E o dia 24 de junho, data do nascimento de São João --profeta João Batista, que previu o nascimento de Jesus Cristo--, é considerado descanso em algumas regiões.
São João é celebrado em 24 de junho por seu nascimento e 29 de agosto por sua morte. As festas juninas têm origem pagã e foram adaptadas pela Igreja Católica, sendo feriado em algumas cidades do Brasil.
O dia 24 de junho marca o nascimento de São João Batista. Neste ano, a data caiu numa segunda-feira, e não é feriado nacional. Em alguns estados, no entanto, é feriado para algumas capitais. O que algumas pessoas podem não saber é que, além de 24 de junho, o santo também é celebrado no dia 29 de agosto.
➥ FERIADOS JUNHO 2024 | CALENDÁRIO JUNHO 2024 COM FERIADOS
Qual é o feriado no mês de junho?
Junho tem três feriados municipais e estaduais; mês marca o começo do inverno e das festas juninas. Apesar de não ter feriado nacional, junho é marcado pelo mês das festas juninas. Em algumas capitais e estados, as datas de São João, São Pedro e Santo Antônio são feriados.
O dia do santo mesmo é 24 de junho quando a Igreja Católica celebra o nascimento de São João, o Batista, primo de Jesus. Além dele, Santo Antônio e São Pedro também são homenageados nas festanças. Por todo o mundo, a data também é marcada por celebrações religiosas.
As festas em junho tem uma raiz nas antigas celebrações pagãs europeias, justamente porque nesse mês acontece o solstício de verão no Hemisfério Norte (e o solstício de inverno no Sul), data na qual os povos celebravam a chegada do calor a fim de obter bons resultados nas colheitas, como explica o artigo da UFC.
Qual o verdadeiro significado da festa de São João?
O dia de São João é comemorado em 24 de junho para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo e faz parte do calendário da Igreja Católica. No mês de junho também é comemorado o Dia de Santo Antônio - Santo Casamenteiro - no dia 13, e o Dia de São Pedro, dia 29.
O culto a Adônis, cujo dia específico era 24 de junho, tinha por objetivo a celebração dessa renovação, da “boa-nova” do renascer da natureza. Essa ideia foi assimilada pelo cristianismo, que substituiu Adônis por São João Batista.
Além de ser padroeiro dos doentes, ele é conhecido como protetor dos casados e também ajuda a abrir os caminhos. Por isso é muito conhecido por ser o santo do batismo. São João morreu no dia 29 de agosto, após Salomé pedir a cabeça dele a Herodes.
O dia 24 de junho é celebrado como o Dia de São João em homenagem a São João Batista, uma figura central no cristianismo. Essa data foi escolhida porque, segundo a tradição cristã, é aproximadamente seis meses antes do nascimento de Jesus Cristo, que é comemorado em 25 de dezembro.
A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa. Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João.
Neste ano, terá 72 dias de festa, começando no dia 19 de abril e indo até 29 de junho. A festa é dividida em, pelo menos oito polos, e vai reunir alguns dos principais artistas de forró, brega e sertanejo do país, além de outros gêneros como axé e música eletrônica, com Alok, por exemplo.
Em tese, os evangélicos são contra festas juninas porque a cerimônia homenageia santos católicos (São João, Santo Antônio e São Pedro), que não são cultuados por famílias evangélicas.
A Festa Junina é uma festividade popular celebrada no mês de junho. Chegou ao Brasil em meados do século XVI, trazida pelos portugueses. Nela são celebrados santos católicos: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. É marcada por ter muitos pratos à base de milho e amendoim.
De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.
Efemérides Fatos históricos do dia 24 de junho. 1901 — Abertura da primeira exibição de obras de Pablo Picasso, em Barcelona. 1913 — Grécia e Sérvia anulam sua aliança com a Bulgária. 1947 — Kenneth Arnold faz o primeiro relato amplamente divulgado sobre um OVNI, marcando o início da ufologia moderna.
Quatro capitais brasileiras comemoram o São João como feriado. São elas: Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Recife (PE). Nos estados de Alagoas e Bahia, o feriado é estadual. Aos brasileiros de outras regiões do Brasil, sinto informar, mas é dia útil normalmente.
Além disso, o ano de 2024 contou apenas com dois feriados prolongados, que aliás já aconteceram: o Carnaval (12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira) e a festa de Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira).