Os levitas foram escolhidos por Deus para dirigirem todo o serviço do santuário, inclusive o serviço musical. Davi, além de um grande guerreiro e rei, era um músico talentoso e escreveu a maior parte dos Salmos, que era o hinário do povo de Israel. Ele mesmo quem escolheu os cantores levitas (v.
Deuteronômio 18:1-19 Nova Almeida Atualizada (NAA)
Vocês devem dar-lhes as primícias do cereal, do vinho e do azeite e as primícias da tosquia das ovelhas. Porque o SENHOR, o Deus de vocês, escolheu os levitas e os filhos deles do meio de todas as tribos de Israel para ministrarem em nome do SENHOR, todos os dias.
Porque Deus escolheu os levitas para o sacerdócio?
Em Êxodo 32, após o pecado do bezerro de ouro, os levitas se juntaram a Moisés na punição dos idólatras, demonstrando uma lealdade inabalável a Deus. Deus, então, os escolhe para o serviço do santuário como um sinal de sua dedicação e pureza espiritual (Êxodo 32:26-29).
Por que Jesus escolheu Levi? Levi estava em busca de uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus que, além de ter sido chamado para ser um discípulo, posteriormente foi escolhido para ser um apóstolo (Lucas 6:15).
Alguns acreditam que Levi tenha sido uma das tribos que teria fugido do Egito, e ao chegar a Canaã teriam se aliado a outras tribos hebraicas autóctones, e, após a organização destas tribos e sua fusão em uma só nação, os levitas teriam sido designados ao sacerdócio.
QUEM FOI LEVI NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DE LEVI, FILHO DE JACÓ
Quando Deus chama os levitas?
Para os cristãos, ser levita é exercer um dom de Deus, é uma vocação exercida muito além do ato de cantar. O canto do levita é um ato de louvor e adoração, que chega ao trono do Pai. Dessa forma, quando um levita louva, ele o faz de coração, e por isso sente a presença de Deus.
Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniquidade apartou a muitos.
“Os sacerdotes levitas e todos os outros membros da tribo de Levi não receberão propriedades como as demais tribos de Israel. Por isso, eles terão como alimento parte das ofertas queimadas para o SENHOR. Eles não terão herança entre os seus irmãos, porque o SENHOR é a herança deles, como lhes prometeu.
A explicação é esta: Levi era, na verdade, um cobrador de impostos, natural de Cafarnaum, a quem, em certa ocasião, Jesus chamou para o seguir. Levi aceitou o convite, e durante um tempo foi seu discípulo.
Porque a tribo de Levi não adorou o bezerro de ouro?
Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.
Eles mandavam os adoradores, na frente da guerra, pq eles acreditavam que o poder da adoração era muito mais forte do que o poder da espada e do escudo, mais forte do que qualquer arma de guerra.
Porque a tribo de Levi foi escolhida para o sacerdócio?
Ser “separado”, além de “não contaminar-se com os pecados e práticas dos demais povos”, também significava a necessidade de “ser um instrumento, um canal de Deus para se tocar os demais povos e culturas”! Ele fala que “por esse mesmo tempo” (e não antes) a Tribo de Levi foi separada.
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C. No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2:9).
A tribo de Levi tinha a responsabilidade pelas atividades sacerdotais, e os levitas eram os únicos sacerdotes com permissão de tocar e carregar a Arca da Aliança.
Por isso, a tribo de Levi representa a fidelidade a Deus, a obediência à lei e a importância da religião na vida do povo de Israel. Além disso, os levitas também são vistos como exemplos de liderança espiritual e devoção ao serviço de Deus.
Mas em vez dos primogênitos de todas as tribos, os Levitas foram escolhidos para o serviço em relação ao santuário; e a escolha foi feita porque, quando o povo havia quebrado o convênio com Jeová fazendo o bezerro de ouro, só os Levitas haviam retornado voluntariamente sua submissão e demonstrado zelosamente honrar a ...
"Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
Deuteronômio 10:8 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Naquela ocasião, o SENHOR separou a tribo de Levi para carregar a arca da aliança do SENHOR e para estar diante do SENHOR, a fim de servi-lo e de pronunciar bênçãos em seu nome. Essas são suas responsabilidades até hoje.
Os levitas não receberam uma porção de terras como as outras tribos de Israel. Em vez disso, eles foram designados para servir no Tabernáculo e realizar atividades religiosas. Essa exclusão da distribuição de terras não significava que Deus os abandonou, mas, pelo contrário, era parte de um plano maior.
Levi, arrecadador de impostos, recebe o chamado que mudará completamente seu estado e vida, ser seguidor de Jesus. Sua generosidade foi tanta que não só respondeu, mas preparou um banquete, e em seu estado e realidade foi primeiro amado.
O que Deus fez com os levitas que estavam em pecado?
Esses homens mandaram chamar os outros levitas, e todos eles se purificaram. Depois, de acordo com o que o rei, obedecendo à ordem de Deus, havia mandado, foram purificar o Templo.
Todas as outras tribos do povo judeu eram contadas a partir da idade de vinte anos. Apenas os levitas eram já contados ainda bebês. Por isso, D'us ordenou que sua contagem fosse feita separadamente.