Qual a classificação do verbo colorir?
O verbo “colorir” é um verbo defectivo, isto é, não pode ser conjugado em todos os tempos ou pessoas verbais. Por isso, “eu coloro” é uma construção incorreta, não existe! 🤷♀ Anote aí: o verbo “colorir” não pode ser conjugado na 1ª pessoa do presente do indicativo.É certo falar "eu coloro"?
Por exemplo, o verbo colorir, que não apresenta a conjugação na primeira pessoa do singular do presente do indicativo (eu) e as formas dela derivadas: Ninguém fala “eu coloro o desenho”, mesmo porque essa conjugação soa estranha, pois produz um som dissonante que não respeita o aspecto da eufonia.Como saber se o verbo é defectivo?
Podemos empregar verbos de sentido equivalente: eu “arranco”, eu “tomo à força”, eu “usurpo”. Do mesmo modo, não se pode falar ele “extorca” (e sim ele extorque). Por isso, dizemos que um verbo defectivo não tem seu radical seguido de a ou o.É certo dizer "eu não fedo"?
porque este verbo não se conjuga assim. mas o verbo feder ele não é defectivo. logo dizer eufedo está absolutamente correto. dentro da língua portuguesa.Não deixe os verbos defectivos te confundirem: um guia prático para subir posições no seu concurso
Quais são os tipos de verbos defectivos?
Os verbos precaver, abolir, adequar e demolir são classificados como defectivos porque não são conjugados em todas as formas.Por que o verbo colorir é defectivo?
Português. Por que o verbo colorir não admite a forma "eu coloro"? Esse é um dos verbos da Língua Portuguesa que são classificados como defectivos, pois não têm a conjugação completa.É correto dizer "colora"?
O verbo colorir é defectivo, ou seja, não deve ser conjugado em todas as pessoas. O verbo colorir não é conjugado no presente do subjuntivo, tempo caracterizado pela expressão espero que.... Não existe, portanto, espero que eu colora, que tu coloras, que ele colora... colori vós.É correto falar "eu rio"?
Leitor quer saber se a primeira pessoa do singular do presente do indicativo é eu RIO. É isso mesmo: eu RIO, tu ris, ele ri, nós rimos, vós rides, eles riem.O que usar no lugar de eu coloro?
Mas, por outro lado, não existe eu coloro, eu explodo, eu me adequo. Esses verbos são chamados de verbos defectivos e não se conjugam em todos os tempos e pessoas. Uma solução é optar pelo gerúndio, no verbo colorir, por exemplo: Eu estou colorindo.Como se escreve colorir no passado?
colorir
- Presente. tu. colores. ele/ ela/ você colore. nós. colorimos. ...
- Pretérito Perfeito. eu. colori. tu. coloriste. ele/ ela/ você coloriu. ...
- Pretérito Imperfeito. eu. coloria. tu. colorias. ele/ ela/ você coloria. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. colorira. tu. coloriras. ele/ ela/ você colorira. ...
- Futuro. eu. colorirei. tu. colorirás. ele/ ela/ você
Como conjugar os verbos defectivos?
Verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. Podem ser conjugados apenas nas formas arrizotônicas, ou melhor, nas formas cuja vogal tônica permanece fora do radical.Como julgar o verbo colorir?
O verbo colorir é conjugado pela terceira conjugação, terminada em -ir. Porém, ele é defectivo, ou seja, não se conjuga na primeira pessoa do singular do presente do indicativo. Você começa a #conjugação dele pela segunda pessoa, ou seja, tu colores. Então, teoricamente, não existe a forma eu coloro.Como falar "eu coloro"?
Nenhum dos dois. O verbo COLORIR é defectivo. Não tem a 1ª pessoa do singular do presente do indicativo e nada no presente do subjuntivo. Uma solução é dizer "eu estou colorindo".O que é colora?
verbo transitivoDar cor a. 2. Encobrir; dissimular. Origem etimológica:latim coloro, are.