justo, diante de tantas decisões e história envolvidos entre São Paulo e Corinthians ao longo dos anos.
Este nome refere-se ao fato de reunir os dois maiores times do futebol paulista durante o auge do futebol-arte brasileiro, na década de 1960, quando o Palmeiras tinha Ademir da Guia como principal craque, e o Santos, Pelé, considerado o maior jogador de futebol e o maior atleta de todos os tempos.
> O Palmeiras tem 45,83% de vitórias na história do Campeonato Brasileiro contra 43,62% do Internacional, segundo colocado. Em número absoluto, lidera com 708 triunfos contra 703 do São Paulo, segundo colocado, em menos jogos (1545 a 1616).
São 146 duelos entre os times. O São Paulo é o que saiu mais vezes vitorioso, com 57 vitórias e 226 gols marcados no Flamengo. Enquanto isso, o Rubro-Negro conta com apenas 48 vitórias e 192 gols em cima do tricolor paulista. Além disso, o retrospecto entre eles conta com 41 empates.
O Palmeiras iguala o maior placar que aplicou no Choque-Rei na história — outro 5 a 0 tinha acontecido em 1965, 58 anos atrás, pelo Torneio Rio-São Paulo. O São Paulo já fez um 6 a 0 em 1939. A vitória consolida o Alviverde na quarta posição, com 50 pontos, a nove do líder Botafogo, que tem um jogo a menos.
Por que São Paulo e Corinthians é chamado de Majestoso?
Majestoso é a denominação dada à partida de um clássico de futebol brasileiro disputada entre as equipes paulistas do Sport Club Corinthians Paulista e do São Paulo Futebol Clube desde 1930. Este apelido foi dado ao confronto pelo jornalista Tommaso Mazzoni, do jornal A Gazeta Esportiva.
Por causa dessa fase tempestuosa, o famoso jornalista Thomaz Mazzoni, em 1937, batizou o São Paulo como o “Clube da Fé”, pois só com “a fé em seu destino e o amor ao seu hoje”, o Tricolor voltaria a se tornar um dos grandes do futebol.
O predomínio absoluto da dupla perante os rivais fez com que todo jogo entre alviverdes e tricolores se transformasse em um verdadeiro choque de reis. E foi essa alcunha que inspirou o célebre jornalista Tomaz Mazzoni a apelidar o duelo entre os titãs paulistas: Choque-Rei.
Origem do nome. Derby Paulista, apelido dado pelo jornalista Tomás Mazzoni em referência a uma das mais importantes corridas de cavalos do mundo, na qual haviam grande rivalidade entre dois cavalos e dois jockey.
O Palmeiras também é o clube com mais títulos nacionais somando todas as competições: são 18 conquistas no total (12 Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, uma Supercopa do Brasil e uma Copa dos Campeões), seguido pelo Flamengo, com 14.
No dia do jogo, os jogadores do Palestra Itália passaram em frente a uma pensão onde os atletas do Corinthians almoçavam. Os primeiros pegaram um osso de boi, escreveram a mensagem "O Corinthians é canja de galinha para o Palestra" e atiraram no refeitório.
Torcedores de Palmeiras, Santos e São Paulo parecem concordar em uma coisa: o Corinthians é o maior rival de seus clubes. É o que mostra a pesquisa O Maior Raio-X dos Torcedor, feita em parceria por Quaest, CNN e Itatiaia. Para 54% dos torcedores palmeirenses, o Timão é de fato seu grande adversário histórico.
Como surgiu o nome Derby Paulista? O nome do clássico surgiu da mente do lendário jornalista Tomás Mazzoni, que é considerado o maior nome da história do jornal Gazeta Desportiva. O comunicador batizou a rivalidade das duas equipes como “O Derby”.