Davi havia pedido ao seu funcionario Ziba para checar se havia algum descentende de Jônatas. Descobriu que tinha um filho, o Mefibosete. O rei Davi o chamou e deu-lhe os pertences que um dia foram de sua família Saul e de Jônatas. E Mefibosete passou a viver com honra, no reinado de Davi, por amor do seu pai Jônatas.
A história de Ziba aparentemente foi uma calúnia contra seu senhor, mas Davi acreditou nela e deu a Ziba a recompensa que ele buscava. Foi totalmente injusto da parte do rei dar a propriedade de Mefibosete sem ouvir sua versão dos fatos.
2Samuel 9:5-13 NTLH. Então o rei Davi mandou buscá-lo. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. Davi disse: — Mefibosete!
Este amor que Davi demonstrou a Mefibosete, pode ser comparado ao amor de Deus por nós. Vemos que Davi amou Mefibosete não porque ele merecesse, mas por causa do amor que Davi tinha por Jónatas e por causa da aliança que fez com ele.
Quando ele chegou a Jerusalém, o rei lhe perguntou: “Por que você não veio comigo, Mefibosete?”. Ele respondeu: “Ó meu senhor, o rei, meu servo Ziba me enganou. Pedi que ele selasse meu jumento para que eu pudesse acompanhar o rei, pois, como o senhor sabe, sou aleijado.
QUEM FOI MEFIBOSETE NA BÍBLIA: CONHEÇA A HISTÓRIA DE MEFIBOSETE NESTE ESTUDO
Qual foi o fim de Mefibosete?
Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque.
A história de Mefibosete na Bíblia são sobre misericórdia, fidelidade, generosidade e restauração de Deus. A história bíblica oferece lições com significados espirituais para nossos dias.
Filho de Jônatas descobre que o rapaz abusou de Damáris no passado e ameaça entregá-lo a Davi. Mefibosete se revolta ao descobrir que Ziba abusou de Damáris no passado. O filho de Jônatas, então, parte para cima do servo e ordena que o rapaz deixe Jerusalém imediatamente.
Ziba (em hebraicoצִיבָא ׃֙; em grego: Σειβα) foi um servo do rei Saul mencionado no registro bíblico apenas durante o reinado de Davi. Quando Davi fugiu de Jerusalém por causa de Absalão, Mefibosete – de acordo com Ziba – decidiu ficar em Jerusalém para que ele pudesse estar pronto para assumir o trono.
Mefibosete, filho de Jônatas, neto de Saul, tinha uma grande dificuldade de locomoção devido a uma queda que sofreu na infância, aos cinco anos, ao fugir com a serva da família da invasão dos filisteus (cena retratada na quinta temporada de Reis). Durante a fuga, ela o deixou cair e Mefibosete ficou manco.
Isbosete foi morto e decapitado por dois de seus próprios capitães, Recabe e Baaná, que esperavam ser recompensados por Davi; ele, ao invés disso os puniu e os matou como traidores, e enterrou Isbosete e sua cabeça no túmulo de Abner em Hebrom.
Por esse raciocínio, o nome Mefibosete provavelmente significa algo como “da boca da vergonha”. Outros nomes que exibem a substituição de Baal por “vergonha” incluem Is-Bosete (2Sm 2: 8 ; cf.
Talvez tenha sido essa a intenção de Ziba ao dizer: Aleijado de ambos os pés! Ou seja, é um pobre coitado, não serve pra nada, só dá trabalho, não vale nem a pena dar oportunidade para ele!
Davi procura honrar a casa de Saul — Encontra Mefibosete, o filho de Jônatas, e lhe restitui todas as terras de Saul. 1 E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que eu lhe faça benevolência por causa de Jônatas?
De acordo com os livros de Samuel, Maquir, filho de Amiel, foi o nome de um descendente do Maquir mencionado acima, e residia em Lo-Debar. O texto afirma que lá ele cuidou de Mefibosete, filho de Jônatas, até que Davi assumiu seus cuidados, e também cuidou de Davi, quando Davi encontrou-se como um fugitivo.
4Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Esse menino tinha cinco anos de idade quando se ouviu a notícia de que Jezreel de que Saul e Jônatas haviam tombado em combate. Sua ama o apanhou e fugiu, todavia, na pressa, ela o deixou cair, e ele ficou manco. Seu nome era Mefibosete.
Em "Reis", nos capítulos da semana entre 29 de maio e 2 de junho, Mefibosete (Gil Coelho), finalmente, vai subir ao altar com Ayla (Bruna Pinheiro) em um cerimônia simples, apenas tendo testemunha seus parentes e amigos mais próximos. Tudo acontece depois do rapaz jantar com a família da jovem e acertar todo o casório.
Tinha Mefibosete um filho pequeno, cujo nome era Mica. Todos quantos moravam em casa de Ziba eram servos de Mefibosete. Morava Mefibosete em Jerusalém, porquanto comia sempre à mesa do rei. Ele era coxo de ambos os pés.